Como os filisteus desapareceram?

Perguntado por: ialves3 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

Ao final do século VII a.C., os filisteus sucumbiram à conquista babilônica e desapareceram; há quem os relacione aos modernos palestinos, pela similaridade do nome e outros fatores políticos, mas isso é improvável.

Esta misteriosa população desapareceu há 2.600 anos, quando os babilônicos conquistaram a região. Sua história foi sobretudo transmitida por seus vizinhos e inimigos, os israelitas, na Bíblia.

Inimigos jurados do povo judeu, os filisteus controlaram um território que hoje em dia corresponde ao centro e sul de Israel e à Faixa de Gaza.

Sansão

Sansão derrota mil homens do exército filisteu | Tagem
Após ameaça de Cadmo, Sansão é tomado por força sobrenatural concedida por Deus. O israelita derrota mil homens do exército filisteu.

No campo de batalha, os inimigos começaram a lutar uns contra os outros. Assim, o Senhor concedeu a vitória a Israel. Com a graça de Deus, os israelitas derrotaram os filisteus, mas estavam cansados, com muita sede e fome.

Mais uma vez, houve guerra entre os filisteus e Israel. Quando Davi e seus soldados estavam no meio de uma batalha, Davi perdeu as forças e ficou exausto. Isbibenobe era descendente de gigantes, e a ponta de sua lança de bronze pesava cerca de 3,5 quilos. Ele estava armado com uma espada nova e jurou que ia matar Davi.

Enquanto Davi ouvia Golias insultando Israel, ele ficou furioso e se ofereceu para aceitar o desafio de Golias, que pedia que um soldado israelita viesse lutar contra ele. Quando o rei israelita Saul ouviu falar do desejo de Davi de lutar contra Golias, ele estava relutante em deixá-lo ir.

Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca. Samuel exortou os israelitas a voltarem para o Senhor. Depois de um breve período de arrependimento, os israelitas rejeitaram o Senhor e pediram a Samuel que lhes desse um rei para que os governasse.

Possivelmente a primeira notícia sobre a peste bubônica seja a narrativa que se encontra na Bíblia sobre a praga que acometeu os filisteus. Estes tomaram dos hebreus a arca do Senhor e foram castigados.

Os autores da Bíblia Hebraica deixaram claro que os filisteus eram diferentes deles: esse grupo "não circuncidado" é descrito em várias passagens como originário da "Terra de Caftor" (a atual ilha de Creta) antes de se apoderar da costa da atual região sul de Israel e da Faixa de Gaza.

Aquis foi um rei filisteu de Gate, que reinou durante o tempo dos reinados dos reis israelitas Saul, Davi e Salomão. Era filho de Maoque ou Maacá, e no cabeçalho do Salmo 34: é chamado Abimeleque, talvez um título similar a Faraó ou Czar.

Dagon

Era um deus venerado pelos filisteus (ou povo de Canaã) com o nome de Dagon ou Dagantakala. Casado com Shala (um outro nome de Ninlil), este deus fazia com que as plantas crescessem e julgava aqueles que morriam, reinando no mundo subterrâneo. O seu nome pode provir de dag, peixe.

Davi foge para Aquis, em Gate — Ele mora entre os filisteus por dezesseis meses.

Os filisteus são citados na Bíblia em muitas ocasiões sempre em oposição aos israelitas. O território ocupado pelos filisteus era chamado de Filístia ou simplesmente “terra ou região dos filisteus”. O termo “filisteu” traduz o hebraico pelishti que na maioria das vezes aparece em sua forma plural, pelishtim.

O rei filisteu Luciér (Daniel Blanco/Sergio Dias Maciel) movimentou a superprodução Reis desde a primeira temporada da série, quando se disfarçou como israelita. O personagem foi morto no desfecho de A Rejeição pelo próprio neto, Áquis (Augusto Garcia), novo soberano da Filístia.

Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos” (Juízes 16:28). Por meio de Sansão Deus trouxe libertação a Israel dos filisteus.

Sangar

Sangar, filho de Anate, foi o terceiro juiz de Israel, sucedendo a Eúde. Sangar matou seiscentos filisteus com uma aguilhada de boi. No capítulo 4 do livro de Juízes, o juiz que sucede a Eúde é Débora.