Como os animais de estimação transforma a vida das pessoas?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Os pets promovem o amor-próprio em seus tutores, sendo essa mais uma influência muito positiva para a sua saúde mental. Os animais de estimação têm o poder de tornar as pessoas mais felizes, seja por conta da sua companhia, seja por conta das brincadeiras que costumam fazer.

A presença de um animal de estimação em casa ajuda a afastar sentimentos de isolamento e solidão, principalmente entre a população mais idosa. Além disso, os pets ajudam a manter as pessoas ativas e são uma fonte de carinho e lazer. Conheça alguns benefícios dos pets para a saúde mental humana.

Como já mencionamos, a convivência com os pets ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de estimular a ação de neurotransmissores responsáveis por fazer com que a gente se sinta mais alegre.

Ou seja, além da troca de carinho, cães e gatos também ajudam a lidar com problemas como a depressão. A lista de benefícios não para por aí. Os bichinhos também colaboram para a redução da timidez e facilitam a socialização.

Agora, estudos já demonstraram que o contato com os animais aumenta a produção de endorfina no organismo, o hormônio que causa prazer e sensação de bem-estar.

Enquanto os humanos ajudam seus melhores amigos pets a caminhar, fazer suas necessidades fisiológicas em locais apropriados e brincar, estes ensinam muito sobre lealdade, companheirismo e afeto. Os cães não se separam dos seus donos nem por um instante, mesmo nas situações mais difíceis.

Diversos estudos apontam para vantagens em se ter um animalzinho em casa como diminuição da solidão, redução do estresse, ansiedade e depressão. Além disso, os animais incentivam atividades físicas, diversão e interação social.

Prós e contras de ter um animal de estimação

  • Aumento das despesas.
  • Cuidados na sua ausência.
  • Custos com saúde.
  • Tempo de envolvimento.
  • Um pet dentro de casa bagunça mais ou igual a uma criança.

Ou seja, além da troca de carinho, cães e gatos também ajudam a lidar com problemas como depressão, solidão e ansiedade. Isso acontece porque quando o humano passa parte do dia com um animal, ele passa a produzir mais hormônios como a ocitocina e serotonina, responsáveis pelo humor.

É como se ele estivesse recebendo uma massagem super relaxante, capaz de eliminar todo estresse e deixá-lo bem calminho. Ao sentir o carinho, o pet fica muito mais leve durante o dia.

Os chamados Animais de Assistência Emocional – Esan – ajudam pacientes com transtornos psicológicos, a exemplo de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e autismo. Além dos cachorros, estão nesta lista gatos, coelhos e até tartarugas desde que não sejam notoriamente perigosos, ferozes, venenosos ou peçonhentos.

Os mais falados são o amor incondicional e a lealdade ao dono, mas existem muitas outras coisas que o seu animalzinho é capaz de te ensinar. Esse é um dos motivos que leva a convivência com os animais domésticos a ser algo tão especial para as pessoas em geral.

A terapia pode ter um melhor resultado com a presença (e ajuda) de um animalzinho de estimação. Segundo estudos, os animais têm a capacidade de fazer com que seus tutores reduzam os pensamentos negativos, pois sua presença consegue amenizar todos os sintomas de estresse, angústia, tristeza e solidão.

Cães, gatos, cavalos, calopsitas e outros animais já foram usados para auxiliar o tratamento de uma série de doenças e ajudam pacientes com condições como autismo, paralisia cerebral e Alzheimer. Se você ainda não tem algum animalzinho de estimação em casa, agora já tem bons motivos para adquirir um.

Se os animais dependem dos humanos hoje, é devido à necessidade que os humanos têm de conviver com esses seres capazes de amar e sofrer e que trazem benefícios à vida de muitos, proporcionando grande vínculo afetivo. Portanto, ser responsável é tratá-los dignamente e agir em sua defesa ao longo dessa história juntos.

72. O que tem nome de um animal e tem na alma das pessoas? A preguiça.

Eles podem, por exemplo, observar as expressões faciais dos animais, registrar suas vocalizações ou mensurar processos orgânicos como alterações nos batimentos cardíacos ou nas concentrações de hormônios no sangue.

Lhama

Lhama, o animal que simboliza felicidade e fortuna.