Como os avanços científicos podem prejudicar o meio ambiente ou a saúde das pessoas?

Perguntado por: dinfante2 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Os impactos do desenvolvimento tecnológico no meio ambiente são claros e vêm se tornando cada vez mais explícitos. A degradação da fauna e da flora, a degeneração da atmosfera e as mudanças climáticas são alguns dos sintomas do prejuízo que esse desenvolvimento causa.

A tecnologia trouxe transformações no modo de vida das pessoas, facilitando a comunicação e transformando as formas de trabalho. Por outro lado, acabou prejudicando o meio ambiente extraindo muito recursos e poluindo a fauna e flora. Apesar de uma afetar a outra é possível que elas convivam em sintonia.

As mudanças ambientais antropogênicas também ameaçam a saúde humana por causar escassez de água e alimentos, aumentar os riscos de desastres naturais, provocar o deslocamento de pessoas e aumentar o risco de ocorrência de doenças infecciosas (Lindahl & Grace et al., 2015).

As pesquisas cientificas têm um grande valor para a sociedade. Através delas descobrimos curas para doenças, desenvolvemos tecnologias novas que ajudam no crescimento do país, auxiliamos a solucionar problemas que prejudicam a população e contribuímos na melhor qualidade de vida da sociedade.

Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.

O mau uso da ciência, nesse caso, resultou numa violência social imensamente destrutiva. Partindo agora de outro ponto de vista do mau uso do conhecimento científico, a fraude e a fabricação de dados são práticas desonestas que, infelizmente, aconteceram e acontecem bastante no meio científico.

São exemplos de problemas ambientais da sociedade contemporânea causados pela junção dos fatores econômicos, políticos e culturais: o aquecimento global, o efeito estufa (o buraco na camada de ozônio), o desmatamento, as queimadas, a devastação das florestas, a poluição sonora e visual, a destruição dos recursos ...

E, uma das melhores tecnologias aplicadas ao meio ambiente são o uso de satélites e drones ambientais. As atividades que mais precisam ser monitoradas são as industriais, obras civis, serviços de utilities, agropecuárias e de extração e uso de recursos naturais, como a silvicultura e exploração florestal.

A ciência permite a humanidade compreender um pouco mais sobre a natureza, a ciência é importante na nossa vida pois nos ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, pois através da ciência muitas doenças foram eliminadas. A ciência possibilita avanços na saúde, alimentação, energia e outros.

6 inovações tecnológicas a favor do meio ambiente

  1. Flores robóticas impressas em 3D. ...
  2. Autodestruição eletrônica. ...
  3. Chaminés não poluentes. ...
  4. Fazendas solares flutuantes. ...
  5. Brinquedos feitos de materiais biodegradáveis. ...
  6. Compostagem doméstica.

De acordo com Prietsch et al. (2003) fatores como a exposição de agentes poluidores atmosféricos e domésticos, o tabagismo, aglomerações, são riscos ambientais para o desenvolvimento de doenças do trato respiratório.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

O desequilíbrio ambiental pode desencadear diferentes consequências, as quais podem ter impacto na vida humana e de várias outras espécies. Algumas delas são: redução da biodiversidade, diminuição da qualidade da água e do ar, intensificação de eventos climáticos e aumento dos casos de doenças.

A importância da tecnologia na saúde
Em outras palavras, os avanços tecnológicos permitem tomar decisões mais precisas, eficazes e acertadas. Com essas ferramentas, o campo médico pode coletar dados sobre pacientes e determinar quais medidas preventivas são as mais úteis para reduzir o risco de doenças, por exemplo.