Como orar de forma correta?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

Interceder é pedir algo em favor de uma outra pessoa. É colocar-se entre Deus e alguém, rogando pela sua causa e necessidade, como São Tiago nos exorta a fazer: “orai uns pelos outros para serdes curados. A oração do justo tem grande eficácia” (Tg 5,16).

Confira algumas práticas que vão ajudar você nessa missão!

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Alimente-se da Palavra
“A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Você provavelmente conhece esse versículo e é fundamental que ele seja uma realidade na sua rotina. Alimentar-se da Palavra de Deus é um dos principais caminhos para que sua fé possa crescer de forma saudável.

Comece a orar
Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. Uma boa maneira de começar é dirigir-se a Deus chamando-o pelo seu nome. Pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

Um dia, Jesus estava orando em certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos”.

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta. Importante: existe a oração do Pai Nosso, mas a pessoa reza o Pai Nosso.

Quando oramos, nos conectamos com Deus com as mais diversas intenções possíveis: agradecer, pedir por uma benção, um milagre ou uma orientação. A oração é, na maioria das vezes, mais pessoal. A intercessão é colocar-se em oração por outra pessoa; é criar uma ponte entre aquele que precisa da oração e Deus.

O ministério da intercessão (Salmos 113.4-6)

Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe.

Você pode orar em voz alta ou mentalmente.

Que Deus os abençoe. Que a paz que Ele prometeu esteja com vocês hoje e para sempre, em nome de Jesus Cristo. Amém.

É na quietude de nossa alma que nos conectamos com Deus e ouvimos aquilo que ele tem a nos dizer. Por isso, é importante que, mesmo em meio a uma rotina corrida e puxada, busquemos um momento de silêncio em nossos dias. Desligue seus aparelhos eletrônicos e avise seus familiares e amigos sobre seu momento de meditação.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

Comunhão e crescimento espiritual
Orar contribui para que estejamos sempre ligados nos assuntos relacionados ao Reino de Deus e alinhados com Sua perfeita vontade. É importante também para estimular o crescimento e amadurecimento espiritual.

Planeje-se
Quando percebemos, o dia passou e não conseguimos orar. Sendo assim, é fundamental reservarmos um tempo todos os dias para a oração. Faça dela uma atividade inegociável. Isso garante mais consistência nas preces e um relacionamento mais íntimo com nosso Pai.