Como optar pela tarifa branca o consumidor pode reduzir o valor pago na conta de luz?

Perguntado por: ebarreto . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

A tarifa branca só será vantajosa para quem conseguir reduzir ou, até mesmo, “deslocar” o consumo de energia do horário de ponta para o fora de ponta. Caso contrário, a opção pela tarifa branca poderá resultar emaumento no valor da conta de luz.

Como fazer a conta de luz ficar mais barata?

  1. Não esqueça de apagar as luzes. Saiu de um cômodo, apague a luz. ...
  2. Desligue da tomada os aparelhos sem uso. Aparelhos conectados à tomada, mesmo desligados, gastam energia. ...
  3. Prefira equipamentos com etiqueta de consumo econômico. ...
  4. Aposte em energia renovável.

Os percentuais de redução variam entre 0,50% e 5,26% e não beneficiam a totalidade de consumidores de cada estado, apenas aqueles atendidos pelas distribuidoras que foram alvo da decisão da agência reguladora.

Se está interessado em aderir à Tarifa Branca, procure a distribuidora que o atende. Ela deverá, em até 30 dias, substituir o medidor de energia. Se mudar de ideia, em até 30 dias você poderá retornar à Tarifa Convencional.

As famílias com renda mensal de até três salários e que possuam membros portadores de doença ou deficiência, cujo tratamento médico demande o uso continuado de aparelhos com alto consumo de energia elétrica, também podem solicitar o desconto.

Se o consumidor adotar hábitos que priorizem o uso da energia fora do período de ponta, diminuindo fortemente o consumo neste horário e no intermediário, a opção pela Tarifa Branca oferece a oportunidade de reduzir o valor pago pela energia consumida.

Devo mudar para a Tarifa Branca? A adesão da Tarifa Branca favorece aqueles consumidores que podem consumir energia majoritariamente entre no horário fora ponta e reduzir drasticamente o consumo entre 15h30 e 20h30. Caso contrário, o valor da conta de energia pode vir mais alto!

Segundo o especialista, é muito importante que o consumidor, antes de optar pela tarifa branca, conheça seu perfil de consumo, caso contrário, ela pode ser uma armadilha. “O grande desafio é que, na prática, as pessoas tem pouca sensibilidade de quanto elas usam de energia por dia.

Desde o início de 2022, quem está inscrito no Cadastro Único e está de acordo com os demais requisitos para ter direito à tarifa social de energia, recebe o desconto de forma automática na conta. Dessa forma, não é necessário que as famílias solicitem o desconto junto à distribuidora de energia elétrica.

Saiba como proceder a cobranças abusivas

  1. Tenha os comprovantes sempre em mão. ...
  2. Procure pela empresa que está realizando as cobranças abusivas. ...
  3. Procure ajuda nos Órgãos de Defesa do Consumidor. ...
  4. Entrar com ação em caso de dívida com mais de cinco anos.

O primeiro passo é entrar em contato com a sua distribuidora de energia. Busque os canais oficiais e se questione sobre como a medição de sua conta foi realizada. Peça detalhes de como ela chegou no valor cobrado. Caso seja por estimativa, o consumidor pode informar os números apresentados no relógio.

Como pedir revisão do valor da conta
Caso o cliente não concorde com o valor da conta, ele deve questionar primeiramente a própria empresa fornecedora de energia. No caso da Enel, isso pode ser feito por meio do site da empresa.

Porém, se a bandeira do momento for a mais cara (bandeira vermelha ou vermelha 2, por exemplo), fazer um consumo consciente continua sendo essencial. Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia.

O pedido de adesão só poderá ser solicitado pelo titular da Unidade Consumidora em uma de nossas lojas de atendimento ou pelo call center. O cliente que optar pela Tarifa Branca deverá formalizar o pedido, assinando o termo de compromisso da modalidade tarifária.

O horário de ponta é, por definição, o período do dia em que ocorre um pico na demanda por energia elétrica. No Brasil, em razão dos hábitos da população, esse horário costuma ocorrer entre 17h e 21h.