Como os flagelados se alimenta?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Os protozoários flagelados pertencem ao filo Zoomastigophora. Eles se movimentam através de flagelos em forma de chicote. Alguns flagelados são sésseis e usam o flagelo para capturar moléculas de alimento.

Os flagelados apresentam um ou dois flagelos, através dos quais se locomovem e capturam alimentos. São de vida livre ou sésseis e reproduzem-se por divisão binária ou sexuadamente. Existem cerca de 2 mil espécies de flagelados, muitas das quais são parasitas do homem.

Os protozoários são organismos unicelulares, eucarióticos e que apresentam nutrição heterotrófica. Apesar de ser um termo bastante usado, não apresenta nenhum valor taxonômico, sendo considerado, portanto, um agrupamento artificial.

Esses flagelos são feitos de uma proteína chamada flagelina. O ATP não é necessário porque o flagelo bacteriano pode usar a energia da força motora de prótons. Isso significa que a energia é derivada de gradientes de íons – geralmente hidrogênio ou sódio – que estão nas membranas celulares.

Os cílios e flagelos são estruturas formadas a partir dos centríolos, que participam da locomoção e revestimento das células especializadas. Eles migram da região do centromosso para a periferia da célula e se desenvolvem por meio do alongamento de seus microtúbulos.

Flagelados ou Mastigóforos
Os protozoários flagelados pertencem ao filo Zoomastigophora. Eles se movimentam através de flagelos em forma de chicote. Alguns flagelados são sésseis e usam o flagelo para capturar moléculas de alimento. Eles podem viver sozinhos ou associados formando colônias.

Flagelados ou Mastigóforos: apresentam flagelos, espécie de cauda ou chicote que permite a movimentação em meio aquoso. Alguns protozoários também utilizam seus flagelos para capturar moléculas de alimento. Um exemplo de protozoário flagelado é o Trypanosoma cruzi, protozoário responsável pela Doença de Chagas.

São formados por uma haste constituída por nove pares de microtúbulos periféricos e um par central, envolvidos por uma projeção da membrana plasmática. Na base dessa haste, encontra-se o corpo basal, formado por nove túbulos triplos, semelhante ao centríolo.

Os flagelos são encontrados em diversos tipos de células, como protozoários, algas, nos gametas de plantas e até mesmo em animais. Em mamíferos, as únicas células que possuem flagelos são os espermatozoides.

A nutrição dos protozoários é basicamente heterotrófica, e a captura do alimento geralmente ocorre por fagocitose. A digestão intracelular ocorre por meio da formação de um vacúolo digestivo. É importante salientar que algumas espécies de protozoários são capazes de nutrir-se por processos fotossintéticos.

Chamados de retirantes ou de flagelados da seca, denominações que iriam persistir por todo o século XX, os habitantes das áreas mais castigadas pela seca de 1915 partiam em árduas caminhadas, acentuadas pela aridez das estradas e pela total falta de alimentos, em direção à Fortaleza, capital do estado do Ceará.

Os flagelados são protozoários muito pequenos. Também conhecidos como mastigóforos, os flagelados formam um grupo heterogêneo de protozoários. Estes microrganismos unicelulares conseguem se locomover através do movimento de seus flagelos.

Alguns protozoários parasitas podem causar diversas doenças que afetam a saúde da população. Nesta aula, estudaremos as principais doenças causadas por protozoários que afetam a saúde humana, entre as quais podemos citar: Giardíase, Amebíase, Tricomoníase, Toxoplasmose, Leishmaniose, Doença de Chagas e Malária.

Os protozoários possuem vida livre, porém, alguns são parasitas de outro organismo (como os animais e nós, os seres humanos). Os parasitas, geralmente são transmitidos através de água ou alimentos contaminados por fezes que contenham os cistos desses microrganismos.

Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos.

São em geral considerados três tipos de flagelos: (1) eucarióticos; (2) bacterianos; e (3) arqueanos.

São organelas citoplasmáticas localizadas nas proximidades do núcleo, dispostos aos pares e perpendicularmente um do outro. São responsáveis pela formação dos cílios e flagelos e pela organização do fuso acromático durante a divisão celular.

O twitching é o movimento superficial de bactérias que é realizado pela extensão da pili, que em seguida, se anexa à superfície e posteriormente retrai, puxando a célula mais perto do local de fixação. Gliding é um movimento de superfície que não exige flagelos ou pili e envolve adesão focal complexas.