Como organizar o Domingo de Ramos?

Perguntado por: lesteves2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ela é dividida em duas partes: 1) Comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém, com benção dos ramos em procissão; 2) Celebração da Eucaristia, com a narração da Paixão. Estes dois aspectos da celebração de hoje dão um caráter de antecipação figurada da Pascoa: as multidões aclamam o Cristo vencedor em sua Paixão.

Entre os ramos mais comuns a serem usados estão o de espécies como oliveiras e palmeiras. No entanto, de acordo com a Igreja Católica, qualquer planta pode ser usada. Ou seja, você pode levar o ramo ou galho de qualquer planta que tiver perto da sua casa.

Está no costume da Igreja usar dos ramos abençoados para que, depois de secos, sejam queimados e usados na Quarta-feira de Cinzas. Nesse caso, você pode guardá-los e quando estiver mais próxima essa ocasião, levá-los até a paróquia de sua cidade.

Cor vermelha
É usada no Domingo da Paixão e de Ramos, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes e na celebração dos mártires, apóstolos e evangelistas.

Há ritos realizados há vários séculos e que se incorporaram à tradição, como a ausência de carne vermelha na mesa de fieis durante o período da Quaresma ou Semana Santa. A Igreja recomenda essa privação como forma de lembrar o sacrifício de Jesus ao ser crucificado.

branca

Quanto à cor da toalha do altar, a Instrução diz que ela deve ser sempre branca, independentemente do tempo litúrgico: «O altar deve ser coberto... com uma toalha de cor branca» (IG 117).

As folhas de palmeiras são as mais utilizadas nessa celebração e simbolizam a humildade e proteção de Deus para com seus filhos. Além disso, os ramos de oliveira são um sinal por excelência da renovação da fé em Deus.

Os fiéis que participam da procissão, que data do século IV em Jerusalém, devem levar nas mãos ramos de palmas, oliveiras ou outras árvores e entoar cantos adequados. Os sacerdotes e os ministros, levando também ramos, devem ir à frente do povo.

Data para retirar o Ramo
Não há nenhuma data definida. Cada família pode retirar quando acha melhor. Retirar o ramo da porta não significa que retiramos a proteção divina de nosso lar. Mas, nas paróquias, assim como em nossos Santuários de Schoenstatt, os ramos são retirados no sábado santo.

Após a celebração, os ramos abençoados, que se tornam sacramentais, são levados pelos fiéis para os seus lares. Esses ramos abençoados não podem ser guardados ou descartados de qualquer forma, pois servem de remédio, proteção e, acima de tudo, memória do compromisso que cada católico assumiu como seguidor de Cristo.

Uma corrente iniciada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sugeriu aos católicos que coloquem um ramo nas janelas ou nas portas, em local bem visível, para o Domingo de Ramos, neste dia 5 de abril - que é quando os fiés relembram a entrada de Jesus em Jerusalém, que é recebido pelo povo.

A legislação quanto ao uso da cor preta diz: "A cor preta pode usar-se, onde for costume, nas Missas de defuntos." Mesmo antes da reforma litúrgica promovida por Paulo VI havia uma concessão quanto à utilização dessa cor, uma vez alguns países tradicionalmente não adotam a cor preta como sendo a que representa o luto.

COMO SÃO PREPARADOS AS CINZAS? Para a cerimônia devem ser queimados os restos dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Estes recebem água benta e logo são aromatizados com incenso.

O vermelho é utilizado no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, nas celebrações da Paixão de Cristo, no Pentecostes e nas festas dos Apóstolos, de santos e de mártires.

O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa a paz, a pureza e a ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.

Nestes Domingos a Liturgia faculta o uso de paramentos róseos. A cor Rosa tem essa missão de demonstrar a alegria com a qual as celebrações destes domingos se revestem, mesmo dentro do tempo penitencial. A cor BRANCA: O Branco é sempre sinal de festa, de alegria, de vitória.

PODE COMER OVO NA SEXTA-FEIRA SANTA? Se você está se perguntando se pode comer ovo na Sexta-Feira Santa, a resposta é sim. O alimento não está incluído na lista de comidas proibidas.

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro.

Resposta. Carne não se pode comer nessa semana.