Como os índios fazem as cores?

Perguntado por: gassis . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

As tintas utilizadas nas pinturas pelos povos indígenas são produzidas a partir de frutos, como é o caso do fruto do urucuzeiro (uru- cum) e do fruto do jenipapeiro (jenipapo) e de outros elementos naturais como o carvão, a argila, e outros.

As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

O corante de jenipapo é obtido a partir do fruto jenipapo, que é muito utilizado na pintura corporal indígena devido a sua tonalidade forte (preto-azulada) e a sua durabilidade.

o vermelho, obtido do urucum; o preto, fornecido pelo sumo do jenipapo misturado à fuligem; o amarelo, extraído do açafrão e o branco da tabatinga.

Os indígenas produzem suas próprias tintas a partir de sementes e plantas das florestas. As cores que mais aparecem são: O vermelho, obtido do urucum; O preto, fornecido pelo sumo do jenipapo misturado à fuligem; O amarelo, extraído do açafrão e o branco da tabatinga.

Urucum: fruto faz parte da tradição indígena nas pinturas corporais de diferentes etnias.

Os principais processos de fabricação na indústria de tintas são: pesagem, misturação, moagem, dispersão, diluição e filtração (figura 1). O início do processo se dá na alimentação da planta com água, solventes, resinas, óleos e pigmentos.

A maneira mais simples é misturar farinha, sal e água. Pegue uma xícara de água morna e adicione à água cerca de 340 g de sal e outros tantos de farinha. Use uma colher ou um pincel para mexer tudo até obter uma mistura homogênea. O resultado é uma tinta branca lavável e atóxica, ideal para crianças.

Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.

As pinturas corporais e faciais são usadas na cultura indígena para identificar os membros das tribos. Desse modo, os desenhos são feitos de acordo com o gênero, a idade, a função na tribo, grupos sociais ou em rituais. As cores das tintas são de origem natural, derivados de plantas e frutos.

Constituem um sistema de comunicação e uma linguagem gráfica que remete à cosmologia e visão de mundo dos Wajãpi. Para a elaboração das tintas são utilizadas sementes de urucum, gordura de macaco, suco de jenipapo e resinas perfumadas.

As cores primárias são vermelho, amarelo e azul. Elas recebem esse nome porque são consideradas cores puras, ou seja, existem sem a necessidade de misturar outras cores. Quais são cores primárias?

Urucum é usado pelos índios como remédio e também como corante.

A professora e antropóloga Jane Beltrão explica que, para os indígenas, pintar-se ritualmente também é uma forma de expressar os mais delicados valores de sua cultura.