Como os escorpiões enxergam?

Perguntado por: dsalgueiro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4 / 5 9 votos

Em princípio, os escorpiões não sofrem por falta de olhos, pois algumas espécies possuem até seis pares. Mas, apesar da quantidade, os animais podem não enxergar muito bem. Segundo os cientistas, eles captam imagens em um tom azul-esverdeado. Com seus corpos, porém, é possível que captem a luz invisível aos olhos.

No prossoma localizam-se os dois olhos medianos, na saliência cômoro ocular, e os olhos laterais, de cada lado da carapaça. Alguns escorpiões podem brilhar quando expostos à luz ultravioleta (UV), adquirindo uma cor verde-fluorescente, pois seu exoesqueleto é fotossensível.

Todas as espécies de escorpiões fluorescem no espectro visível quando iluminadas com uma fonte de luz ultravioleta. Este fenômeno acontece por causa da presença de moléculas específicas encontradas em uma camada muito fina na parte mais externa do exoesqueleto do escorpião, conhecida como exocutícula hialina.

Comportamento é encontrado, principalmente, em répteis e anfíbios, que tentam enganar predadores quando tudo dá errado.

Os escorpiões procuram alimento durante a noite e frequentemente penetram nas residências humanas, onde se instalam sem serem notados, pois durante o dia “desaparecem” em esconderijos escuros e úmidos.

A forma mais segura de matar escorpiões é perfurando seu exoesqueleto com um objeto pontiagudo ou com a ajuda um animal que se delicie ao comê-lo com dentes afiados, acabando com essa praga de uma vez por todas.

Canela em pó é um repelente natural de escorpiões que você pode espalhar pela casa. Corujas, pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos são predadores naturais dos escorpiões.

É verdade que onde tem barata tem escorpião? A dúvida é bastante frequente e a relação entre escorpiões e baratas é real. Isso porque os escorpiões são predadores naturais das baratas. Sendo assim, a presença de baratas, além de doenças, pode atrair também a presença dos escorpiões.

O lado ruim do signo de escorpião é que as pessoas desse signo são extremamente intensas e podem ser muito manipuladoras. Elas também tendem a ser muito ciumentas e possessivas, o que pode afastar as pessoas. Além disso, elas podem ser vingativas e imprevisíveis, o que sempre mantém as pessoas nos seus dedos.

Em épocas como a do inverno, onde o tempo comumente já é seco e os dias quentes costumam ser ainda mais, é comum encontrar ainda mais escorpiões em terrenos baldios, garagens com entulhos e também dentro de casa, em locais úmidos como no banheiro, paredes com infiltração, debaixo da cama e atrás dos armários.

Provavelmente sim, mas depende… Geralmente, se o local teve indícios de escorpião, como no caso do aparecimento de um deles, é preciso avaliar todo o perímetro e ter certeza se não há mais nenhum.

Os pretos ou de cor marrom, apesar de maiores e mais assustadores normalmente levam a dor local porém sua picada causa uma dor e desconforto mais leves, já o amarelo tem um veneno de potência maior podendo em alguns casos causar até a morte. Na ponta da cauda dos escorpiões há uma espécie de espinho chamado de télson.

Encontrado em praticamente todo o Brasil, o escorpião gosta de lugares escuros e costuma se esconder debaixo de pedras, folhas, troncos de árvores ou montes de entulho deixados num canto da casa ou do quintal.

Ou seja, o mistério em torno dessa praga urbana é praticamente impossível de se desvendar, mas na prática as razões para que eles surjam na sua casa são a falta de cuidado como o acúmulo de materiais de entulho e/ou construção, lixeiras mal vedadas e lixo espalhado, jardins e quintais com acúmulo de folhagens etc.

Isso porque, ao perceberem os inseticidas, os aracnídeos podem sair dos esconderijos e entrar nas áreas de circulação de pessoas, aumentando o risco de acidentes.

Não. Na realidade, o escorpião morre desidratado pela ação do calor intenso. Os movimentos que simulam uma ferroada nada mais são que reação de defesa a um agressor, no caso, o fogo.

Sintomas das picadas de escorpião
Assim como as picadas de vespa e abelha, a picada de escorpião deixa a região inchada e avermelhada. Além disso, ela provoca dor intensa e imediata. Casos graves podem, ainda, provocar aumento da frequência cardíaca, salivação aumentada, falta de ar e pressão arterial baixa.