Como os flagelados se reproduzem?

Perguntado por: eboaventura9 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os flagelados apresentam um ou dois flagelos, através dos quais se locomovem e capturam alimentos. São de vida livre ou sésseis e reproduzem-se por divisão binária ou sexuadamente. Existem cerca de 2 mil espécies de flagelados, muitas das quais são parasitas do homem.

Reprodução dos protozoários
A reprodução sexuada é realizada por meio dos paramécios, em um processo conhecido pelo termo conjugação, que consiste na união entre dois indivíduos que trocam material genético, originando novos seres protozoários.

Flagelados ou Mastigóforos
Os protozoários flagelados pertencem ao filo Zoomastigophora. Eles se movimentam através de flagelos em forma de chicote. Alguns flagelados são sésseis e usam o flagelo para capturar moléculas de alimento. Eles podem viver sozinhos ou associados formando colônias.

Significado de flagelado
Açoitado, torturado, atormentado. Diz-se do, ou o indivíduo vítima de calamidades (inundações, secas, terremotos etc.), que o deixam ao desabrigo.

Os flagelos apresentam como função primordial garantir a movimentação da célula. Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide.

As duas grandes categorias que agrupam os tipos de reprodução existentes são: reprodução sexuada e reprodução assexuada. A reprodução é fundamental para a preservação e continuidade das espécies, pois através dela as informações genéticas dos organismos preexistentes são transmitidas aos organismos criados.

Enquanto a assexuada não envolve a fusão de gametas e gera clones, a reprodução sexuada envolve a fusão de gametas e resulta em variabilidade genética.

Observe a seguir:

  • - Protozoários ciliados: Locomovem-se por cílios. Exemplo: Paramecium sp. ...
  • - Protozoários flagelados: Locomovem-se por flagelos. Exemplo: Trypanosoma cruzy.
  • - Protozoários Ameboides: Locomovem-se por meio de pseudópodes, que são prolongamentos do citoplasma. Exemplo: Entamoeba histolytica.

Importância da reprodução sexuada
A reprodução sexuada, por envolver a fusão de gametas, promove maior variabilidade genética, não sendo observada a formação de clones, como na reprodução assexuada. Essa variabilidade genética é importante para que a seleção natural possa atuar.

(Cesmac/Fejal-AL) São doenças causadas por protozoários flagelados:

  • Amebíase.
  • Doença de Chagas.
  • Leishmaniose tegumentar (úlcera de bauru).
  • Tricomoníase.
  • Malária (febre terçã).

No ciclo biológico dos parasitas, considera-se o hospedeiro intermediário aquele no qual ocorre a reprodução assexuada do agente causador e que, portanto, abriga as formas assexuadas do parasita.

Características principais dos flagelados:
- Os flagelos auxiliam na alimentação e também captação dos estímulos externos. - Existem espécies de vários formatos (oval, esférico, alongado). - Apresentam núcleo envolvido pela carioteca (película rígida). - A maioria é de vida livre (não parasitam qualquer organismo).

Os flagelos são encontrados em diversos tipos de células, como protozoários, algas, nos gametas de plantas e até mesmo em animais. Em mamíferos, as únicas células que possuem flagelos são os espermatozoides.

A nutrição dos protozoários é basicamente heterotrófica, e a captura do alimento geralmente ocorre por fagocitose. A digestão intracelular ocorre por meio da formação de um vacúolo digestivo. É importante salientar que algumas espécies de protozoários são capazes de nutrir-se por processos fotossintéticos.

São em geral considerados três tipos de flagelos: (1) eucarióticos; (2) bacterianos; e (3) arqueanos. Esta tipologia resulta da observação de que em cada um destes três domínios biológicos, os flagelos são completamente diferentes tanto em estrutura como em origem evolutiva.

São formados por uma haste constituída por nove pares de microtúbulos periféricos e um par central, envolvidos por uma projeção da membrana plasmática. Na base dessa haste, encontra-se o corpo basal, formado por nove túbulos triplos, semelhante ao centríolo.