Como orar e jejuar por um propósito?

Perguntado por: ehilario4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Pai, peço-te a graça de entender que sou um peregrino nesta Terra. Que eu me lembre de que mesmo possuindo bens nada me pertence, pois tudo que tenho foi o Senhor que me deu. Livra-me do meu egoísmo e do meu orgulho! Por meio deste jejum, livra-me dos maus hábitos, aplaca minhas paixões, faze-me crescer nas virtudes.

O jejum que agrada a Deus e que nos é proposto como prática quaresmal inclui obra de caridade, é cobrir o que está nu, levar o consolo aos doentes, dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede. Esse é o jejum verdadeiro que brota de um espírito contrito.

Fale com o coração e compartilhe suas esperanças e desejos, bem como suas preocupações e problemas. Você pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie a Ele tudo o que está em sua mente, reconhecendo que a sabedoria e o tempo Dele são maiores do que os seus. Você pode perguntar o que Ele quer que você faça.

Quando estamos em jejum, nosso corpo entra em estado de alerta, e todo o sangue é direcionado para os órgãos vitais: coração, cérebro e pulmão. Quando o fluxo sanguíneo é direcionado para esses órgãos acontece, como consequência, ocorre uma limpeza do trato intestinal, pois ele encontra-se sem nutrientes.

Não há regras fixas na Bíblia sobre quando jejuar ou qual tipo de jejum praticar, isto é algo pessoal. 1 dia – O jejum do Dia da Expiação. 3 dias – O jejum de Ester. 7 dias – Jejum pela morte de Saul.

O jejum de palavras consiste na prática do silêncio, na abstinência da fala, em não se comunicar, mas também em não assistir televisão, navegar na internet ou ler.

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Salmos 69:10 Com jejum e muitas lágrimas afligi minha própria alma, e isso ainda mais os enfureceu. Com jejum e muitas lágrimas afligi minha própria alma, e isso ainda mais os enfureceu. Quando chorei e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas.

O profeta também fala que, ao lado desses preceitos, o jejum que agrada a Deus é repartir o pão com o faminto, acolher os pobres e os peregrinos, cobrir o que está nu. Dessa forma, nós nos tornamos solidário com a nossa própria carne. A perspectiva cristã do jejum é justamente esta.

“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá” (2 Crônicas 20:3). O jejum possibilita um melhor discernimento espiritual e deve ser acompanhado de estudo da Bíblia e oração.

A resposta é sim, você pode orar deitado. Nenhuma entidade espiritual, seja Deus, Jesus Cristo, santos, orixás ou Anjos da Guarda ou outras divindades de outras religiões não se importam em sua postura na hora de rezar. Por isso, você pode orar deitado.

Mantenha o hábito de orar mesmo e, principalmente, nesses períodos. Primeiramente, porque só Deus, que é amor, nos ajuda a passar por esses momentos da melhor forma. Também porque é preciso repetir uma determinada ação se quisermos que ela se transforme em um hábito consistente. “Orai sem cessar.

5 orações para rezar todo dia

  • Vinde Espírito Santo. Essa oração restaura todas as nossas energias, pois ela é um verdadeiro clamor ao Espírito Santo, um pedido para que Ele encha todos os corações, inclusive o nosso. ...
  • A Cruz de Jesus. ...
  • Oração de São Bento. ...
  • Santo Anjo. ...
  • Consagração a Nossa Senhora.

Tecnicamente, o nosso corpo não entra em "estado de jejum" até que se passem oito horas desde a nossa refeição mais recente. É o tempo que o corpo precisa para absorver todos os nutrientes da comida.

Ester, suas criadas, Mardoqueu e todos os judeus de Susã passaram três dias sem comer nem beber nada (Ester 4:15-17). O jejum de Ester foi um jejum mais radical, que só deve ser feito, no máximo, por três dias. Ficar mais tempo sem comer nem beber é muito perigoso para a saúde.

Pode beber água? Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue.

A Bíblia fala sobre três tipos principais de jejum de alimentos: o jejum total, o jejum com água e o jejum parcial. Também temos exemplos de abstenção de outras coisas da vida cotidiana, que poderão ser considerados jejum.

Na Bíblia encontramos alguns tipos de jejum:

  • 1) Jejum parcial Abster-se apenas de alimentos sólidos. Neste caso a pessoa que jejua ingere apenas água. ...
  • 2) Jejum total Abster-se de alimentos líquidos e sólidos. ...
  • 3) Jejum parcial Abster-se apenas de alguns alimentos.

O jejum atinge uma necessidade básica do nosso corpo, que é o alimento, para nos ajudar a nos desprendermos desse mundo e podermos nos focar no mundo espiritual. Ao jejuarmos também fortalecemos a nossa fé e nos tornamos mais suscetíveis à voz do Espírito Santo.

Enquanto a consagração envolve renunciar a tudo o que não está em conformidade com a vontade de Deus, o jejum envolve especificamente a abstinência de alimentos ou outras necessidades físicas.