Como os 5 sentidos influenciam na alimentação?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
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No ato da alimentação os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) são acionados, criando diferentes sensações. Cada um possui características próprias, que vão participar ativamente na percepção final dos alimentos.

O paladar é um importante sentido do corpo humano que nos permite reconhecer os sabores, além de sentir a textura dos alimentos ingeridos. A língua é o principal órgão desse sentido e é capaz de diferenciar entre os gostos doce, salgado, amargo, azedo e umami.

Os seres humanos têm cinco sentidos: audição, olfato, tato, paladar e visão. Eles nos garantem a percepção do ambiente em que estamos inseridos, reconhecendo tudo que está ao nosso redor, identificando se algo oferece ou não perigo à nossa sobrevivência.

A análise sensorial é definida pela Asso- ciação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 1993) como a disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos e materiais como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, gosto, tato e audição.

Resposta verificada por especialistas
O sabor dos alimentos depende de mais de um sentido para ser percebido pois nos nos alimentamos de acordo com as experiências culinárias passadas.

Paladar: Sentido relacionado com a percepção dos sabores dos alimentos. Os receptores responsáveis por esse sentido estão presentes em estruturas chamadas de papilas gustativas, distribuídas por toda a língua, palato, faringe, epiglote e laringe. Os receptores sensoriais, assim como os do olfato, são quimiorreceptores.

De acordo com os pesquisadores, cada uma das cerca de 8 mil papilas gustativas espalhadas pela língua seria capaz de sentir todas essas cinco categorias de sabores. A especialização, na realidade, ocorreria dentro das papilas, onde haveria cinco tipos de células diferentes capazes de detectar os cinco sabores.

A comida tem o poder de aumentar ou reduzir os níveis de neurotransmissores, provocar alterações em tecidos cerebrais, estimular ansiedade e depressão ou influir no comportamento de maneiras mais insidiosas.

Quando suas papilas gustativas entram em contato com o alimento elas enviam sinais ao cérebro para interpretar o sabor. Como nos olhamos para a nossa comida antes de comer, todavia, nossos olhos enviam sinais ao cérebro muito antes de nossas papilas gustativas.

As informações gustativas chegam ao encéfalo através de três pares de nervos gustativos. Mas além das informações gustativas provenientes da língua e da cavidade oral, o alimento é apreciado segundo o aroma liberado durante a mastigação, a textura e a temperatura.

A sensação de picante resulta da estimulação de terminações nervosas da boca, que enviam sinais ao nervo trigêmeo e geram dor. A substância química característica desse estímulo é a capsaicina, presente na maioria das pimentas.

Proporcionar ao aluno conhecer e desenvolver essas habilidades não é apenas importante no âmbito intelectual e cognitivo, mas sim no âmbito social e psicológico das crianças. Associar os sentidos as sensações que o ambiente nos proporciona e relacionar os órgãos dos sentidos com suas funções.

É uma estratégia que visa criar ou reforçar um vínculo de marcas com clientes por meio de estímulos sensoriais, ou seja, apelando para os nossos 5 sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato).

Um alimento de boa qualidade apresenta características sensoriais agradáveis, próprias do produto, tais como coloração, consistência, aroma e sabor característicos. Quando estes atributos não atendem às expectativas do consumidor, outros produtos com sabor e tempo de prateleira esperados serão escolhidos.

Principais métodos sensoriais aplicados
Os mais utilizados são: preferência pareada, ordenação de preferência, aceitação por escala hedônica e aceitação por escala de atitude. É também chamado teste de consumo.

Essas características, também chamadas de atributos sensoriais, tendem a ser percebidas em ordem de: aparência, aroma, consistência e sabor. Porém, durante o processo de percepção, todos os atributos ou sua maioria acabam se sobrepondo, como se a pessoa recebesse as impressões sensoriais quase que simultaneamente.

Visão e som do gosto
Mas o olfato não é o único sentido que age ao lado do paladar para gerar a percepção do sabor. A consistência e a temperatura, que fazem parte do tato, são fundamentais para criar a percepção do sabor. Além disso, a visão também contribui para o gosto.

5 gostos básicos - doce, azedo, salgado, amargo e umami - são mensagens que nos dizem algo sobre o que colocamos em nossa boca, para que possamos decidir se deve ser comido.

No ato da alimentação os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) são acionados, criando diferentes sensações. Cada um possui características próprias, que vão participar ativamente na percepção final dos alimentos.

Olfato é o sentido humano mais apurado, diz estudo.

Visão, olfato, audição, gosto e tato. Não se esqueça que tem cinco sentidos que podem ser usados ao máximo, explica a séxologa Ana Sierra. Exclusivo assinantes: Ofereça artigos aos seus amigos.