Como os jovens são vistos pela sociedade?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Alguns jovens percebem o mundo exatamente como ele é: cheio de problemas, desigualdades e as mais diferentes necessidades para uma grande parte da população. Mais do que entender as injustiças e dificuldades, esses jovens trazem soluções, abraçam causas e tomam iniciativas relevantes que fazem muita diferença.

Os jovens se expressam culturalmente de diversas formas como consumidores dos bens culturais, bem como criadores das suas próprias expressões com o intuito de mostrar à sociedade e ao mundo a importância dos seus valores e da sua cultura no processo de transformação da realidade vigente.

Saiba quais os 7 principais problemas na adolescência e como...

  • Baixa autoestima. Com a mudança no corpo, muitos adolescentes começam a fazer comparações com os amigos e colegas do seu convívio social. ...
  • Isolamento social. ...
  • Timidez. ...
  • Bullying. ...
  • Vício em tecnologia. ...
  • Amizades problemáticas. ...
  • Estresse.

"Os jovens estão desenvolvendo uma impaciência cognitiva que não favorece a leitura crítica. Deixamos de estar profundamente engajados no que estamos lendo, o que torna mais improvável que sejamos transportados para um entendimento real dos sentimentos e pensamentos de outra pessoa", pontua.

Dentre esses jovens, a situação torna-se ainda mais alarmante aos negros, indígenas, analfabetos e nordestinos, que em sua maioria sofrem com as mudanças do mundo do trabalho, envolvendo as condições do subemprego, jornada de trabalho, diminuição salarial, trabalho informal e qualificação profissional.

Segundo o levantamento, 66% dos jovens desejam conhecer o mundo e quase metade, 47,9%, almeja ser feliz no trabalho.

Hoje, 20% da população brasileira têm entre 15 e 24 anos, são jovens que se espalham em bandos ou caminham solitários, moças e rapazes que temem a violência, o desemprego, mas admitem que a melhor coisa de ser jovem é simplesmente não ter preocupação com nada.

Mas existem muitos outros assuntos que os jovens atuais mais procuram ou desejam comentar, como é o caso da sexualidade, drogas e bebidas alcoólicas, exposição na internet, gestão financeira e até mesmo tópicos que envolvem a sua religião, como tipos de religiosidade, palavras de Deus e outros.

A juventude representa um segmento determinante para a sociedade, pois constitui uma categoria de importante relevância social e política, sendo fundamental refletir sobre as aspirações que movem os jovens, sua consciência inquieta, seu poder de enfrentamento e a força de suas idéias e atitudes.

A Internet ajuda os jovens a entender o mundo ao seu redor
Ajudando-os a compreender a sua vida quotidiana e a sociedade em geral, 70% dos jovens dizem que estar online ajuda-os a compreender o que está a acontecer no mundo e a 60% só conhece determinados assuntos ou notícias devido à Internet.

A maior parcela dos jovens avalia a sociedade brasileira como pouco ética ou nada ética. Também são críticos em relação à postura de seus amigos e menos críticos quando avaliam sua família e seu próprio comportamento. Consideram o comportamento do outro menos ético do que o seu.

As tecnologias digitais vêm alterando a forma como as pessoas interagem, inibindo a interação física e gerando um comodismo. Isso pode causar problemas sociais, como separação do convívio social, solidão e depressão.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!