Como os filhos mudam em 7 anos?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

É a sua criança chegando aos 7 anos, também chamada de “a idade da razão”. Ela começa a ficar mais atenta às relações de causa e consequência, menos egocêntrica e tem a noção de certo e errado, bem e mal, fantasia ou mentira mais claras. Também passa a ter mais curiosidade pelos assuntos dos adultos.

Em vez de apenas dar instruções, envolva seu filho em uma conversa bilateral. Isso significa falar e ouvir o que ele tem a dizer. Isso pode ser desafiador quando a criança tem um vocabulário ou interesses limitados, mas é importante praticar se você deseja um relacionamento saudável agora e no futuro.

Aos 8 anos, as crianças estão expansivas e agitadas, mas com um pouco mais de maturidade. Já se comunicam com agilidade e de maneira mais reativa, são curiosas e “ligadas no 220”. É possível, nessa faixa etária, perceber traços mais marcantes da personalidade dos pequenos.

Se você acha que a idade mais difícil de lidar com as crianças são “os terríveis dois anos” está muito enganado. Pelo menos é isso que diz uma pesquisa da ferramenta OnePoll com 2 mil pais e mães estadunidenses de filhos entre 6 e 12 anos que apontou que a idade mais desafiadora para o convívio são os 8 anos.

O que o filho pensa do pai. Aos sete anos: papai é um sábio, sabe tudo. Aos quatorze anos: parece que papai se engana em certas coisas que me diz. Aos vinte anos: papai está um pouco atrasado em suas teorias, não são desta época.

O que fazer no momento da birra de filho de 6 á 7 anos
A criança não vê, não escuta e não se controla. O melhor nesses momentos de euforia é ignorar, mesmo que esteja em ambiente público. Basta levar a criança para um canto e esperar pacientemente que ela se acalme.

Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. O que você mais quer quando está sofrendo? ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

A crítica destrutiva, muitas vezes, feita em prol dos valores educacionais, é uma das maiores causas do distanciamento entre pais e filhos. E quando isso começa a acontecer cria-se um desconhecimento dos pais em relação aos pensamentos, ideias e vontades dos seus filhos.

Quando elas passam a chorar muito, a ficar quietas, a parecer meio tristes, é preciso conversar para saber o que não vai bem. Problemas na alimentação, no controle intestinal e no sono são comuns em crianças pequenas, de até cinco ou seis anos, que estão passando por problemas.

Fale claramente o que sente. Sempre que o pequeno for desobediente, teimoso ou mesmo rebelde em relação a algum combinado, fale claramente o que você sentiu ao vivenciar a situação. Com isso, fica mais simples do seu filho entender que suas atitudes causaram desânimo nos pais e na família.

O filho teimoso está assim por alguma razão. Pode ser por um motivo mais simples, como cansaço e fome, ou até algo relacionado com a falta de carinho ou consolo. Dessa forma, é necessário compreender a raiz do problema para conseguir resolvê-lo, caso contrário, a desobediência poderá continuar.

Algumas “crises” de desobediência também podem ser causadas por grandes acontecimentos na família, como um divórcio ou a chegada de um irmão mais novo. A faixa etária dos 2 anos é considerada a adolescência dos bebês. Mesmo tão pequenos, as crianças começam a dar conta de si mesmas – e passam a ter vontade própria.

Entendendo as 4 fases da infância

  • Primeira infância. ...
  • Fase pré-escolar. ...
  • Período de latência. ...
  • Estágio da puberdade.

A infância é a etapa inicial da vida compreendida entre o nascimento e os 12 anos de idade. As experiências vividas nesse período são cientificamente reconhecidas por afetar profundamente o desenvolvimento físico, mental, social e emocional dos indivíduos.

Estes episódios de choro do pequeno, acompanhados de espernear no chão, se bater ou até mesmo arremessar o que ele está segurando, podem acontecer quando ele deseja algo e acaba não tendo naquele momento ou por alguma demanda fisiológica que não consegue demonstrar de outra forma – como fome, sono e mudanças da ...

Todas as crianças precisam das coisas básicas da vida, como se alimentar, se aquecer, ter um abrigo e roupas para se vestir. Mas elas também precisam se sentir amadas e seguras. Ao dar às nossas crianças todas as coisas que elas precisam, nós as ajudamos a se sentirem seguras, fortes e a prosperarem na vida.