Como os antigos falavam?

Perguntado por: ltavares . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos
  • Fuzarca (bagunça)
  • Supimpa (excelente, muito bom)
  • Alpendre (varanda coberta)
  • Bidu (pessoa que adivinha as coisas)
  • Bulhufas (coisa nenhuma, nada)
  • Radiola (aparelho de som, rádio com vitrola)
  • Vitrola (toca-discos)
  • Gorar (não dar certo)

Exemplos de gírias muito usadas pela população:

  • - Gata ou gato = mulher bonita, homem bonito.
  • - Abrir o jogo = contar a verdade.
  • - Baixar a bola = ficar calmo.
  • - Catinga = fedor.
  • - Cabeça-dura = pessoa teimosa.
  • - Com o pé na cova = próximo da morte.
  • - Dar o troco = fazer vingança.

Nos anos 1950, por exemplo, o crush era o “broto” da vez, um “tipão”. Na década seguinte, era preciso ser “boa pinta” para arrancar suspiros e não levar um fora do “pão”. Nos anos 1970, a moda já era ficar sem compromisso, fazendo “chacrinha” mesmo.

Perguntar se alguém quer “tc” significa convidar essa pessoa para “teclar”, ou seja, conversar online. A expressão, que se popularizou em salas de bate-papo na Internet, era muitas vezes usada como sinal de flerte online.

Borogodó Significa charme, sensualidade. Ele pode não ser tão bonito, mas tem borogodó.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

Também chamado de “Idade de Ouro” ou “Anos Dourados
A mudança no perfil da sociedade deveu-se ao fato da crescente prosperidade econômica vivida pelos Estados Unidos (e por alguns outros países) com o final da Segunda Guerra Mundial, o que criou um sentimento de otimismo e esperança por todo mundo.

Durante toda a década o Brasil é governado por uma ditadura militar. A ditadura atingiu o auge de sua popularidade na década de 1970, com o "milagre brasileiro", no mesmo momento em que o regime censurava todos os meios de comunicação do país e torturava e exilava dissidentes.

A década de 1950 foi um período de transformações sociais, econômicas, urbanas e comportamentais. Os chamados “anos dourados” trouxeram a consolidação da urbanização, industrialização e da sociedade de massa no Brasil, com a expansão dos meios de comunicação.

1 - É uma pistola de fabricação austríaca. Na gíria, como em músicas de funk e rap, é o mesmo que "arma". 2 - Também pode significar "droga", qualquer substância ilícita.

No Brasil, ultrapassou as redes sociais e já faz parte do vocabulário popular, como um sinônimo de "paixonite" ou "quedinha" por alguém. Seria o que, antigamente, chamariam de "paquera".

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

A gíria crush surgiu nas redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram. Nestes ambientes, a expressão é utilizada para se referir a uma paixão, uma possível paquera. Inicialmente, era mais comum se usar crush para falar sobre um amor não correspondido.

Instituto Paulo Ziulkoski - IPZ | Grupo Whatsapp.

Nos gráficos de indicadores apresentados no Degust Web, é possível personalizar para que o sistema considere apenas os produtos escolhidos no cálculo de TC (Total de Clientes) e TM (Ticket Médio).

Denota concordância ou correspondência com; de acordo com.

O que é Gentleman:
É um termo que designa o homem de conduta irrepreensível, dotado de grande educação e cultura, e de grande delicadeza de trato. O plural de gentleman é gentlemen. Um gentleman é um homem de boa família ou com boa posição social. É alguém educado, sensível ou bem educado.

Antiguidades, em determinados locais tratadas como relíquias, e em outros como velharias, são objetos antigos que remetem ao passado da humanidade.

Substantivo1Editar

SingularPlural
Masculinobonitobonitos
Femininobonitabonitas

Axé: Chance; atenuação de uma falta. Blindar (a mente): não deixar se "levar pelo psicológico". Cabeça branca: Diretor da unidade prisional. Cabuloso: Aquele que não deixa ninguém subjugá-lo, "entrar em sua mente".