Como os coliformes fecais chegam até a água *?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os coliformes fecais (termotolerantes) podem contaminar a água através das fezes que chegam até a água por meio de despejo do esgoto que não foi adequadamente tratado.

Os coliformes fecais vivem no intestino dos animais como bois, porcos, cachorros, gatos, homens etc, sem lhes causar prejuízos. Eles são adquiridos quando penetram pela pele ou quando são ingeridos juntamente com a água ou alimentos contaminados e são constantemente liberados em grande quantidade, junto com as fezes.

A ocorrência de coliformes totais na água está relacionada à presença sujidades, podendo ser no reservatório de água, tubulações e torneira. Além disso, a forma como a amostra de água é coletada também pode levar à contaminação da amostra.

Os coliformes totais são encontrados naturalmente no meio ambiente como no solo, na água e nos dejetos humanos ou de animais. A presença de coliformes totais, por si só, não implica que a água esteja comprometida, mas pode indicar a presença de bactérias potencialmente patogênicas.

Os coliformes fecais podem ocorrer em água ambiente como resultado do excesso de esgoto doméstico ou fontes difusas de dejetos humanos e animais. Significância: Bactérias coliformes fecais indicam a presença de contaminação de esgoto de um curso de água e a possível presença de outros organismos patogênicos.

Coliformes. Existem dois grupos de bactérias coliformes: os totais e os termotolerantes. O grupo de coliformes totais é formado por bactérias fermentadoras de lactose e que produzem gás. Esse tipo de bactéria é comum em ambientes de fabricação alimentar e captação de água em ambientes naturais.

- Esses microrganismos sobrevivem em água contaminada por descargas de esgotos domésticos, dejetos de pessoas ou animais infectados, resíduos de regiões de intensa atividade pecuária (gado, aves, suínos), dejetos de animais silvestres.

Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa.

Geralmente, denominamos de coliformes fecais um grupo de bactérias encontrado no intestino de homens e animais, entretanto, algumas bactérias pertencentes a esse grupo não são encontradas em fezes, como afirmado na resolução da CONAMA. Sendo assim, o melhor termo a se adotar é coliformes termotolerantes.

De modo em geral, nas águas para abastecimento o limite de Coliformes legalmente toleráveis não deve ultrapassar 4.000 coliformes em 100 ml de água em 80% das amostras colhidas em qualquer período do ano (FRANCO, 2003).

Coliformes e Doenças Transmitidas por Alimentos
– Podem causar colite hemorrágica, com diarreia sanguínea, cólicas abdominais graves (náuseas, vômitos), febre rara; – Podem causar síndrome urêmico-hemolítica (HUS) – toxinas no sangue, doença renal. Pode ser fatal em jovens e idosos em risco.

A partir desta constatação, o óbvio é utilizar um agente higienizador capaz de destruir os coliformes e nada é mais recomendado para esta situação do que o hipoclorito de sódio ou, na linguagem popular, água sanitária, produto capaz de matar até mesmo o vibrião colérico, bactéria que causa a cólera, mas que, segundo ...

Para confirmação de Coliformes fecais, segundo FORSYTHE (2002), utiliza-se o caldo EC (Escherichia coli), por eles serem definidos como coliformes capazes de fermentar a lactose, com produção de gás, no período de 48 horas, a 45,5oC.

Dentre os métodos utilizados para a contagem de coliformes totais e E. coli em amostras de água, se destacam o método convencional fermentação em tubos múltiplos (FTM) e os métodos rápidos Colilert e Colitag. O método FTM apresenta como desvantagem o fato de ser muito trabalhoso e demorado (até 96 horas).