Como os jogos eletrônicos estimulam o desenvolvimento tecnológico?

Perguntado por: ireal9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Gráficos perfeitos. Os gráficos que são encontrados em jogos atualmente são tão reais que parece que estamos vendo imagens verdadeiras de pessoas ao invés de seus avatares, por isso, o avanço tecnológico da criação de games, hoje em dia, pode ser usado no desenvolvimento de projetos em diferentes empresas.

As tecnologias auxiliam os atletas, os times, os árbitros, as avaliações do cumprimento de regras e até mesmo os telespectadores. Como o objetivo da tecnologia consiste em transformar uma atividade de dentro para fora, percebemos que há impactos para todos os envolvidos.

Para muito além da distração, já é comprovado por pesquisas que os jogos ativam áreas de bem-estar no cérebro e ainda ajudam no desenvolvimento de determinadas funções com benefícios para o raciocínio, convívio social e até para as emoções.

Melhora a memória, a velocidade e a concentração do cérebro
Jogar regularmente esses tipos de jogos pode ajudar a melhorar a memória de curto e longo prazo dos jovens jogadores. Eles também podem o cérebro processar informações mais rapidamente.

Jogos eletrônicos também estimulam o desenvolvimento da coordenação motora, sobretudo os games cujos comandos de jogabilidade são múltiplos e precisam ser acessados com simultaneidade. Geralmente, para os jogos desta categoria, o usuário é instigado a estar sempre praticando para melhorar suas habilidades.

Resposta: O aumento na popularidade dos jogos eletrônicos desencadeou no surgimento do mercado de e-sports, ou seja, esportes eletrônicos. A indústria, apesar de recente, cresce exponencialmente a cada ano, com o surgimento de competições internacionais de games como League of Legends, que é jogado no computador.

O jogo é uma importante atividade na educação de crianças e adolescentes, uma vez que permite o desenvolvimento de diversas áreas como afetiva, motora, social, moral e a própria aprendizagem de conceitos, pois quando se joga exercita-se a curiosidade e o desenvolvimento do pensamento e concentração.

Com a crescente imersão dos meios tecnológicos na vida social das pessoas, a procura por jogos eletrônicos como forma de distração, independentemente de serem jogados através de computadores, celulares ou consoles, aumentou consideravelmente no mundo.

Conheça 5 benefícios a seguir!

  1. Estimula o trabalho em equipe. ...
  2. Aumenta a motivação pelos estudos. ...
  3. Melhora a capacidade de memorização dos alunos. ...
  4. Desenvolve habilidades socioemocionais. ...
  5. Auxilia no ensino-aprendizagem dos alunos.

Entre os problemas físicos que podem ser causados pela prática descompensada dos jogos eletrônicos estão a falta de concentração, obesidade, síndrome do olho seco, problemas de audição e postura inadequada.

O jogo é um grande motivador e através dele se obtém prazer e mobiliza esquemas mentais que estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e espaço favorecendo a aquisição de condutas cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, concentração, etc.

Confira a seguir.

  • Melhora a coordenação motora. ...
  • Auxilia o raciocínio lógico. ...
  • Desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações. ...
  • Cria oportunidades profissionais. ...
  • Promove o sedentarismo. ...
  • Pode gerar problemas sociais. ...
  • Agrava problemas de postura.

estimula a criatividade; ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.

Um jogo eletrônico, também denominado videojogo, é um jogo no qual o jogador interage através de periféricos conectados ao aparelho, como controles (joysticks) e/ou teclado com imagens conectados a um computador e um monitor.

Por outro lado, se os jogos eletrônicos forem utilizados com moderação, eles podem trazer vários benefícios como: aumento da atenção, coordenação de movimentos, ampliação das experiências sensoriais e táteis e a realização de atividades físicas em jogos que o controle é feito por movimentos corporais.