Como operar a asa de uma ave para não voar?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O corte pode ser feito no limite das penas de contorno, de modo que ficarão escondidas pelas penas de cobertura. Assim, ao segurar a ave bem firmemente, delimita-se a asa com os dedos, para que a pele não seja lesionada, e efetua-se o corte com uma tesoura, de preferência, pena a pena.

Use uma tesoura para cortar as penas primárias em cada asa, logo abaixo das penas de proteção (penas pequenas) que recobrem as penas de voo (primárias). Você pode cortar de 6 a 8 penas de voo de ambas as asas.

O descuido com as asas da ave gera consequências graves. Após o corte inadequado, a ave fica mais vulnerável aos acidentes e há uma parte da pena exposta, além disso, o chamado “canhão” é repleto de sangue.

O corte das asas de aves é o processo controverso de cortar as penas primárias das asas de uma ave ou as penas que a permitem voar para que ela não seja totalmente capaz de voar, até que ela troque, solte as penas cortadas e tenha crescidas novas penas em seu corpo.

Enrole-o em uma toalha.
Ele se sentirá muito melhor assim. Isso ajudará a manter o animal calmo e evitará que ele se mova e se machuque mais. Ao enrolá-lo na toalha, tente proteger a asa machucada. Com delicadeza, posicione a asa contra o corpo do pássaro (nunca a dobre) e envolva-o na toalha.

O custo médio para realizar o procedimento é entre R$100 e R$500. No entanto, é importante notar que esse custo pode ser maior, dependendo do estado de saúde da ave e dos materiais necessários para realizar a cirurgia. Quanto custa para cortar a asa da calopsita?

Sendo assim, o corte das asas só deverá ocorrer em aves mansas e que se dêem bem com esse procedimento. Além disso, não se deve aparar as penas de pássaros filhotes que não aprenderam a voar, pois isso pode comprometer o crescimento das asas. Por fim, o corte só será válido para evitar a fuga da ave.

Como já falamos, a galinha da angola pode sim voar. Mas se você não vai mantê-los presos na maior parte do tempo, não se esqueça de cortar as asas. Faça esse procedimento com cuidado, você pode cortar apenas a parte onde não há vasos sanguíneos.

Na finalização do amansamento da calopsita, é possível deixar as penas dela crescerem normalmente, o que leva em torno de um ano.

O olfato também funciona como um repelente para os passarinhos. Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves. Você pode comprar alguns repelentes prontos, mais indicados para ambientes menores, com consistência líquida ou em pequenos sachês.

Aves não voadoras são as que se derivaram para incapacidade de voar. Há mais de 40 espécies existentes, incluindo os ratitas bem populares conhecidos (avestruz, emu, casuar, ema e quiuí) e pinguins.

Aproxime-se da gaiola lenta e calmamente até que o pássaro fique apreensivo. Quando ele começar a agir como se estivesse com medo, pare de se aproximar. Não vá para trás; apenas fique parado. Espere até que a ave se acalme.

Caso esteja machucado, procure imediatamente o serviço médico veterinário”, explica Tabatha. Procure em volta do local onde o passarinho foi encontrado, para ver se o ninho ainda está perto. Caso não consiga encontrar e seja necessário cuidar desse animal, saiba que precisará de tempo e muita disposição.

A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral.