Como os homens se comunicavam no passado?

Perguntado por: aapolinario4 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os indivíduos se comunicavam com uma linguagem primitiva, baseada em baixa quantidade de sons e nenhuma elaboração de palavras e frases. A principal forma de comunicação era através das pinturas rupestres, quando expressavam nas paredes os sentimentos e as descobertas do cotidiano.

A real origem da linguagem verbal pode ser rastreada em um período que vai a até pelo menos 50 mil anos atrás. Mas a maioria dos linguistas acha que a origem é bem mais antiga que isso. "Muitos de nós acreditam que começou há mais de meio milhão de anos", diz Tallerman.

Em relação à forma, a comunicação pode ser verbal, não-verbal, gestual e mediada. Verbal – Comunicação através da fala propriamente dita, formada por palavras e frases. Tem suas dificuldades (timidez, gagueira, etc.), mas ainda é a melhor forma de comunicação.

Os indivíduos se comunicavam com uma linguagem primitiva, baseada em baixa quantidade de sons e nenhuma elaboração de palavras e frases. A principal forma de comunicação era através das pinturas rupestres, quando expressavam nas paredes os sentimentos e as descobertas do cotidiano.

Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens. Com o desenvolvimento dos estudos sobre eletricidade, já no século XVIII, surge o telégrafo, instrumento ligado por fios e eletroímãs. Baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, ele enviava mensagens a longas distâncias.

adâmica

A Linguagem adâmica é, de acordo com o Judaísmo (registrado no Midrash) e alguns cristãos, a língua falada por Adão (e, possivelmente, por Eva) no Jardim do Éden.

As primeiras formas de linguagem ou protolinguagem – eminentemente gestuais, mas já pontuadas pela vocalização – teriam aparecido há cerca de 2 milhões de anos, talvez já com o Homo rudolfensis, o primeiro membro do gênero humano.

Uma das mais difundidas — e debatidas — é que a linguagem humana se originou primeiro por meio de gestos manuais.

A comunicação por telégrafo era feita em códigos e o código morse foi a técnica mais utilizada para esse tipo de comunicação. Criado em 1835, o código morse era um sistema que utilizava pontos e traços para representar letras e números. Os traços e pontos eram identificados a partir de sons curtos e longos.

Quando e como usar cada tipo de comunicação?

  • comunicação verbal;
  • comunicação não-verbal;
  • comunicação escrita;
  • comunicação visual.

Importante notar que historicamente, a fala precede a escrita, ou seja, a escrita foi criada a partir da comunicação entre os homens bem como da necessidade de registro.

Os primeiros humanos modernos provavelmente falavam sobre muitas das mesmas coisas que falamos: o que comer, quem eram seus amigos. Os pais teriam falado sobre seus filhos, e as crianças teriam brincado umas com as outras, provavelmente falando o tempo todo como as crianças fazem hoje.

Resposta. O meio mais primitivo de comunicação é através das pinturas rupestres feitas em cavernas por povos da antiguidade.

Ela se divide em três períodos: Paleolítico – Idade da Pedra Lascada – 600 mil a 10 mil anos a.C. Neolítico – Idade da Pedra Polida - 10 mil a 5 mil anos a.C. · Idade dos Metais – 5 mil a 4 mil anos a.C.

São classificados ainda em escritos, sonoros, audiovisuais, multimídia ou hipermídia. Jornais, televisão, telefone, computador, celular e internet são os principais meios de comunicação da atualidade.

Jornais e cartas foram os principais veículos de comunicação desde o surgimento da escrita. Depois, apareceu o telégrafo, capaz de enviar mensagens a longas distâncias. Após o telégrafo, foi inventado o telefone. Passamos dos meios de comunicação escritos para aqueles que enviavam sinais sonoros a distância.

Vossa pergunta, até o momento, pode ser respondida através da existência da escrita cuneiforme. Essa forma de escrita, cuneiforme, ainda é a mais antiga da humanidade. Portanto, é nela que encontramos as palavras mais antigas.

aramaico

Língua de Jesus – De acordo com os especialistas ouvidos pelo site de VEJA, a língua materna de Jesus – que também falava hebraico – era o aramaico, idioma que deixou marcas no Novo Testamento.

aramaico

"Jesus era um falante nativo do aramaico", disse sobre a língua semítica quase extinta que tem grande relação com o hebraico. "Mas ele também teria conhecido o hebraico porque havia escritos religiosos em hebraico."

língua hebraica

Abrão se identifica como hebreu e comerciante nômade
Abrão, portanto, deveria falar fluentemente sumeriano e acadiano. Ele também pode ter aprendido alguns idiomas cananitas dos quais seria formada a língua hebraica, que talvez pode ter começado como um dialeto próprio do clã de Abrão que acabou virando idioma.

A língua acádia é conhecida como o idioma mais antigo do mundo — seu registro data de 14 a.C.