Como organizar no Excel por data?

Perguntado por: rguedes2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Classificar por datas

  1. Arraste a coluna para baixo para selecionar as datas que deseja classificar.
  2. Clique na guia Página Inicial > seta em Classificar e Filtrar, e clique em Classificar do Mais Antigo para o Mais Recente, ou Classificar do Mais Recente para o Mais Antigo.

1. Selecione as datas que deseja dividir, clique Kutools > Texto > Dividir células. 2. No Dividir células diálogo, verificar Dividir em colunas caixa de seleção e, em seguida, marque Outros in Dividido por seção, tipo / na próxima caixa de texto.

Ao contrário de outros programas do Microsoft 365, o Excel não fornece um botão para numerar dados automaticamente. Entretanto, você pode adicionar facilmente números sequenciais a linhas de dados arrastando a alça de preenchimento para preencher uma coluna com uma série de números ou usando a função LIN.

Clique em Analisar > Inserir Linha Cronológica para adicionar uma à sua folha de cálculo. Tal como uma segmentação de dados para filtrar dados, pode inserir uma Linha Cronológica uma vez e, em seguida, mantê-la com a sua tabela dinâmica para alterar o intervalo de tempo sempre que quiser.

Como?

  1. Na guia Dados, no grupo Classificar e Filtrar, clique em Filtrar.
  2. Clique na seta. no cabeçalho da coluna para exibir uma lista na qual você pode fazer escolhas de filtro. Observação Dependendo do tipo de dados na coluna, o Microsoft Excel exibe Filtros Numéricos ou Filtros de Texto na lista.

Você precisará alterar o formato de número (Formatar Células) para exibir uma data apropriada. Por exemplo: =DATA(C2;A2;B2) combina o ano da célula C2, o mês da célula A2 e o dia da célula B2 e coloca-os em uma única célula como uma data.

Dividir uma planilha em painéis

  1. Selecione abaixo a linha onde você deseja dividir ou a coluna à direita de onde você deseja dividir.
  2. Na guia Exibir, no grupo Janela, clique em Dividir. Para remover os painéis divididos, clique em Dividir novamente.

Na guia Dados, no grupo Ferramentas de Dados, clique em Texto para Colunas. Siga as instruções no Assistente para conversão de texto em colunas para especificar como você deseja dividir o texto em colunas separadas.

1. Exceto a fórmula acima, você também pode aplicar esta fórmula: = TEXTO (A2, "mmm") & "-" & TEXTO (A2, "aaaa"). 2. Nas fórmulas acima, A2 indica a célula da data que você deseja usar e o separador “-”É usado para separar o mês e o ano, você pode alterá-lo para qualquer outro delimitador de que precisar.

A função ORDENAR irá devolver uma matriz, que será transposta se for o resultado final de uma fórmula. Isto significa que o Excel irá criar, de forma dinâmica, o intervalo da matriz com o tamanho adequado quando premir a tecla ENTER.

Inserir uma data ou hora estática em uma célula do Excel
Quando você pressiona uma combinação de teclas como Ctrl+; para inserir a data atual em uma célula, o Excel “tira um instantâneo” da data atual e insere a data na célula. Como o valor dessa célula não é alterado, ele é considerado estático.

Selecione a célula que contém a primeira data. Arraste a alça de preenchimento ao longo das células adjacentes que você deseja preencher com datas sequenciais. no canto inferior direito da célula, mantenha pressionado e arraste para preencher o restante da série.

Em uma forma mais simples, a função PROCV descreve: =PROCV(O que você deseja pesquisar, onde você deseja pesquisar, o número da coluna no intervalo que contém o valor a ser retornado, retorna uma correspondência Aproximada ou Exata – indicada como 1/TRUE ou 0/FALSE).

Desenhe uma linha vertical na linha do tempo principal para mostrar os anos em que esses eventos aconteceram. Em seguida, escreva uma breve descrição de cada um. Organize as datas em sequência. Os eventos precisam estar na ordem cronológica e não na ordem de importância ou interesse.

Criar uma linha do tempo

  1. Na guia Inserir, clique em SmartArt > Processo.
  2. Clique em Linha do Tempo Básica ou em um dos outros gráficos relacionados ao processo.
  3. Clique nos espaços reservados para [Texto] e insira os detalhes de seus eventos. Dica: Você também pode abrir o Painel de Texto e digitar seu texto lá.

Na guia Dados, no grupo Classificar e Filtrar, clique em Avançado. Siga um destes procedimentos: Para filtrar o intervalo de lista ocultando linhas que não correspondam aos seus critérios, clique em Filtrar a lista no local.

Uma Tabela Dinâmica é uma ferramenta poderosa para calcular, resumir e analisar os dados que lhe permitem ver comparações, padrões e tendências nos dados. As tabelas dinâmicas funcionam um pouco diferente dependendo da plataforma que você está usando para executar o Excel.

A função DIAS retorna o número de dias entre duas datas.

Use CONCATENAR, umas das funções de texto, para unir duas ou mais cadeias de texto em uma única cadeia.

Agrupar dados

  1. Na tabela dinâmica, clique com o botão direito do mouse em um valor e selecione Agrupar.
  2. Na caixa Agrupamento caixa, marque as caixas de seleção Começando em e Terminando em e edite os valores, se necessário.
  3. Em Por, selecione um período de tempo. ...
  4. Selecione OK.

A segmentação de dados nada mais é do que um filtro no Excel em formato de botão. Ou seja, você consegue filtrar tabelas e gráficos de forma fácil e rápida com esse recurso.