Como os jogos podem influenciar no comportamento das pessoas?

Perguntado por: dhipolito . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Além de incentivar o estilo de vida sedentário e os maus hábitos alimentares, os games e jogos eletrônicos podem gerar outros problemas: o vício, o aumento da violência e de doenças como a depressão. É importante que as crianças passem tempo praticando esportes, atividades físicas e lazer fora da frente da TV.

Entre os principais indícios do vício em games pode-se citar: baixo rendimento escolar, não ter o controle sobre a quantidade de tempo de jogo, exclusão social, priorizar o jogo a outras atividades sociais.

Confira a seguir.

  • Melhora a coordenação motora. ...
  • Auxilia o raciocínio lógico. ...
  • Desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações. ...
  • Cria oportunidades profissionais. ...
  • Promove o sedentarismo. ...
  • Pode gerar problemas sociais. ...
  • Agrava problemas de postura.

A participação em jogos contribui para a formação de atitudes sociais: respeito mútuo, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, senso de justiça, iniciativa pessoal e grupal.

Para muito além da distração, já é comprovado por pesquisas que os jogos ativam áreas de bem-estar no cérebro e ainda ajudam no desenvolvimento de determinadas funções com benefícios para o raciocínio, convívio social e até para as emoções.

Eles aumentam as habilidades cognitivas, proporcionam ambientes agradáveis de socialização e ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, pois cria situações em que o jogador tem que buscar uma melhor resolução de problemas.

O uso excessivo de jogos online leva ao desestímulo de atividades escolares e sociais, e causa sintomas de abstinência quando retirados, segundo o estudo. Também faz com que o adolescente se isole e tenha comportamento agressivo.

Os jogos propiciam o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, concentração, agilidade e criatividade, dentre outras. Os jogos eletrônicos, uma vez que ocupam lugar privilegiado na preferência das crianças e adolescentes, não podem ser ignorados no ambiente escolar.

Jogos que abordam temas como discriminação, preconceito e exclusão social podem ajudar os jogadores a entender e simpatizar com as experiências dos outros. Alguns jogos também podem ajudar os jogadores a desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação.

Os jogos e as brincadeiras vêm ganhando espaço e importância em todas as abordagens referentes à infância, sobretudo como recurso para o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades cognitivas, sociais, afetivas e motoras.

Uma das consequências colocadas é que, além da possível influência da temática violenta no aumento do comportamento agressivo, também há a possibilidade de uma dessensibilização.

Os benefícios de jogar videogames

  • Aumentam a capacidade de resposta.
  • Promovem o trabalho em equipe.
  • Estimulam a criatividade, a atenção e a memória visual.
  • Melhoram a estratégia e a liderança.
  • Ensinam idiomas.
  • Favorecem o pensamento crítico.

O aumento do foco e da concentração é um dos principais benefícios dos jogos. Além de entreter, eles têm o poder de desenvolver a memória e a atenção dos jovens, o que contribui significativamente para o aumento de rendimento na escola.

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

Ao mesmo tempo, jogar favorece a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação. E, por fim, ensina o aluno a pensar de forma estratégica. As possibilidades são muitas: impulsionam o talento, ajudam a estabelecer e revisar valores e ainda estimulam as habilidades manuais.