Como os indígenas cuidavam dos dentes?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Eles passavam jenipapo na gengiva da criança para que nascessem fortes. Na fase adulta, depois de mastigar a carne, eles lavavam a boca com água e mastigavam wotcha, uma planta da mata. Também usavam fio de tucum para limpar os dentes e escovavam com um talo de capim, igual a um pincel, conta a cirurgiã-dentista.

era tão grande que os aristocratas tinham escravos apenas para limpar seus dentes. já tinham melhorado bastante. Nessa época, eram preparadas à base de ervas aromáticas, como a sálvia. Mas, para eliminar o mau hálito, eram recomendados bochechos com urina.

Métodos: Nas tribos indígenas, são usadas peças de madeira ou bambu para fazer os furos e as dilatações dos plugs, mas aqui no mundo moderno, há duas formas de serem feitas: através de pinos de inserção, ou por meio do scalp. Com o pino de inserção usam-se pinos em formato cônico que passam através do furo dilatando-o.

Também usavam fio de tucum para limpar os dentes e escovavam com um talo de capim, igual a um pincel, conta a cirurgiã-dentista. Ainda não tinham o conhecimento de hoje. No período em que se dedicou ao trabalho indígena, Cida participou de oficinas com professores indígenas sobre a saúde na escola.

Fresco, aromático e com propriedades calmantes, o chá de hortelã ou de menta contribui com o controle da dor de dente. Para o preparo, é importante colocar aproximadamente uma colher de sopa de folhas de hortelã picadas em uma xícara com água fervente.

Os índios brasileiros eram muito limpos. Costumavam entrar no rio para se banhar mais de dez vezes por dia.

O legado indígena para os brasileiros
Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.

- Grande parte do trabalho está relacionado à pesca, caça, coleta de frutos e agricultura de subsistência. - As terras onde ocorre a agricultura são de uso coletivo, assim como tudo que é colhido.

“Alguns povos usavam galhos, folhas de árvores e penas para essa função. Outros, pequenas lascas de madeiras entendidas como 'palitos' e há até os que usavam as próprias mãos para fazer a higienização bucal”, diz Sandra Lipas Stuarbell, cirurgiã-dentista e pesquisadora.

Caso tenha sido antes, provavelmente era para diminuir a dor provocada por uma rachadura nas camadas de esmalte. Documentos sumérios feitos em tabletes de argila dão conta que, em 2750 a.C., já havia procedimentos cirúrgicos em mandíbulas.

Cárie dentária de 14 mil anos foi tratada com pedra afiada | Dental Fine - Dentistas e Especialistas - Santo André

Nos grupos indígenas brasileiros, o botoque tem importante associação com a oratória e o canto. Os maiores desses artefatos são usados pelos grandes oradores e chefes de guerra, como o conhecido líder Raoni dos caiapós.

Por meio das pinturas corporais, os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de sua comunidade. As pinturas são as marcas de muitas populações e são diferentes para cada ocasião. Feitas normalmente de elementos naturais, como urucum e jenipapo, as tinturas podem se manter na pele por dias.

Símbolo de status e coragem entre as tribos indígenas, o alargador de orelha é colocado ainda quando criança.

Na Grécia e Roma Antiga, eram usados ossos e conchas de ostras trituradas. Mais tarde, no século 16, a pasta de dente adotada na Inglaterra incluía substâncias que nos aterrorizariam hoje, como pó de tijolos, porcelana e talheres triturados, além de conchas de moluscos.

Hortelã pulverizada, pó de ossos e areia já foram usados para limpar os dentes. Dependendo da época, o bafo era disfarçado com flores, pós bizarros e até xixi. Um manuscrito egípcio do século 4 a.C. registra o uso de uma pasta feita da mistura de flores de íris, folhas de menta, pimenta e sal.

De maneira geral, entre os índios, nas mais diversas aldeias, o tratamento e a cura de doenças eram feita pelos pajés, através de práticas mágicas com a ajuda de seus karuanãs (entes invisíveis).

Apesar de provocar mau hálito, o alho pode ser um grande aliado da sua saúde bucal. Isso porque o alimento possui elementos antibióticos e medicinais, que atuam diretamente contra as bactérias. Para aliviar a dor, você pode usar o pó de alho, que deve ser misturado com sal e aplicado sobre o dente que está doendo.

Embora tanto a água fria quanto a quente possam ser desconfortáveis quando há dor de dente, a água morna funciona como calmante. Isso porque a água morna ajuda a aliviar a dor, e o sal contribui para reduzir o inchaço no tecido gengival.