Como organizar as anotações da faculdade?

Perguntado por: lquarteira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Anote tópicos, desenhe setas, faça pequenos desenhos e diagramas e gráficos para organizar o caderno de estudos. Envolva-se com o material. Tente aprender ativamente enquanto escreve. O céu é o limite para este método.

Como fazer anotações e organizá-las?

  1. Método Cornell. O método de anotações Cornell ajuda a organizar as notas em resumos fáceis de digerir. ...
  2. Método de Contorno. ...
  3. Método de gráficos. ...
  4. Anotar perguntas. ...
  5. Recursos visuais. ...
  6. Registre os pontos principais. ...
  7. Anote informações em um só lugar.

Os cadernos de faculdade podem ser simples ou enfeitados, de personagens, com folhas decoradas, etc. A escolha depende apenas do seu gosto pessoal porque, na verdade, o importante é ter onde fazer suas anotações. Outra coisa importante é sobre a escolha entre um caderno com várias matérias ou uma matéria só.

1) Caderno de 10 matérias – Um item essencial, que deve estar presente na lista de material universitário de qualquer pessoa que entre em uma faculdade é o bom e velho caderno de dez matérias.

Se optar por um caderno, a quantidade de folhas que ele terá (cadernos de 10 matérias têm 200 folhas e os de 20 têm 400 folhas) vai depender do quão teórico é o seu curso ou a sua faculdade. Pessoalmente, acredito que um caderno de 200 folhas seja suficiente para um ano inteiro.

5 métodos para organizar anotações

  1. Frases principais. Essa forma de organização talvez seja a mais comum entre todas. ...
  2. Linhas gerais. Esse é um método bastante tradicional e intuitivo. ...
  3. Mapas mentais. Já o método dos mapas mentais é mais indicado para quem está estudando um determinado assunto. ...
  4. Método Cornell. ...
  5. Tabelas.

Como usar o notebook para fazer anotações mais eficientes em sala de aula

  1. Crie um sistema. ...
  2. Desenvolva sua digitação. ...
  3. Reveja suas anotações. ...
  4. Use um programa de anotações. ...
  5. Compre um laptop pequeno. ...
  6. Faça anotações conectado à internet. ...
  7. Feche programas que distraem.

precisam ser completas, legíveis, claras e cronológicas; sempre conter observações dos cuidados de rotina e específicos; constar resposta do paciente aos cuidados prescritos, sinais e sintomas observados; dar preferência à descrição de características, como quantidade (ml, l), forma, coloração, tamanho (cm, mm etc.);

Nele, você pode escrever tudo o que fará em cada dia da semana, bem como criar listas de afazeres, livros, séries, filmes, planos. Guarde todas as memórias dos seus dias, desde pequenos elogios a grandes aventuras. Você pode registrar os momentos com fotografias, bilhetes, textos, desenhos, o que quiser.

Então, vamos conferir.

  1. Use diferentes cores. Os blocos de anotações são pequenos papéis adesivos multicolores que servem para você organizar o seu dia em tópicos. ...
  2. Seja sucinto. ...
  3. Monte fluxogramas. ...
  4. Mantenha o bloco de notas à altura dos olhos. ...
  5. Ideias relâmpago.

Caderno ou Fichário
Devido a correria do dia a dia e a necessidade de conciliar trabalho e faculdade, os estudantes preferem os cadernos por serem mais práticos. Porém, essa é uma decisão que deve ser guiada pelo autoconhecimento de cada um, pois há estudantes que se organizam melhor com o fichário.

Usar o notebook pode ser uma boa ideia
O seu notebook é uma forma rápida de anotar o que está sendo dito na aula, além de ajudar você a acompanhar vídeos e apresentações no PowerPoint.

3: Não existe recreio
Pois é, isso acabou na faculdade. As aulas vão rolando uma atrás da outra. Bom, na verdade mesmo todo mundo dá um pulo na cantina pra tomar um cafezinho ou comer alguma coisa entre os horários, inclusive os professores.

Começando pelos tamanhos, temos:
Caderno universitário - 20x28cm. Caderno colegial - 18x24cm.

O primeiro ponto é separar um ambiente para os estudos que seja confortável e que permita deixar seus materiais organizados. Assim, fica mais fácil estabelecer uma rotina de estudos e fazer seu tempo render mais, já que você não precisa ficar procurando cadernos, textos e outros itens.

Os programas disciplinares e os currículos de trabalhos devem ter um espaço de destaque no caderno, além de marcações que lembrem os horários em que deverá estudá-los. Também utilize tópicos para destacar itens, além de separá-los em listas, usar subtítulos, sublinhar palavras, entre outras estratégias semelhantes.

Confira algumas dicas nos tópicos a seguir:

  • Dê aulas particulares.
  • Venda doces ou salgados.
  • Cuide de animais.
  • Revise Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.
  • Seja um revendedor.
  • Venda produtos que você não usa mais.