Como os japoneses aprendem matemática?

Perguntado por: handrade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Esse método tão antigo deixou de ser usado na maior parte do mundo. No entanto, milhares de estudantes japoneses aprendem matemática com o ábaco - ou "soroban", como é conhecido em japonês.

Nas escolas japonesas, os estudantes não fazem prova até alcançarem a quarta séria (10 anos de idade). Fazem apenas alguns pequenos testes. Acredita-se que o objetivo da escola nos três primeiros anos não deve ser julgar o conhecimento da criança, mas sim estabelecer boas maneiras e desenvolver seu caráter.

A língua japonesa é considerada uma das mais difíceis de aprender, porém, após aprender suas letras, tudo fica bem mais simples. Hoje, vamos mostrar algumas maneiras de aprender o alfabeto japonês, o primeiro passo no aprendizado de uma das línguas mais admiradas do mundo.

Sistema escolar
Nos dias de semana, as aulas normalmente começam às 8:30 da manhã e terminam às 3:50 da tarde. No primário, as aulas duram 45 minutos, com uma pausa de 10 minutos entre uma aula e outra. A partir do ginásio, as aulas duram 50 minutos.

É possível aprender japonês sozinho? A resposta é sim! Tudo o que você irá precisar é de um método que seja capaz de fazer de você um entendedor nato do idioma!

12 horas

No Japão, a educação é prioridade, por isso, os estudantes japoneses são obrigados a estudar mais de 12 horas por dia e muitas vezes eles permanecem isolados.

Nos dias de semana, as aulas normalmente começam às 8:30 da manhã e terminam às 3:50 da tarde. No primário, as aulas duram 45 minutos, com uma pausa de 10 minutos entre uma aula e outra. A partir do ginásio, as aulas duram 50 minutos.

A disciplina como um pilar do comportamento
Entre outros aspectos, os japoneses são conhecidos pela sua disciplina inigualável. E quando falamos em disciplina, não estamos falando apenas da capacidade de cumprir regras ou leis, mas também de pequenos hábitos no cotidiano, como a pontualidade inegociável.

Os japoneses estão na posição número 1 na expectativa de vida no mundo, e não apenas isso, eles vivem mais e com mais saúde. A dieta japonesa é conhecida por ser magra e balanceada. Consiste basicamente em: peixes, frutos do mar, grãos integrais, vegetais e tofu.

Foi então que, justamente depois da “Rebelião de Shimabara” (uma rebelião iniciada no Japão por camponeses cristãos durante esse período), o isolamento do Japão se intensificou. Em síntese, o país se tornou tão fechado que até um japonês que fosse pra fora do Japão já não podia voltar mais.

Além do sushi, a chegada dos imigrantes possibilitou a incorporação de uma variedade de frutas, verduras e legumes, como caqui, maçã, pera, acelga, espinafre japonês, brotos de feijão, broto de bambu, rabanete, abóbora cabotiá entre uma diversidade de produtos, enriquecendo a culinária nipo-brasileira.

Ainda mantendo a disciplina e dedicação, é possível atingir a Proficiência em Japonês em um período que varia de 1 ano e meio a 3 anos. Vale lembrar que você começa a usar o japonês desde o primeiro dia aprendendo.

Então, com cerca de 1000 palavras de vocabulário em japonês, você pode se considerar "fluente".

Os números de telefone no Japão consistem em um código de área e um número de telefone (Número da Central + Número do Assinante). Por exemplo: (03) 1234-5678.

Se para você aprender o inglês não é grande desafio, o japonês é ainda mais fácil, sem plural, sem conjugações complexas e até mesmo a escrita, pode facilitar sua compreensão de uma leitura de texto.

Uma alternativa para memorizar o Kanji é escrever e reescrever os símbolos, lendo em voz alta o seu significado. Assim você associará o significado do símbolo com o movimento que faz ao desenhá-lo.

18 anos

A partir do próximo dia 1 de abril, a idade adulta será reduzida de 20 para 18 anos no Japão. Depois de revisar o Código Civil, o governo mudou a definição legal de adulto pela primeira vez em mais de 140 anos. A medida tem como principal objetivo incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade japonesa.

O sistema de ensino do Japão é dividido basicamente em 6 anos de Escola Primária (Shogakko), 3 anos de Escola Ginasial (Chugakko), 3 anos de Colegial (Koko) e 4 anos de Universidade (Daigaku) ou 2 anos de Universidade de curto período (Tanki daigaku).

O alfabeto japonês contempla três formas distintas e complementares de escrita. Duas delas são baseadas em sons, como as sílabas em nossa língua, o hiragana e katakana.