Como os chineses multiplicam?

Perguntado por: eneves9 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Na china, as multiplicações eram feitas utilizando-se de varetas de bambu onde as varetas horizontais representam o multiplicador e as verticais representam o multiplicando. Para se obter a resposta do cálculo, necessita a contagem dos pontos de intersecção das varetas horizontais com a vertical.

Na China, um professor leciona somente uma matéria. A carga horária do professor consiste em apenas duas aulas de 35 minutos, o resto do tempo é para focar no próprio desenvolvimento profissional e prestar assistência para algum aluno que precise.

Em vez de fazer o processo habitual, basta dobrar o número que você está multiplicando por cada potência de 2 do outro número. Parece complicado, mas é simples: Por exemplo: 12 x 8 é o mesmo que 12 x 2³ ou 12 x 2 x 2 x 2. Então, você consegue achar a resposta dobrando o número 12 três vezes.

"O lento crescimento econômico do Japão é em grande parte um reflexo de uma taxa de crescimento populacional em declínio e uma taxa de crescimento da força de trabalho de apenas 0,1%", disse Takeshi Tashiro, do Peterson Institute.

Al-Khwarizmi, o homem que simplificou a multiplicação.

A multiplicação árabe, ou método da Gelosia, é muito antiga e talvez tenha surgido na Índia, pois aparece em muitos trabalhos confeccionados naquela região. Da Índia, sua trajetória seguiu por trabalhos chineses, árabes e persas.

Nesse método de multiplicação, temos que construir uma tabela. Vamos usar o mesmo exemplo que antes: 23 x 41. Então desenhamos uma tabela com quatro "caixas": uma para cada dígito que teremos no cálculo. E dividimos cada quadro com uma linha diagonal.

Cerca de 10 milhões de estudantes chineses prestam o rigoroso Exame nacional para o ingresso no ensino superior, conhecido como "Gaokao" nesta segunda-feira (07) e terça-feira (08). O exame é uma das provas mais rigorosas do mundo e define o futuro de milhões de jovens no gigante asiático.

Este problema – estabelecido pela primeira vez em 1954 na Universidade Cambridge, na Inglaterra, e conhecido como a "Equação diofantina x³+y³+z³=k" – desafiou os matemáticos a encontrar soluções para os números de 1 a 100.

Os 7 problemas matemáticos do milênio

  • P versus NP.
  • A conjectura de Hodge.
  • A conjectura de Poincaré (resolvido por Grigori Perelman)
  • A hipótese de Riemann.
  • A existência de Yang-Mills e a falha na massa.
  • A existência e suavidade de Navier-Stokes.
  • A conjectura de Birch e Swinnerton-Dyer.

Comida tradicional e porções pequenas
Mas além das leis específicas, há peculiaridades culturais que ajudam aos japoneses a se manterem no peso. Como em outras sociedades asiáticas como a Coreia do Sul, que também tem um índice de obesidade bem baixo (4,6%), no Japão se dá muita importância à comida tradicional.

O que afasta o turista é parte da cultura do país, uma população fechada e xenofóbica (POLLMANN, 2015); (ASAHI SHIMBUN, 2008). É uma cultura antiga, que prega o nacionalismo e o orgulho por ser japonês. A xenofobia é algo implantado na mente do japonês desde criança, e muito presente na sociedade nipônica.

A relação migratória entre Brasil e Japão tem sua origem no início do século XX, fato desencadeado a partir de um acordo firmado entre os dois países. Atualmente, o Brasil possui a maior população japonesa fora do Japão do mundo, são pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

4º ano do ensino fundamental
Além da subtração e a adição, a multiplicação entra nessa fase e a criança aprende a tabuada.

A multiplicação serve para facilitar a notação de adições sucessivas de um número por ele mesmo.

Subtração: 7 - 3 = 4 (7: minuendo; 3: subtraendo; 4: resto ou diferença) Multiplicação: 4 x 2 = 8 (4: fator ou multiplicando; 2: fator ou multiplicador; 8: produto) Divisão: 6 : 3 = 2 (6: dividendo; 3: divisor; 2: quociente)