Como Omcilon age na afta?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? A triancinolona acetonida, princípio ativo de OMCILON-A ORABASE, é um corticosteróide sintético que possui ação antiinflamatória, antipruriginosa e antialérgica (age diminuindo a inflamação, coceira e reações alérgicas da mucosa oral).

OMCILON-A ORABASE (triancinolona acetonida) é um corticosteroide sintético que possui ação anti-inflamatória atuando no alívio temporário de sintomas associados com lesões inflamatórias orais e lesões ulcerativas resultantes de trauma.

Por conter um corticosteroide, Omcilon-A Orabase é contraindicado na presença de infecções fúngicas, virais ou bacterianas da boca ou garganta, por exemplo, tuberculose e lesões causadas por herpes.

Por que as aftas doem tanto? As aftas são lesões ulceradas: há exposição do tecido conjuntivo, que é rico em vasos e nervos, o que provoca dor. Além disso, o quadro pode ser agravado por infecções causadas por microorganisrnos do meio bucal.

Houver sinais de infecção; Estiverem associadas à febre e à perda de peso; Demoram a desaparecer; A dor persiste mesmo com o uso de medicamentos.

A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz. As aftas que demoram mais tempo para curar são aquelas que surgem em locais onde há contato constante com os dentes ou com alimentos, sofrendo traumatismos repetidos ao longo do dia.

Essa pomada para afta age como um anti-inflamatório, antibiótico, analgésico e estimula a produção de novas células. Desse modo, ela atua aliviando o incômodo, mantendo a afta livre de microrganismos e auxilia na sua recuperação.

Acetonida De Triancinolona 1 mg | Tratamento De Aftas | EMS. Lesões inflamatórias orais, lesões ulcerativas resultantes de trauma e tratamento de aftas.

Neolon D 1,0mg/g + 2,5mg/g + 0,25mg/g + 100000UI/g, caixa com 1 bisnaga com 30g de creme de uso dermatológico.

Aplicar uma pequena quantidade (cerca de 6 mm) de Omcilon-A Orabase, sem esfregar, sobre a lesão até que se desenvolva uma película fina. Pode ser necessária quantidade maior para cobrir algumas lesões. Para melhor resultado, usar apenas a quantidade suficiente para cobrir a lesão com uma película fina.

OMCILON-A M (triancinolona acetonida + sulfato de neomicina + gramicidina + nistatina) pomada é apresentado em embalagens contendo 1 tubo com 30 g. Cada grama de pomada contém 1,0 mg de triancinolona acetonida, 2,5 mg de neomicina base (adicionada como sulfato), 0,25 mg de gramicidina e 100.000 UI de nistatina.

Os medicamentos mais usados para o tratamento de afta são:

  • Gingilone.
  • Hexomedine.

A maioria das aftas, que tem até 1 centímetro de diâmetro, desaparece entre sete e 14 dias. As maiores podem demorar cerca de 30 dias para sarar, mas esse tipo é bem mais raro. O diagnóstico é feito com base no exame clínico detalhado, e o tratamento em geral é focado no controle da dor.

O uso de pomadas, como Gingilone ou a Omcilon-a Orabase também pode ser uma solução para cicatrizar a ferida. São de uso infantil e podem ser engolidas sem risco, mas requerem uma frequência maior para terem efeito.

O primeiro é mais discreto, dificilmente notado pela pessoa, mas que pode gerar formigamento, ardência e pouca dor. O segundo estágio – mais longo e sintomático – gera dores mais fortes e ardência (esse período dura em média de 5 a 15 dias). O terceiro e último consiste no período de cicatrização.

A leucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e pode surgir no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha.

De acordo com a nutricionista, embora na literatura científica não exista um alimento específico que vai causar afta, o recomendado é, se estiver com afta, evitar os alimentos muito quentes ou gelados, por piorarem a sensação de dor, e os alimentos ácidos, como limão, laranja, abacaxi, pimenta, café, chocolate e ...

As causas precisas das aftas ainda não são conhecidas, mas alguns fatores podem contribuir para o aparecimento das lesões, como o consumo de alimentos picantes ou ácidos, estresse, mudanças hormonais, predisposição genética e refluxo gástrico, além de traumas na boca, queimaduras e presença de vírus ou bactérias.

Muita gente nem sabe o real motivo do aparecimento dessas feridas, mas, de acordo com dentistas e estomatologistas, elas podem estar relacionadas com a baixa imunidade, um trauma causado pela escovação bruta ou pelo aparelho ortodôntico desajustado, e até mesmo com a sua alimentação.

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.