Como organizar os salgados na estufa?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Pra organizar os salgados dentro da estufa é legal colocar em cima os que fazem sucesso, como coxinhas, pão de queijo e empadas!

- E pra evitar o ressecamento da massa dos salgados, mantenha o umidificador das estufas a vapor sempre com água.

Salgados fritos ou com recheios muito molhados tendem a escorrer um pouco quando estão muito quentes. Por essa razão, é muito importante secar esses líquidos antes de guardar as delícias na estufa. Use um pouco de papel toalha e deixe os salgados “descansando” por alguns instantes antes de levá-los para o equipamento.

Lembre-se, também, de que os salgados não podem ser armazenados por longos períodos dentro da estufa. O ideal é que fiquem expostos por apenas duas horas, principalmente os pães de queijo, pois eles podem perder o sabor original e ficar com um aspecto desagradável.

Manutenção da estufa no dia a dia
O ideal é limpar todo dia depois do uso, pra que não fique com odores e nem acumule restos de comida. Senão pode atrair moscas e formigas! Além disso, use pano umedecido com álcool e passe em toda parte interna, incluindo as vitrines. Depois, é fácil secar com outro pano limpo.

A bandeja é indicada para apoio dos alicates, tesouras, pinças, ou outros objetos que serão esterilizados na estufa e a pinça tem a utilidade de pegar os objetos sem a contaminação dos mesmos.

Para reaproveitar os salgados fritos, o segredo está em como congelar eles. Quando eles ainda estiverem crus e empanados, o congelamento deve ser feito colocando todos eles em um recipiente e os cobrindo com plástico filme.

Ao pensar na melhor localização para uma estufa, você precisa pensar sobre luz e sombra. Para climas mais frios, o ideal é encontrar um local com boa incidência solar e protegido de ventos fortes. Se o vento for muito forte, uma cerca viva pode ser uma estrutura para proteger a estrutura.

Óleo na temperatura correta
Salgados congelados devem ser fritos em óleo com temperatura entre 180º e 200ºC. Abaixo desta temperatura, os salgados podem ficar encharcados ou estourar.

As pessoas têm mania de soprar o bloco de folhas antes de depositá-las na bandeja, mas isso está errado, pois a umidade existente no ar e micro gotas podem ser emitidas. O papel deve ser armazenado longe de lugar úmido e mal ventilado mesmo na estufa, a resma aberta deve ficar no invólucro adequado.

Temperatura: Para conservar bem os alimentos, e mantê-los sempre quentinhos, o ideal é que a temperatura da estufa de salgados seja sempre de 60º C.

Quando aquecemos o alimento em um recipiente plástico, dependendo da qualidade dessa embalagem, é possível que pequenas partículas de Bisfenol-A sejam liberadas para o alimento ou água e, dessa forma, sejam ingeridas. Por precaução, o melhor é utilizar, sempre que possível, recipientes de vidro”, destaca Bruna.

Armazene seus salgadinhos de maneira correta
Pode parecer chocante, mas você está fazendo errado! Depois de fritar, não armazene os salgados na geladeira, mas sim no congelador! Isso mesmo, congele os salgados depois de fritá-los e mantenha armazenado no congelador. Na hora de comer, não precisa fritar de novo não!

Amido de milho
Aqui está o grande segredo! Em conjunto com a água, o amido é o que dará “aderência” ao empanamento. Além de deixar o salgado com uma casca fina, garante que o sabor permaneça o mesmo.

Para limpar, retire todos os alimentos e desligue o equipamento. Caso sua estufa seja à vapor, use um pano com álcool para limpar e um outro para secar. As bandejas podem ser lavadas diretamente na pia com esponjas e sabão neutro.