Como os elementos são listados sequencialmente na Tabela Periódica quais são os grupos em que os elementos podem ser classificados *?

Perguntado por: voliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

a) Como os elementos são listados, sequencialmente, na tabela periódica? A tabela periódica está organizada em sequências de elementos químicos por ordem crescente de número atômico. Esse número corresponde à quantidade de prótons no núcleo do átomo.

Os elementos químicos da Tabela Periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio.

Em química, denomina-se grupo cada coluna vertical da tabela periódica. Os elementos pertencentes ao mesmo grupo apresentam propriedades semelhantes e, em geral, o mesmo número de elétrons no nível mais externo de energia (camada de valência).

Os elementos na tabela estão arranjados horizontalmente, em seqüência numérica, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias.

Grupo ou famílias - as 18 linhas verticais da tabela periódica são chamadas de grupos ou famílias. Os elementos do mesmo grupo possuem propriedades físicas e químicas parecidas e abrigam a mesma quantidade de elétrons na camada de valência.

Calcogênios são os elementos químicos do grupo 16. Calcogênios é a denominação dada aos elementos do grupo 16 da Tabela Periódica, também conhecido como família do oxigênio. Esse grupo é formado por oxigênio, enxofre, selênio, telúrio, polônio e livermório.

Os metais alcalinoterrosos são os elementos que compõem a família IIA ou grupo 2 da Tabela Periódica. Os elementos desse grupo receberam o nome alcalinoterroso porque são encontrados em vários minerais presentes na terra, além de formarem com muita frequência substâncias básicas.

As famílias da tabela periódica são constituídas por dezoito colunas verticais, formadas por dezesseis famílias: oito famílias da tabela periódica são representadas por A e as outras oito são representadas pela letra B.

Grupo 1: lítio, sódio, potássio, rubídio, césio, frâncio. Grupo 2: berílio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário, rádio. Grupo 3: escândio, ítrio, série dos lantanídeos e série dos actinídeos. Grupo 4: titânio, zircônio, háfnio e rutherfórdio.

A tabela periódica moderna é composta por 118 elementos e é organizada de acordo com o número atômico de cada espécie, em ordem crescente, da esquerda para a direita. Os elementos são distribuídos ao longo de 18 grupos, representados pelas colunas verticais, e em sete períodos, que são as linhas horizontais.

Os períodos e as famílias da Tabela Periódica são, respectivamente, as colunas horizontais e verticais nas quais os elementos químicos estão organizados.

As famílias “A” da Tabela Periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, ou seja, as duas primeiras colunas verticais e as seis últimas colunas verticais existentes na Tabela.

A classificação periódica dos elementos é definida em sentido crescente do número atômico (Z). Henry Moseley encontrou a relação regular entre número atômico e propriedades físico-químicas e enunciou a lei de periodicidade. Os elementos são classificados de acordo com as suas características em metais e não metais.

Os grupos são as linhas verticais existentes na tabela periódica, ou seja, as colunas da nossa tabela. Além disso, os grupos possuem elementos químicos que compartilham propriedades iguais ou semelhantes.