Como os filhos devem honrar os pais?

Perguntado por: asouzas . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Honrar pai e mãe significa que você olha para os seus pais sem filtros de julgamentos, apenas olha como quem concedeu-lhes a vida e a grande experiência de estar vivo. Honrar pai e mãe significa tomar a vida tal como ela lhe foi dada. Não significa dizer “sim” a tudo que eles ditam, pois isso é uma postura infantil.

Honrar pai e mãe significa mais do que prestar-lhes obediência e respeito. Significa amá-los sem restrições, porque desejamos. Se realmente honramos nossos pais, desejamos obedecer aos seus justos desejos e escutar seus sábios conselhos.

Quem obedece aos seus pais evita muitos problemas e sofrimentos na vida. À medida que você vai crescendo e ganhando independência, esse relacionamento com os pais vai mudar. Em vez de ordens que você precisa obedecer, os ensinamentos dos pais se tornarão conselhos que devem ser escutados.

Separar-se de uma mãe tóxica pode envolver, a princípio, uma sensação de isolamento e incompreensão. Isso porque, social e culturalmente, “não é bem visto” se distanciar ou se separar da pessoa que lhe deu a vida. É por isso que um dos primeiros efeitos desta nova situação pode ser este.

entregar e a vida segue seu movimento para a frente. Então comece honrando sua mãe/pai tóxica fazendo. escolhas positivas para a sua vida, aceitando o que os. pais te entregaram e ocupando seu devido lugar na.

Diante de algum conflito, não estimule agressões, mas, sim, um diálogo saudável e respeitoso. Dessa forma, você evitará um clima negativo, e ambas podem se concentrar no problema real. Se a sua filha sentir que você reconhece a maturidade dela, ficará mais aberta a pensar sobre as escolhas dela e aceitar regras.

Ajude os necessitados sempre que puder.

  1. Procure lugares para se voluntariar on-line. Pode ser qualquer lugar, desde um abrigo de animais a um museu a um asilo. Quem decide é você!
  2. Caso ainda more com os pais, gaste um tempinho extra ajudando com a casa (mesmo com coisas que não estão na lista de tarefas).

Dicas para Como Fazer seu Filho Obedecer

  1. Se conecte e depois direcione. ...
  2. Vá direto ao assunto. ...
  3. Faça disso um desafio. ...
  4. Troque os maus hábitos. ...
  5. Não só fale. ...
  6. Explique causa e consequência. ...
  7. Dê escolha. ...
  8. Mude o tom.

Como melhorar essa relação?

  1. Seja presente. Compartilhem tempo de qualidade, ou seja, esteja presente cem por cento nos momentos que passam juntos. ...
  2. Valorize o diálogo. ...
  3. Evite críticas destrutivas e faça mais elogios. ...
  4. Participe do processo de aprendizagem. ...
  5. Dê liberdade de escolha. ...
  6. Mantenha uma comunicação assertiva.

Honrar eles, te faz forte, de raiz profunda, conectado ao centro da Terra onde ela te provê, te protege e te alimenta. Não importa se os pais já morreram, se nunca os conheceu ou se não foram cheios de virtudes.

O pai é a porta do coração dos filhos.
Os filhos irão conhecer a “imagem e semelhança de Deus”, através do pai, e a maneira como os filhos nos veem, é a maneira que eles terão o entendimento sobre quem é Deus. A Bíblia diz que "os filhos são heranças do Senhor", uma recompensa que Ele dá.

O quinto mandamento é o único que vem com uma promessa de recompensa, ao afirmar: “Honra teu pai e tua mãe, conforme te ordenou Javé teu Deus, para que os teus dias se prolonguem e tudo corra bem na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Dt 5,16).

“É normal não amar a própria mãe?”, você pergunta. A resposta, é claro, é um grande, rotundo “SIM!”. Se necessita de ajuda para registrar a perda da “mãe” no sentido afetivo da palavra, recomendo o meu curso online, “Como fazer o luto da mãe narcisista de forma orgânica”.

Como bloquear as relações tóxicas em família?

  1. ter empatia.
  2. respeitar a intimidade e o espaço de cada um na relação familiar.
  3. pensar sempre antes de opinar ou comentar, para evitar falar algo do que você pode se arrepender.
  4. ter paciência.
  5. evitar agir de forma impulsiva.
  6. ser assertivo.

O quinto mandamento, transmitido por meio do Profeta Moisés, foi: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)

“Sentir raiva da mãe é feio”
Se como a maioria de nós, tiver recebido uma educação rígida e que reflita uma atitude de imaturidade e negligência emocional, aprendeu, desde pequeno, a negligenciar as emoções negativas como propósito prático e, por isso, não devem ser toleradas.

Desse modo, todos honrarão o Filho, bem como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, não honra o Pai, que o enviou. Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.