Como os astronautas têm oxigênio?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

No vaivém espacial o oxigénio necessário para uma missão, que dura 1 a 2 semanas, é transportado em garrafas. Existem também a bordo, maneiras de produzir oxigénio de recurso, do tipo dos que se usam nas máscaras de emergência dos aviões.

Eles ficam sem banho, então? Não. Ficam sem chuveiro. Para contornar a falta de gravidade, eles tomam uma espécie de “banho de gato”, usando uma toalha umedecida com água misturada com sabão.

Quando astronautas estão flutuando como se a força da gravidade não existisse, eles ainda estão sob a ação da atração gravitacional da Terra. Os ocupantes da Estação Espacial Internacional (EEI) flutuam porque executam um movimento de queda perpétuo.

No vaivém espacial o oxigénio necessário para uma missão, que dura 1 a 2 semanas, é transportado em garrafas.

A baixa pressão do espaço impede que o oxigênio seja dissolvido na corrente sanguínea do ser humano. O ambiente de vácuo produz o mesmo efeito para outros gases, como o nitrogênio. A exposição do ser humano no espaço faz com que pequenas bolhas de nitrogênio sejam formadas em todo o sistema circulatório.

Não há ar para se respirar na Lua, mas pode haver água para beber. Recentemente foi descoberto gelo no fundo de uma cratera muito profunda na Lua. Os cientistas acham que o gelo deve ter restos de um cometa que colidiu com a Lua. A Lua gira ao redor da Terra numa órbita oval.

Comem alimentos desidratados por refrigeração, para que não ocupem espaço e, ao mesmo tempo, se conservem em bom estado. Só têm de lhes acrescentar água e já estão prontos a comer. Dentro da nave espacial, comer é bastante difícil devido à falta de gravidade, mas beber ainda é mais difícil.

O sangue e seu fluxo são altamente afetados durante um período no espaço. Por conta da falta de gravidade, o coração não precisa bombear tanto sangue para o corpo e para o cérebro, e rapidamente os astronautas se adaptam a isso. Porém, o grande problema ocorre ao retornarem para a Terra.

Existem mais algumas curiosidades sobre o sono no espaço: na ISS a luz não apaga, então os astronautas dormem com máscara. Eles também amarram seus braços, pernas e cabeça à parede da estação, para que não saiam flutuando por dentro dela e acabem esbarrando em algum lugar e se machucando.

No laboratório orbital, esses profissionais têm uma rotina parecida com a terrestre: eles comem, dormem, fazem suas necessidades fisiológicas, trabalham e se divertem, precisando adaptar todas as atividades ao ambiente de gravidade zero, que afeta o corpo de várias maneiras.

De acordo com os resultados, os brasileiros são os que tomam mais banhos, chegando aos 12 por semana. Logo a seguir, seguem-se os colombianos e os australianos, com 10 a oito banhos semanais. Já os chineses lavam-se apenas uma vez a casa dois dias.

O espaço é brutalmente inóspito para a vida humana, portanto, é de admirar que das 566 pessoas que se aventuraram além da segurança da Terra, apenas três tenham morrido lá.

A famosa imagem expansiva mostra quase 10.000 galáxias de diferentes idades, tamanhos, formas e cores. Na astronomia, olhar mais longe se traduz em observar o passado porque a luz e outras formas de radiação demoram mais para chegar até nós.

O capacete mantém o oxigênio à pressão adequada ao redor da cabeça. A parte principal do capacete é a bolha de plástico transparente que tem uma camada fina de ouro que filtra os raios nocivos do sol. A viseira também protege o astronauta das temperaturas extremas e pequenos objetos que podem bater nele.

Você explodiria e o planeta não teria mais água
Assim, sem o oxigênio para dar a liga, todas as moléculas que eram antes água, agora serão gás de hidrogênio. Assim, rapidinho o planeta veria todo a sua água (rios, oceanos, lagos, lagoas, córregos, geleiras, etc.)

Exosfera: camada mais externa, é o limite da atmosfera, separando-a do espaço sideral. Com 10.000 km de espessura, é tão larga quanto a própria Terra! A exosfera tem muito espaço vazio entre os gases. Por isso, não tem ar para respirarmos e é muito fria!