Como organizar a minha vida?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

5 dicas para organizar a vida (sem usar força de vontade)

  1. Comprometa-se com quem você quer ser.
  2. Crie seu ambiente em torno desse compromisso.
  3. Elimine decisões desnecessárias.
  4. Conheça (e se proteja de) seus gatilhos.
  5. Conte com o apoio à sua volta.
  6. Dica para organizar sua vida: o que fazer agora.

Como fazer um plano de vida

  1. Faça uma autoavaliação. Antes de começar a planejar, pode valer a pena avaliar onde está sua vida atualmente. ...
  2. Tenha uma visão clara. ...
  3. Defina suas prioridades. ...
  4. Escreva metas SMART. ...
  5. Estabeleça um plano de ação. ...
  6. Recompense-se. ...
  7. Deixe espaço para ajustes. ...
  8. Peça apoio.

Como se organizar de dentro pra fora

  1. Perdão. O primeiro passo para essa limpeza interna está no perdão. ...
  2. Cura da criança interior. Esse é um importante passo para uma limpeza emocional e é um processo mais aprofundado que acontece no coaching. ...
  3. Escrever. ...
  4. Criar (e seguir) suas rotinas. ...
  5. Meditar.

Um quarto bagunçado pode ser o resultado de diversos fatores. Pode significar falta de tempo em manter o espaço arrumado e limpo. Pode ser sinônimo de que você esteja muito atarefado, ou pode ser o resultado de filhos pequenos em casa — onde nem sempre é possível arrumar na mesma velocidade com que eles bagunçam.

A desorganização pode surgir tanto da falta de tempo quanto da falta de vontade, ou, ainda, quando a pessoa considera que têm coisas mais importantes para fazer e a organização vai ficando de lado.

Nota geral de organização da mente – é necessário tirar tudo o que tem na cabeça e colocar no papel, isso vai esvaziar a mente e dar outra perspectiva e ânimo para realizar as tarefas e manter-se sã. Determine tempo para cada coisa que for fazer, isso vai gerar confiança e foco.

5 dicas para quando você tiver muitas coisas para fazer

  1. Use este fato como uma oportunidade para praticar mindfulness. ...
  2. Perceba que você não pode fazer tudo o que precisa agora. ...
  3. Escolha uma tarefa de maior impacto como foco. ...
  4. Esteja presente nestas tarefas, com intenção. ...
  5. Pratique o desapego, com um sorriso.

Sim, muitas vezes não damos conta de tudo o que nos propusemos a fazer hoje. E acredite: isso nos torna, ainda mais, perfeitamente normais. Em minhas consultorias, atendo a vários tipos de mulheres normais, e todas elas são muito diferentes: umas trabalham fora, outras não.

Acordar sempre no mesmo horário, por exemplo, é uma boa dica para manter o seu sono regulado. Faça pequenas alterações, mas mantenha a base de horários, alimentação e costumes como os feitos durante a semana. Com uma rotina da manhã ajustada para seus hábitos, você terá dias se mais produtivos e tranquilos.

Isso significa que você precisará encontrar uma maneira de organizar, monitorar e planejar as atividades do seu dia.
...
Saiba mais: 3 dicas para organizar o seu espaço de trabalho!

  1. Conheça seus objetivos. ...
  2. Priorize suas atividades. ...
  3. Aprenda a dizer NÃO. ...
  4. Planeje o dia seguinte. ...
  5. Elimine as distrações. ...
  6. Delegue tarefas.

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Nós adoramos ao Pai com as escolhas que fazemos diariamente, com a forma que passamos nosso tempo tão valioso, com os nossos pensamentos e com a maneira que tratamos o nosso próximo.

As três dimensões do projeto de vida
As três dimensões a serem desenvolvidas no projeto de vida são: pessoal (autoconhecimento), social (vida em sociedade) e profissional (mundo do trabalho).

A elaboração de um Projeto de Vida pressupõe elementos muito importantes, como a definição de uma visão de futuro; sonhos; compromisso e engajamento e sentido. Aprender a projetar uma visão de si mesmo no futuro é necessário porque é ela que nos ajuda a definir onde queremos chegar.

De maneira bem simples e objetiva, construir um Projeto de Vida consiste em documentar os sonhos, metas, objetivos, desejos e ambições do jovem em relação ao seu futuro. É também onde escrevemos tudo aquilo que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos.

É fato que a casa suja atrai energia negativa, além de ser desagradável para quem vê. Por isso, manter o ambiente limpo e arrumado traz sensação de leveza e calmaria, como também faz com que tudo seja encontrado de forma fácil.

Ou seja, guardar entulhos, velharias e ambientes bagunçados é um convite a uma vida sem novidades e estagnada. E sabe de quem é a culpa: sua. Ou seja, a cura só depende de você arrumar a bagunça já.

Saiba: a desorganização pode ser um sinal de transtorno na saúde mental. Depressão, ansiedade e estresse estão entre os problemas relacionados a ambientes e tarefas confusos.

“Em muitos casos, a desorganização representa a falta de motivação do indivíduo para agir, o que é um dos sintomas da depressão”, descreve Laís Ribeiro. “O estresse pode ser uma consequência da bagunça se a sensação de ingerência sobre a própria vida se torna um grande fardo.

Confira essas 5 Dicas para acabar com a desorganização:

  1. Assuma que você tem um problema. Alimentar suas desculpas só irá gerar ansiedade e procrastinação. ...
  2. Vença suas próprias desculpas. A sua mente tem um poder incrível! ...
  3. Pratique o desapego. ...
  4. Procure ajuda. ...
  5. Compreenda a diferença entre arrumar e organizar.

Reflita bem sobre este assunto e procure alinhar os seus pensamentos e sentimentos com a realidade que deseja criar. Pensando deste modo, a nossa realidade futura também será a manifestação dos nossos pensamentos presentes. Por isso é muito importante que escolhamos sempre o melhor modo de se pensar. Pense nisso.