Como os games influenciam as pessoas?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Os jogos eletrônicos possuem grande influência em meio a sociedade atual, já que são considerados uma forma de “fuga social”, dessa forma, os mesmos possuem uma influência enorme para com as pessoas, sendo essa influência tanto positiva, como função de aprendizado e desenvolvimento de estímulos cognitivos, como ...

Nela, afirmava que os jogos eletrônicos violentos faziam mal às crianças e aos ado- lescentes e que, segundo estudos científicos já realizados, contribuem para a banalização da violência, estimulam a indiferença pelos outros e viciam. Os games se tornaram parte da vida de muitos jovens.

Desejo pelo desafio, sentimentos como raiva, euforia, vitória, fracasso, vingança, justiça ou medo, são algumas das experiências que os jogos oferecem. Além do fato óbvio que através dos jogos a criança ou adolescente pode fugir da realidade. Ser quem quiser, experimentar sensações muitas vezes reprimidas na realidade.

Um estudo realizado pela universidade de Oxford comprovou que os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado de quem sofre com transtornos mentais, como depressão e ansiedade. De acordo com o estudo realizado pela faculdade britânica, pessoas que jogam por até quatro horas por dia notam que se sentem mais alegres.

quais as desvantagens dos jogos eletrônicos? Vantagens e desvantagens; O lado positivo é que eles podem ensinar conhecimentos e melhorar as habilidades físicas e mentais. O lado ruim é que eles podem ser agressivos e fazer com que você gaste muito tempo com eles.

O aumento na popularidade dos jogos eletrônicos desencadeou no surgimento do mercado de e-sports, ou seja, esportes eletrônicos. A indústria, apesar de recente, cresce exponencialmente a cada ano, com o surgimento de competições internacionais de games como League of Legends, que é jogado no computador.

O jogo é uma importante atividade na educação de crianças e adolescentes, uma vez que permite o desenvolvimento de diversas áreas como afetiva, motora, social, moral e a própria aprendizagem de conceitos, pois quando se joga exercita-se a curiosidade e o desenvolvimento do pensamento e concentração.

OS BENEFÍCIOS DE JOGAR VIDEOGAMES

  • Aumentam a capacidade de resposta.
  • Promovem o trabalho em equipe.
  • Estimulam a criatividade, a atenção e a memória visual.
  • Melhoram a estratégia e a liderança.
  • Ensinam idiomas.
  • Favorecem o pensamento crítico.

Para muito além da distração, já é comprovado por pesquisas que os jogos ativam áreas de bem-estar no cérebro e ainda ajudam no desenvolvimento de determinadas funções com benefícios para o raciocínio, convívio social e até para as emoções.

Basicamente, é uma definição sobre o papel que desempenhamos em um relacionamento para com a outra pessoa envolvida, como se estivéssemos em uma peça de teatro ou filme. Um papel que foi nos dado e reforçado por experiências que acumulamos ao longo da vida, uma máscara que vestimos de forma inconsciente.

Os jogos sensoriais são aquelas atividades que trabalham um ou mais dos sentidos: tato, audição, visão, paladar e olfato. Permite estimular a imaginação, desenvolver habilidades, interagir com o entorno e canalizar a frustração.

Esses jogos estimulam o pensamento rápido, trabalho em equipe, tomada de decisões, construção de valores e atitudes. Em contrapartida, se o jogador optar por um jogo de temática agressiva o mesmo pode ser influenciado e apresentar uma predisposição à agressividade evidenciado um sentimento de revolta.

É preciso se ter cuidado com alguns fatores cruciais, como por exemplo a quantidade de horas gastas diariamente na frente das telas, que pode ser extremamente prejudicial à saúde, se em excesso. Também é necessário ficar atento à postura para evitar problemas na coluna, e a questão do vício.

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

Novas pesquisas indicam que jogos mentais como aplicativos de treinamento cerebral podem ajudar a melhorar a memória e reduzir o risco de demência. Juntá-los a outros fatores, como esportes mentais e atividades cardiovasculares, podem ser a chave para uma boa saúde mental.

A função dos games é tirar as pessoas da inércia, como um complemento de outras atividades físicas, de uma maneira mais dinâmica e divertida”, explica Paulo Cezar. Ou seja, o equipamento deixa de ser apenas diversão e passa a ser um aliado para a saúde do usuário.

No início, os jogos eletrônicos eram bastante simples, com gráficos básicos e sem som. William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958. O primeiro jogo de fliperama chamou- se Computer Space e foi lançado em 1971.

No jogo existem regras previamente estabelecidas, que todos os intervenientes devem seguir. No brincar não existem regras (ou estas são criadas pelos intervenientes da brincadeira de forma livre), não existe um vencedor, nem uma competição. O foco do brincar não está, portanto, na competição, nem em vencer.

estimula a criatividade; ajuda no entendimento da importância de regras e limites; contribui para o desenvolvimento de laços afetivos; promove a interação e o compartilhamento.