Como os italianos imaginavam o Brasil?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os italianos imaginavam que viriam para o “paese dela cucagna” (país da fortuna). A travessia do Atlântico durava de 14 a 30 dias. Superlotação e epidemias nos navios eram constantes.

Os italianos que chegaram em São Paulo vieram principalmente do sul da Itália e eram quase todos camponeses. Eles foram trabalhar, principalmente, nas lavouras de café do interior e nas indústrias da capital.

Os italianos povoaram terras vazias, criaram colônias, fundaram vilas, cultivaram café e uva e nos deixaram a ética de trabalho baseada na condição de provedor de família. Foram desbravadores e contribuíram com a civilização brasileira.

Antônio Prado, a cidade

Conheça Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil | GZH.

Os italianos são calorosos, mas nem tanto. Costumam se cumprimentar com dois beijos no rosto, sempre começando pelo lado direito, mas apenas quando têm intimidade. Quando não há intimidade apenas apertam as mãos e tudo bem.

Os italianos apreciam os embutidos desde a época do Império Romano (há muitos séculos). Dessa maneira, quando os imigrantes chegaram no Brasil, eles trouxeram também a inserção de diversos tipos de embutidos na gastronomia. A gastronomia italiana tem forte influência no Brasil.

Os imigrantes deram grande contribuição com sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, tanto no setor rural, como nas áreas industriais, comerciais e culturais. Contribuíram ainda para a formação do povo brasileiro, desde o século 19, quando começou a se intensificar a imigração para o país.

A imigração italiana no Brasil. Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil em 1870, devido ao grande estímulo do governo, principalmente depois de 1850, quando o tráfico de escravos foi abolido no Brasil e os europeus substituíram a mão-de-obra escrava.

Imigração Italiana no Brasil

  • Ocupação do território;
  • Necessidade de soldados para garantir a posse do país;
  • Estímulo ao trabalho livre (considerado superior ao escravo, conforme os princípios iluministas defendidos por parte da elite intelectual luso-brasileira, além das necessidades econômicas).

Sendo assim, no estado de São Paulo, são cerca de 13 milhões de descendentes. Já no Rio Grande do Sul, são cerca de 3 milhões, enquanto no Paraná o número chega a 3,7 milhões.

Os Estados Unidos (maior receptor de imigrantes) passaram a criar barreiras para a entrada de estrangeiros. Tais fatores levaram, a partir da década de 1870, ao início da maciça imigração de italianos para o Brasil.

Com esse cenário ruim, a emigração era estimulada pelo governo italiano e era, para as famílias, uma forma de sobrevivência. Os Estados Unidos chegou a receber milhares de imigrantes, mas colocou barreiras para impedir a entrada de estrangeiros no país.

Características físicas
60,14% tem cabelos castanhos; 31,06% tem cabelos pretos; 8,21% tem cabelos loiros; 0,57% tem cabelos ruivos.

Por conta disso, a grande parte dos imigrantes italianos estão hoje em São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina, totalizando em média 50 milhões de descendentes no Brasil.

Com 31 milhões de pessoas descendentes, o Brasil desponta como o maior país com raízes italianas no mundo.

Lombardia e Lazio, cujas capitais são Milão e Roma, respectivamente, são as regiões que mais abrigam brasileiros na Itália, seguidas das regiões Vêneto, Piemonte e Toscana.

A principal dica para fazer amizades na Itália é: seja persistente! Frequente os bares próximos ao seu local de trabalho, à sua casa e aprenda italiano. Fazendo isso, é mais fácil conhecer pessoas que, possivelmente, possam cruzar o seu caminho mais de uma vez.

Como dizer "Amor" em italiano (Amore)