Como os índios chamavam o Brasil antes da colonização?

Perguntado por: lmenezes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

E tudo começou numa quarta-feira, dia 22 de abril de 1500, quando o almirante português Pedro Álvares Cabral chegou com sua esquadra à terra onde viviam os índios Tupiniquim. Na língua deles, o lugar chamava-se Pindorama, Terra das Palmeiras.

Antes da colonização, os índios que habitavam o território (hoje denominado Brasil) tinham uma cultura similar em alguns pontos, tais eram: organização social baseada no coletivismo; ausência de política, Estado e governo; ausência de moeda e de trocas mercantis; religiões politeístas baseadas em elementos da natureza; ...

Os índios tupis chamavam os portugueses de peró e os franceses de mair, palavras cujo significado permanece controverso.

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.

A História do Brasil começa com a chegada dos primeiros humanos na América do Sul há pelo menos 22 000 anos AP. Em fins do século XV, quando do Tratado de Tordesilhas, toda a área hoje conhecida como Brasil era habitada por tribos seminômades que subsistiam da caça, pesca, coleta e agricultura.

Em 1967, com a constituição elaborada durante a Ditadura Militar, o nome passou a ser República Federativa do Brasil, por conta do sistema federativo então já consolidado. Esse nome foi mantido na Constituição de 1988 e prevalece até os dias de hoje.

1 - Pindorama: nome de nossa terra atribuído por algumas tribos indígenas. Em tupi-guarani significa "terra das palmeiras". Esse nome foi mais usado no período anterior à chegada dos portugueses ao Brasil (1500).

Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado. A explicação é de Maria Vicentina do Amaral Dick, professora de toponímia (estudo das origens dos nomes dos lugares) da Universidade de São Paulo.

Livro revive a pré-história brasileira e mostra que, antes dos portugueses, o país era mais do que florestas e uma dúzia de índios. Pequenas tribos de índios sem roupa vivendo em ocas rudimentares e caçando peixes para comer no jantar.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral.

São Paulo: Metalivros, 1999), como os europeus, nos séculos XV e XVI, concebiam os nativos brasileiros. Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba.

Esses habitantes nativos e suas comunidades foram chamados pelos europeus de indígenas, fazendo referência às Índias, local ao qual os portugueses acreditavam ter chegado.

Nessa ocasião, Colombo acreditou que havia chegado à Ásia. Como ele estava à procura da Índia, decidiu nomear as populações que aqui ele encontrou como índios. Essa palavra demonstra o desconhecimento dos europeus com relação à cultura indígena, pois se utilizaram de um mesmo termo para designar diferentes povos.

Conheça o homem com o nome mais longo do Brasil: Charlingtonglaevionbeecheknavare dos Anjos Mendonça, morador do Rio Grande Do Norte!

A partir da Proclamação da República em 1889 e com a primeira constituição republicana, de 1891, o nome passou a ser Estados Unidos do Brasil – com nítida inspiração nos Estados Unidos da América.