Como os jogos eletrônicos podem interferir nas nossas vidas?

Perguntado por: lcamilo8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Além do surgimento de problemas físicos: postura inadequada, problemas de audição (já que muitos jogam com fones de ouvido no volume muito alto), irritação dos olhos (por conta da luminosidade). Quando o jogo se torna um vício, ele pode causar vários problemas em seus usuários (Figura 4).

“Os comportamentos influenciam no que se refere às questões emocionais e relacionais. Pessoas que passam horas jogando jogos violentos estão mais propensas a serem mais irritadas, a terem pensamentos mais negativistas, a serem mais imediatistas e a terem dificuldades nas relações interpessoais”, disse Caroline.

Confira a seguir.

  • Melhora a coordenação motora. ...
  • Auxilia o raciocínio lógico. ...
  • Desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações. ...
  • Cria oportunidades profissionais. ...
  • Promove o sedentarismo. ...
  • Pode gerar problemas sociais. ...
  • Agrava problemas de postura.

"Pesquisas revelam que, quase todas as crianças e jovens de 8 a 18 anos, adotam os jogos eletrônicos como parte fundamental e, às vezes, exclusiva para suas vidas. Ocasionando, entre efeitos negativos, a obesidade, a timidez e a agressividade", afirma o psicólogo Bartira Mendes.

Ajuda a Fortalecer o Cérebro
Estudos apontaram que as áreas responsáveis por navegação espacial, formação da memória, planejamento estratégico e coordenação motora recebem um impacto positivo do hábito de jogar videogames.

Os videogames auxiliam também no treinamento da capacidade multitarefas do cérebro, com benefícios que podem ser muito úteis no dia a dia e no trabalho. São ativadas áreas no córtex frontal e no córtex parietal, responsáveis pela atenção descendente, que ganham eficiência e velocidade no processamento de informações.

Pesquisas recentes sugerem que certos jogos podem tornar sua mente mais afiada, reforçar sua memória de trabalho, melhorar seu foco, suas habilidades espaciais e até mesmo sua visão.

O uso abusivo dos jogos acaba levando o indivíduo a uma serie de prejuízos como: fracasso escolar, dificuldade de se relacionar, aumento de peso e isolamento social. De acordo com Souza et al. (2016), a dependência em jogos pode ocasionar transtornos comórbidos, como a ansiedade, a depressão, entre outros.

“No caso dos jogos, especificamente, a prática excessiva pode causar problemas ortopédicos, como lesões por esforço repetitivo, tendinites e acentuar quadros de sedentarismo, caso a pessoa não use algumas horas do dia para a prática de exercícios”.

Mas os jogos eletrônicos parecem ser os alvos preferidos porque são mais frequentemente relacionados ao comportamento imaturo ou irresponsável dos jovens. Além disso, games de tiro colocam o jogador no papel de executor. Quem vê de fora pode interpretar isso como uma forma de estímulo ou até de treino.

Para muito além da distração, já é comprovado por pesquisas que os jogos ativam áreas de bem-estar no cérebro e ainda ajudam no desenvolvimento de determinadas funções com benefícios para o raciocínio, convívio social e até para as emoções.

Os jogos propiciam o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, concentração, agilidade e criatividade, dentre outras. Os jogos eletrônicos, uma vez que ocupam lugar privilegiado na preferência das crianças e adolescentes, não podem ser ignorados no ambiente escolar.

quais as desvantagens dos jogos eletrônicos? Vantagens e desvantagens; O lado positivo é que eles podem ensinar conhecimentos e melhorar as habilidades físicas e mentais. O lado ruim é que eles podem ser agressivos e fazer com que você gaste muito tempo com eles.

A abordagem dos jogos digitais na educação física pode auxiliar os estudantes em noções de cooperação e trabalho em equipe, raciocínio lógico, estratégia e também estimula a coordenação motora fina.

Os videogames podem viciar pela liberação excessiva de dopamina, neurotransmissor associado ao prazer.

Inclusive, um estudo feito por neurocientistas da Universidade de Rochester comprova que jogar videogame melhora a visão consideravelmente. Outra das principais vantagens para a saúde em se jogar videogame é o aumento da coordenação motora, principalmente a fina.

Benefícios dos jogos eletrônicos

  • Estimula a criatividade. ...
  • Exercita o raciocínio lógico. ...
  • Desenvolve inteligência emocional. ...
  • Desperta o interesse em matérias escolares.

No entanto, do ponto de vista da saúde, a exposição prolongada aos jogos e telas pode ser nociva à saúde dos jogadores. Isso porque as longas horas jogando sentado ou deitado na mesma posição possibilita o desenvolvimento de trombose, má postura e dor nas costas dos gamers.

A Igreja não é contra os videogames, mas pede aos jovens que sejam sensatos em sua escolha de jogos e no total de tempo que gastam com eles.

O primeiro passo no tratamento para vício em jogos online é o diagnóstico adequadamente efetuado mediante avaliação profissional de um psiquiatra, que indica a melhor prática a ser seguida. Normalmente, os principais tratamentos estão voltados à psicoterapia, e podem ser feitos em clínicas especializadas.