Como os cães enxergam o mundo?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Enquanto os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o rest em cinza.

A visão canina enxerga algumas cores de forma diferente de como as vemos, por exemplo, onde é verde eles veem vermelho. Tudo porque as células sensíveis às cores (presentes na retina dos olhos) detectam apenas algumas tonalidades, e assimilam o restante a cores repetidas .

Um toque de amor
Apenas tocar em seu cão libera oxitocina nele e em você, portanto, uma massagem relaxante, uma sessão de cuidado suave ou um tempo prolongado de carinho dirão ao pet o quanto você o ama. Esfregar as orelhas do seu cão ajuda a liberar oxitocina.

Eles respondem por que fazem uma associação daquele nome com atenção, carinho ou alimento. Na maioria das vezes que o cachorro é chamado é para brincar, passear, dar comida ou para ficar juntinho do tutor, ganhando atenção e carinho.

O cão consegue sim reconhecer as imagens que passam na televisão. Por muito tempo achava-se que o cachorro era capaz de reconhecer coisas apenas pelo olfato canino, mas hoje se sabe que a visão canina também tem papel nisso. Na TV, o cachorro consegue ver as imagens associadas ao som.

Justamente por conta dessa relação de afeto, acredita-se que, embora de maneira bem distinta de nós, um cachorro sente saudade do dono quando não está por perto.

O comportamento de seguir é natural para o cão. Isso porque ele é um animal gregário, que vive em grupo. O mais comum é que animais sociais andem todos juntos, como uma forma de minimizar a possibilidade de serem predados.

Os cachorros enxergam no escuro, pois têm um número maior de bastonetes, que são células que ajudam o olho a enxergar em lugares de pouca luminosidade. Enquanto os cães têm mais bastonetes, nós temos mais cones – que são as células que ajudam a reconhecer as cores. Por isso vemos mais cores que os cachorros.

Cachorro que boceja junto, permanece junto!
Segundo um estudo publicado na revista Live Science, em 2013, cães têm mais chances de bocejar simultaneamente com seus tutores do que com pessoas estranhas. A conclusão é que o tal bocejo contagioso pode ser, na verdade, um sinal de afeto e de empatia.

Existem duas formas básicas de comunicação: a não verbal e a comunicação verbal. A esses sinais corporais damos o nome de comunicação não verbal que são utilizados pelos cães como prioridade na sua comunicação, auxiliadas pelos sinais corporais e olfativos.

Se você tem essa dúvida, a resposta é sim, eles sentem ciúmes e esse sentimento é mais comum do que se imagina. O cachorro ciumento pode apresentar alguns sintomas como agressividade, isolamento e pode até destruir objetos para chamar a atenção.

Independentemente de tudo, não é aconselhável que se deixe os cachorros sozinhos por muito mais que 10 horas e é sempre bom que se tenha ao menos dois pets, para que um possa fazer companhia para o outro enquanto a família está fora.

Entre as frases que melhor é não as dizer aos amantes dos cães, se encontram: “Tenho nojo de ver como lambe as pessoas”.

“Meu cachorro fica me olhando ?” – faz parte da socialização
Se os cães pudessem aprender as profissões humanas, a maioria dos peludinhos poderia seguir o caminho da psicologia, afinal, os caninos são referência em analisar o nosso comportamento e são capazes também de decifrar o nosso estado emocional.

A preferência depende de alguns fatores, como prazer, segurança e confiança garantidos pelos tutores. Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido".