Como os gatos enxergam a noite?

Perguntado por: lgeraldes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Uma das razões pelas quais a visão noturna dos gatos é tão boa é a forma inteligente dos seus olhos. Eles têm uma córnea curva e lentes grandes e, quando há pouca luz, as suas pupilas podem dilatar-se em círculos completos para permitir a maior entrada de luz possível.

Mesmo sabendo que os gatos gostam de dormir no escuro e no claro, a verdade é que os felinos têm a visão noturna aguçada. O gatinho enxerga melhor do que o tutor na falta de luminosidade total. Porém, mesmo assim, é necessário ter um pequeno facho de luz para que ele enxergue melhor que o ser humano.

Segundo o autor do livro “Cat Sense”, o biólogo especialista em felinos John Bradshaw, os gatos enxergam seus tutores como outros gatos! Para eles, não existem diferenças entre espécies. Os bichanos são animais bem apegados às suas rotinas, eles reconhecem bem o ambiente e a família.

O motivo por que gatos arranham espelhos é diferente!
Mas, apesar dos motivos citados acima, esse é um comportamento que não tem nada a ver com instinto, marcação de território ou exercícios físicos. Na verdade, eles fazem isso por mera curiosidade!

Quando um gato olha para você, é um sinal de que ele se sente calmo e seguro ao seu lado. É também uma maneira de fazer você entender que é importante em sua vida e que ele precisa de você. Portanto, quando seu gato olha para você, você deve se sentir grato porque ele te ama e quer demonstrar isso.

12 – 18 anos

Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.

Além de evitar dormir com gatos, é imprescindível deixá-lo sempre limpo e higienizar as mãos após o contato com ele. Isto porque os bichanos também podem transmitir a toxoplasmose, causada pelo protozoário Toxoplasma Gondi, presente nas fezes do animal contaminado.

Preferencialmente, em sua própria caminha. Para que você e o bichano possam descansar melhor, coloque a caminha para gato fora do seu quarto, em um local onde ele goste de dormir, de temperatura amena e silencioso.

Às vezes, os gatos ficam entediados e está tudo bem. Como são animais de hábitos noturnos, costumam acordar no meio da noite. Com a casa em silêncio, pode bater um tédio e aí eles miam. A melhor forma de evitar que isso aconteça é reservar um momento no dia para brincar e passar mais tempo com seu bichano.

Eles são considerados crepusculares, o que significa que são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer, quando a luz do sol é mais baixa. Esse comportamento vem de seus ancestrais por ser o melhor momento para caça. Mas, ao ajustar alguns hábitos diários, eles certamente se encaixarão na rotina da família.

Foram gravadas cinco palavras com a voz do tutor e com a voz do cientista. Às quatro primeiras eram os substantivos similares e a última o nome. Escutando o som, o gato apresentava sinais de reação apenas ao ouvir seu nome, como: levantar a orelha ou a cabeça, concluindo então, que os gatos reconhecem o nome sim.

Geralmente, eles gostam muito de carinho nas costas e na região da cabeça, entre as orelhas e perto dos olhos.

Além de ser muito divertido para eles, quando um gatinho dá batidinhas com a cabeça na cabeça do seu dono é uma das formas mais comuns de saber como o gato tem sentimentos pelo dono. Essa é uma prova de que ele gosta e confia muito em você, além de ser um tipo de saudação do pet.

A ação de amassar pãozinho ativa glândulas nas patas que liberam um odor característico do pet. Como os gatos são territorialistas, tal comportamento também pode ser entendido como uma tentativa de marcar território. Ao afofar o colo, o felino deixa claro para outros animais que seus humanos favoritos já têm dono.

É que os bichanos têm bastante dificuldade em focar objetos próximos. Então, se ele molhou o focinho uma vez, na próxima tentará encontrar uma forma para que isso não aconteça. É por isso que o gato move o prato de água: Para evitar tropeçar duas vezes na mesma pedra.

Muitos gatos, porém, continuam com o gesto até a idade adulta. É bastante seguro presumir que um gato que está amassando está se sentindo calmo, contente e pronto para se acalmar, assim como um gatinho que se instala para mamar e dormir.

Sinais que seu gatinho usa para demonstrar que te ama

  1. – Encostar a testa: ...
  2. – Passar as bochechas: ...
  3. – Entortando a pontinha do cauda: ...
  4. – Fazer contato visual e piscar suavemente: ...
  5. – Ronronar: ...
  6. – Deitar no colo: ...
  7. Te dar ratos, pássaros e insetos mortos:

Afeto e carinho
Lambidas entre os felinos são formas de demonstração de afeto muito comuns. Elas ocorrem com mães e filhotes, por exemplo. Os bichanos tendem a repetir esse hábito com os tutores, especialmente quando se sentem seguros e confiantes em um ambiente.

Segundo o veterinário e autor do livro “How to Speak Cat”, Gary Weitzman, uma piscada longa e lenta pode significar afeto. "O piscar lento é realmente é um gesto de aceitação", disse Weitzman. "Eles fazem isso quando estão absolutamente confortáveis com você - e fazem isso com outros gatos também."