Como os criminosos têm acesso aos contatos do WhatsApp?

Perguntado por: zmoraes7 . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Para aplicar esse golpe, normalmente os criminosos conseguem hackear listas de contatos das vítimas em aplicativos online ou roubam dados públicos em perfis de mídias sociais. Então, eles criam uma conta de WhatsApp com um número de telefone de mesmo código de área e adicionam nome, foto de perfil e status.

No menu superior, mas especificamente debaixo do nome dela, verifique se consta o escrito "Online"; Se não há nada escrito ou você está visualizando a mensagem "Visto por último " , isso significa que a pessoa está offline.

Como saber se alguém está usando meu WhatsApp Web

  1. Abra o WhatsApp e toque no ícone de três pontinhos, no canto superior direito;
  2. Vá em “Aparelhos conectados”;
  3. Veja a lista dos últimos aparelhos que acessaram o WhatsApp Web.

Nesse sentido, o pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carlos Mendes, especializado em Redes e Segurança, também afirmou à AFP que desconhece qualquer forma de hackear um celular se o usuário apenas apertar uma tecla em uma ligação fraudulenta.

Com o número de telefone da outra pessoa, o bandido pode ligar para todos os contatos ou entrar em contato via WhatsApp e aplicar inúmeros golpes. Pode até fazer backups de fotos e mensagens. Pode ainda entrar em um app de e-commerce e realizar uma compra utilizando o cartão de crédito já cadastrado na plataforma.

A ideia é validar um suposto atendimento ou confirmação que, na realidade, não existe. Ao obterem o código, os criminosos passam a usar o mensageiro como se tivessem o celular da vítima, enquanto o WhatsApp dela deixa de funcionar imediatamente. Códigos de verificação do WhatsApp jamais devem ser passados a ninguém.

6 dicas de como proteger o WhatsApp de fraudes

  1. Use a autenticação de dois fatores. ...
  2. Não compartilhe o código enviado por SMS com ninguém. ...
  3. Atenção ao usar o WhatsApp no computador. ...
  4. Só use a versão oficial do WhatsApp. ...
  5. Mantenha o aplicativo atualizado. ...
  6. Evite abrir links desconhecidos.

Desde 2016, o WhatsApp oferece aos seus usuários criptografia de ponta a ponta, isso garante que todas as fotos, vídeos, mensagens de voz, atualizações de status, documentos, chamadas e mensagens trocadas por meio do aplicativo somente serão vistas pela pessoa que enviou e pelo destinatário.

isso nada mais é do que um reforço. daquilo que você tá fazendo ou seja vou ali possa as minhas fotos ele vai lá ver ele reforça aquele que você tá fazendo aí você vai lá e faz de novo entendeu. É exatamente assim que funciona o ser humano.

Eyezy

Eyezy. Mantendo o mesmo nível de qualidade da primeira indicação de whatsapp que ver com quem a pessoa está conversando, o Eyezy entrega ferramentas incríveis que irão te mostrar tudo que você precisa e quer saber dentro do smartphone da outra pessoa, tudo isso de forma remota e totalmente discreta.

Para a pergunta feita acima, a resposta é não. O bloqueio do WhatsApp é como uma faca de dois gumes. O contato bloqueado não poderá mais ver se o outro usuário está online e também não será notificado sobre a leitura das mensagens enviadas.

Nesse caso, a polícia não seria capaz de interceptar uma conversa de WhatsApp, por exemplo. O Cellebrite vai permitir ler somente o que já foi gravado na memória física do aparelho, aí são incluídos SMS e outros aplicativos de mensagem.

Recebe mensagens ou ligações estranhas: se você passa a receber mensagens ou ligações de pessoas desconhecidas ou de números não identificados, pode ser um sinal de que o número foi clonado. Se, durante uma ligação, existem barulhos estranhos, isso também indica a presença de hackers no aparelho.

O número exclusivo da Claro é o 0303 720 1234. Os números da Central de Atendimento ao Cliente permanecem o mesmos: 1052 para Claro Móvel e 10621 para Claro Residencial. É a Claro sempre trabalhando para entregar essa e outras iniciativas que garantam a melhor experiência no uso dos serviços de telecomunicações.

Com a aprovação da Anatel, as principais operadoras do país (Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo) criaram o portal “Cadastro Pré”. Por lá, é possível verificar a existência de linhas pré-pagas registradas em qualquer CPF.

O aplicativo SPC Consumidor é uma ótima ferramenta para quem quer descobrir o número de CPF pelo celular. Ele permite que você faça uma consulta gratuita e anônima pelo seu celular, basta cadastrar o seu número de telefone.

Hackers profissionais podem usar produtos de software especiais para pesquisar dispositivos móveis vulneráveis com uma conexão Bluetooth operacional. Esses tipos de hackeamento são feitos quando um hacker está próximo ao seu telefone, geralmente em uma área populosa.

Os hackers podem estar explorando seu telefone com um cavalo de Troia por SMS. Alternativamente, eles podem estar se passando por você para roubar informações pessoais de seus amigos e familiares. Fique de olho, já que qualquer método sempre deixa rastros, como mensagens de saída.

Agora, os pesquisadores de segurança de computadores da empresa de inteligência artificial focada em ameaças cibernéticas, a CloudSEK, revelaram que os golpistas estão conseguindo roubar contas de usuários a partir de uma simples ligação.

Apenas com nosso número de telefone e usando criatividade e um pouco de "engenharia social" (técnicas de manipulação usadas por cibercriminosos), os hackers podem facilmente convencer os serviços de atendimento ao cliente de nossa operadora de que o número pertence a eles - e não aos verdadeiros donos.