Como os efeitos de terremotos podem ser minimizados?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Estocar água e alimentos para mais de três dias. Manter sempre um rádio, lanterna e roupas preparadas. Melhore o relacionamento com os moradores locais e participe dinamicamente dos treinamentos preventivos realizados pela comunidade do bairro. Verificar a forma de comunicação e o local de abrigo.

b) Todas as sociedades têm condições de tomar medidas para reduzir os danos causados por abalos sísmicos? Justifique sua resposta. RESPOSTA: a) Através da melhoria das construções, do treinamento da população em caso de terremoto e do barateamento de tecnologias antissísmicas.

SE ESTÁ JUNTO AO LITORAL:
Afaste-se das praias e das margens dos rios. Nunca vá para uma praia observar um tsunami aproximar-se. Se conseguir ver a onda significa que está demasiado perto para poder escapar. Se estiver numa embarcação dirija-se para alto mar.

Se abaixe, se proteja e segure
A dica primordial para se proteger em um terremoto é procurar abrigo debaixo de uma mesa ou outro móvel semelhante. Mas não tente correr até lá — com o chão tremendo, você obviamente vai cair. O certo é se abaixar e engatinhar, assim que sentir o primeiro abalo.

recursos para obras de infraestrutura e recuperação de matas ciliares (que ficam próximas de corpos d'água, como rios) criação de planos de defesa civil locais contra eventos extremos. educação da população para riscos climáticos. reassentamento de moradores de áreas vulneráveis, caso não seja possível protegê-los.

Resposta verificada por especialistas
Os terremotos acontecem devido à movimentação natural das placas tectônicas que compõem a estrutura de nosso planeta, não sendo possível evitar que tais movimentos aconteçam.

"O problema é a escala de tempo e o tamanho das áreas, que são gigantescas.

Fazer treinamentos para saber como reagir nessas situações e que pode ser feito; Após um terremoto é importante se afastar de móveis e se esconder baixo objetos resistentes, prevenir focos de fogo e assegurar uma saída; Colaborar com as atividades regaste e salvamento de pessoas.

SE VOCÊ ESTIVER FORA, FIQUE DO LADO DE FORA.
Vá para uma área aberta longe de árvores, postes telefônicos e prédios. Uma vez ao ar livre, abaixe-se e fique lá até que o tremor pare; A área perto das paredes externas de um edifício é o lugar mais perigoso para se estar.

Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.

1 – Valdívia, Chile (1960)
Este é, até hoje, o terremoto mais forte já registrado. O tremor, de 9,5 graus de magnitude na Escala de Richter, atingiu principalmente Valdivia, cidade a 740 km ao sul da capital do Chile, no começo da década de 1960.

Constantemente animais silvestres são caçados, comercializados e consumidos sem o devido controle ambiental e sanitário, já que não existem medidas de prevenção. Para evitar então o surgimento de novas zoonoses, principalmente as pandêmicas, é preciso adotar medidas que eliminem o tráfico ilegal de espécies silvestres.

Soluções sustentáveis são técnicas químicas, físicas e sociais que causam menos danos à natureza e ao ser humano. Elas compreendem qualquer prática que colabore com a preservação do ecossistema, como a reciclagem, a economia de água e luz e as políticas públicas de conscientização.

Petrópolis 2022
E mais recentemente, em fevereiro, Petrópolis de cidade imperial do Rio de Janeiro a uma avalanche de lama e destruição. A tragédia provocada pelas chuvas destruiu a cidade na região serrana do Estado do Rio.

As ameaças entendidas como inundação, enchente, deslizamento de terra, etc. podem contribuir para a ocorrência e a severidade dos desastres, mas a vulnerabilidade humana, resultante da pobreza e da desigualdade social, potencializa os riscos.

Portanto, o Brasil não está totalmente livre da ocorrência de terremotos, porém, esses tremores ocorrem sem que haja grande destruição de construções e infraestrutura, pois o território brasileiro encontra-se distante da zona de instabilidade tectônica, ou seja, longe das zonas de convergência entre placas.

Sendo considerado o país melhor preparado para um terremoto, ao longo dos anos o Japão tem investido bilhões de dólares desenvolvendo novas tecnologias que ajudem seus cidadãos e infraestruturas contra abalos e tsunamis.

Os terremotos são fenômenos naturais oriundos das pressões internas do planeta, que fazem as placas tectônicas se movimentarem, liberando tais pressões. Com isso, a superfície sente essa liberação em forma de tremor, o que pode acarretar sérios prejuízos.