Como os Estados Unidos conseguiram o Texas?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

A rendição mexicana foi oficializada no Tratado Guadalupe-Hidalgo, assinado em 1848. Com a assinatura desse acordo, o México reconheceu a derrota e cedeu o Texas, o Novo México e a Califórnia para os Estados Unidos. Além disso, foi estabelecido o Rio Grande como fronteira entre esses dois países.

O Texas foi colonizado pelos espanhóis, tendo sido pertencente ao México após sua independência em 1821. A intensa migração de americanos para a região provocou uma onda de movimentos pró-recessão, que resultou na criação de uma república independente do México, em 1836.

A invasão americana do México terminou com o Tratado de Guadalupe-Hidalgo em 1848, pelo qual o México cedeu formalmente a Alta Califórnia e outros territórios, e a fronteira do Texas foi estabelecida no Rio Grande. Os EUA passaram, assim, a ter mais 2,1 milhões de quilômetros quadrados sob seu domínio.

Conhecida como Guerra Mexicano-Americana, e ocorrida entre 1846 e 1848, essa guerra foi finalizada com a assinatura do Tratado Guadalupe-Hidalgo, que ratificava a vitória americana. Com essa vitória, os americanos assumiram a posse de um vasto território e estabeleceram as fronteiras entre os dois países no Rio Grande.

Como os EUA tomaram metade do território do México, incluindo Texas e Califórnia. No século 19, o México era um território vasto que incluía o que atualmente conhecemos como Califórnia, Nevada, Utah, Arizona, Novo México e Texas.

A história do Texas, como parte dos Estados Unidos, começa em 1845, mas a ocupação da região data do Período Paleolítico Superior, cerca de 10.000 a.C. Sua história foi formada em volta dos seis países independentes que realizaram sua colonização: Espanha, França, México, a República do Texas, os Estados Confederados ...

A segunda causa básica da guerra foi a Guerra da Independência do Texas e a anexação posterior dessa área pelos Estados Unidos. O México não reconheceu a anexação e reivindicou a região, alegando que o Texas era um Estado mexicano rebelde.

Motivos para o Texas desejar a separação dos Estados Unidos
Maiores contribuições em impostos federais com retorno inferior; Posicionamento mais conservador e republicano, enquanto os demais estados são mistos ou democratas; Sentimento de falta de representação do estado no governo federal.

Foi uma ferida, em parte autoimposta, que causou um trauma duradouro no orgulho nacional do México. A perda do Texas, em 1836, e a incapacidade do governo mexicano de reconquistar esse território nos anos anteriores à sua integração com os Estados Unidos, ocorrida em 1845, ainda são sentidas no país.

Texas

O aspecto mais relevante das relações hispano-americanas que iriam influenciar proeminentemente as relações entre Estados Unidos e México foi a posse do Texas. No início do século XIX, os Estados Unidos reivindicou o Texas como parte do território da Luisiana comprado juntamente com a Compra de 1803.

Com a assinatura do tratado de Guadalupe Hidalgo, em fevereiro de 1848, o México reconheceu a fronteira do rio Grande e cedeu para os EUA os territórios do Novo México, de Utah, do Arizona, de Nevada, da Alta Califórnia e do oeste do Colorado.

Texas, Califórnia e Arizona eram três dos vários territórios pertencentes ao México. No ano de 1823, um tratado entre mexicanos e americanos permitiu que o Texas fosse ocupado também por colonos americanos. O atual estado americano ainda fazia parte do México.

Ao longo do século XIX, os Estados Unidos compraram vastos territórios de outras nações europeias, assim, especificamente, a Luisiana foi comprada dos franceses em 1803, a Flórida foi comprada dos espanhóis em 1819 e o Alasca foi adquirido da Rússia em 1867.

Problemas como as drogas e a criminalidade e essa é justamente outra queixa muito comum na Califórnia que é sobre segurança. pública pois apesar de ser um dos estados que cobra mais impostos e também um dos mais eficientes em promover políticas públicas que combatam crime com efetividade com momento de 20%.

A ascensão da economia norte-americana deve-se principalmente pela intensa acumulação de capital ocorrida na segunda metade do século XIX. No início do século XX, o país já possuía grandes empresas que detinham os monopólios do petróleo, aço, automóveis e ferrovias.

Antes , o polo econômico mundial era a Inglaterra, que também saiu enfraquecida da II Guerra.

O grão-duque Constantin, irmão do czar Alexandre 2º, queria que a Rússia se concentrasse em sua política interna e achou que a América Russa era um luxo descabido à situação do país. Quando as negociações foram reiniciadas com Washington, começou a Guerra Civil Americana.

Espanha

Bandeira do México. O México é um país localizado na América do Norte. Historicamente, foi colonizado pela Espanha e se tornou uma das principais possessões europeias no continente americano. A independência tornou possível o crescimento da economia mexicana.

Sob o Tratado de Guadalupe Hidalgo de 1848, o México cedeu muito da região norte do país para os Estados Unidos, incluindo a região do Novo México. Segundo os termos do tratado, o Novo México, o nome aplicado para o território existente entre Texas e Califórnia, deveria tornar-se rapidamente um Estado americano.

A extensa fronteira territorial entre os dois países é um símbolo da paz e segurança na região, e da sua importância para a segurança interna norte-americana e o comércio internacional. Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do México, que por sua vez é o terceiro maior parceiro comercial dos estadunidenses.

Como no resto dos Estados Unidos, o idioma mais comum é o inglês. Porém, devido à significante imigração do México, cerca de 35% da população fala espanhol como língua materna, e é muito comum ver sinalização, jornais, cardápios, e outras coisas nos dois idiomas.