Como os goiano fala?

Perguntado por: aguedes7 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Além do sotaque marcado pelo “r” enfatizado, Goiás tem o seu dicionário próprio, o goianês. E para você que vem de fora ou não está acostumado com o linguajar goiano, listamos algumas palavras e expressões para você não 'ficar boiando” e entender “tudim” o que a gente fala. Espia só!

Goianês: As particularidades do falar goiano.

Puxar o “r” caracteriza a nossa goianidade e possibilita um sentimento de pertencimento e resgate da nossa raíz. Como, por exemplo, em uma viagem para São Paulo, um desconhecido me cumprimentou e me perguntou se era de Goiás.

Para se protegerem da polícia imperial, os inconfidentes usavam uma espécie de senha para garantir que o indivíduo que fosse entrar em suas reuniões era confiável: este deveria bater três vezes na porta da casa e dizer a palavra “uai”, iniciais de União, Amor e Independência.

O jeitinho goiano de ser
Hospitalidade, simpatia e bom humor são a cara e o perfil da maioria dos goianos. É comum um visitante pegar um táxi no aeroporto e ser deixado no seu destino em Goiânia com a impressão que ganhou um novo amigo. A certeza aumenta, quando você está numa cidade do interior do estado.

Essa é provavelmente a expressão mais usada no estado, e quer dizer que a pessoa é goiana de nascença, e com orgulho! Isso porque muitas pessoas, que vieram de outros estados há muitos anos, se consideram goianas de coração. Logo o 'goiano do pé rachado' surgiu como forma de identificar quem é goiano de verdade!

Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.

goianês

Além do sotaque marcado pelo “r” enfatizado, Goiás tem o seu dicionário próprio, o goianês. E para você que vem de fora ou não está acostumado com o linguajar goiano, listamos algumas palavras e expressões para você não 'ficar boiando” e entender “tudim” o que a gente fala.

Modernidade que, por sua vez, reflete a forma como o goianiense quer ser visto pelo povo brasileiro. Contrastes marcantes que definem uma história. Diferente do que muitos pensam, quem nasce em Goiânia é goianiense. Goiano é quem nasce em Goiás.

Por exemplo, aqui os moradores usam 'siá', 'fia' ou 'muié' para se referir a pessoas próximas ou até desconhecidas. Tem também os clássicos "bem aqui e bem ali", que se diz fazendo um biquinho com os lábios. E ainda "canguina, desapiar, estruir", e tantas outras.

Ato ou efeito de levar ou dar uma surra em outrem. Exemplos: O menino rebelde provocou o outro e levou uma tunda. O rapaz mal educado chingou meu amigo e eu dei uma tunda nele.

Goiás é um estado brasileiro localizado no Centro-Oeste do país, e tem como capital o município de Goiânia.

Goiânia tem uma alta qualidade de vida
Para além de parques, escolas, hospitais e comércio bem dispostos, os setores mais antigos e centralizados são muito bem conectados, com destaque para os bairros da região Sul da cidade, como o Setor Oeste, Campinas e Leste Vila Nova.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

Vila Nova versus Goiás, Derby Goiano, Go-Vi, Maior do Centro-Oeste ou Derby do Cerrado é o maior clássico da Região Centro-Oeste do Brasil, seja pela performance dos dois clubes nos gramados, pela rivalidade envolvendo os dois times ou pela presença das duas grandes torcidas nas arquibancadas.

Um franguinho ao molho com pequi e guariroba (a famosa “gueroba”) é comida certa na mesa do goianiense, principalmente aos domingos com a família reunida. Deu água na boca! Se tem outra coisa que goianiense ama é um X-Salada! Tanto que os pit-dogs se tornaram Patrimônio Cultural Imaterial dos goianos.

Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.

Uai é uma interjeição utilizada particularmente no estado de Minas Gerais com o significado de dúvida, espanto ou surpresa. É um dos símbolos da linguagem e cultura mineira e um termo bastante utilizado para fazer referência aos mineiros.

Interjeição denotando admiração, espanto ou reprovação, expressão de surpresa.

De forma geral, quem nasce em Goiás tem uma tendência a interagir com o máximo de pessoas possíveis em ocasiões sociais. Sendo assim, os goianos tendem a ser pessoas acolhedoras e de braços abertos para conhecer novas amizades e compartilhar histórias.

Continuar lendo Como o goiano fala?