Como oleiro que transforma o vaso?

Perguntado por: arodrigues9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A moldagem do Barro: O oleiro o coloca sobre as rodas, vai amassando de dentro para fora num movimento circular e dando forma, em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro.

4 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. 5 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?

O Senhor moldou com amor a vida do profeta Jeremias, e isso nos lembra como Ele pode moldar a vida de cada um de nós. Seu nome significa “Jeová exaltará”, e embora tenha sido valente no serviço ao Senhor, o profeta Jeremias passou por muita angústia de espírito.

Quando o oleiro, pacientemente, molda um vaso, é natural que ele apresente alguns defeitos. Então, cabe a esse profissional decidir se aquele vaso continuará com as imperfeições ou se ele será remodelado. Da mesma forma Deus trabalha em nossas vidas.

Como vaso nas mãos do Senhor, somos vaso em construção, pois Ele está aperfeiçoando nossa vida. À medida que trabalha nela, ao mesmo tempo Ele faz dela um instrumento de bênçãos em Suas mãos. Levando em conta que somos vaso de barro, é preciso que nos cuidemos, assim como permaneçamos nas mãos do Senhor.

Descer, nesse versículo, é nos arrepender, nos humilhar para termos a presença do Pai. Cristo deseja ver em nós uma reação de um genuíno arrependimento. O nosso Senhor, além de nos proporcionar acesso a Sua Casa, também é um Deus que está constantemente trabalhando a favor de nós.

adjetivo Que se moldou. Copiado por molde, modelado.

Os vasos eram usados para guardar alimentos e outros itens valiosos. Também havia um uso metafórico da palavra, conforme se vê por exemplo Paulo em 2 Coríntios 4:7 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nó”.

Você já viu um oleiro formando um vaso? Ele pega no barro, sem forma, coloca na roda e, pouco a pouco, vai moldando a forma do vaso. É assim que Deus quer agir em nossas vidas, nos transformando em algo muito mais bonito, que sozinhos não conseguimos ser.

'Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel'" (Jeremias 18:1-6). Nesta parábola, de acordo com a interpretação dos cristãos, o oleiro seria a figura do próprio Deus, dotado de misericórdia e paciência e responsável por, aos poucos, moldar as imperfeições das pessoas.

Os ceramistas ou oleiros atuam principalmente em empresas de fabricação de produtos de minerais não-metálicos, de reciclagem e construção. Também trabalham no comércio por atacado e intermediários do comércio.

No capítulo 18, foi ordenado a Jeremias que fosse à casa do oleiro. Quando o oleiro faz um objeto que não fica do jeito que ele queria, ele joga o barro de volta sobre a roda e tenta novamente. O Senhor disse que todo o povo era como o barro trabalhado pelo oleiro, e que Ele estava trabalhando novamente o povo de Judá.

Keil. (6-10) Em Jeremias 18:6-10 o Senhor revela ao profeta a verdade que está no tratamento do oleiro ao barro. O poder que o oleiro tem sobre o barro para remodelar, de acordo com seu prazer, o vaso que ele formou com ele e deu errado; o mesmo poder que Deus possui sobre o povo de Israel.

É Ele quem nos convence das nossas falhas e faz com que aceitemos as orientações que direcionam a nossa vida na Obra. O barro, como o homem na presença do Senhor, precisa estar sempre úmido, ou seja, cheio do Espírito. É preciso lembrar que o oleiro é o Senhor, e o ministério as suas mãos.

Vaso é uma pessoa muito usada por Deus em profecia, em revelação, em mistério, na palavra ensinada e etc. Seja vaso de Deus. Deus quer te usar, vaso.

15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. 16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

-INTRODUÇÃO: Existem diversos tipos de vasos: para uso honroso, não especificando se é de ouro, de prata, de bronze, ou de barro, mas tem que estar santificado. Deus ungiu a cada um de nós para ser vasos valorosos de barro cheios de azeite descido das mãos do Sr. nosso Deus (II Coríntios 1.21).

O processo produtivo da indústria de cerâmica vermelha é simples e se constitui basicamente das etapas de extração, desintegração, mistura das argilas; após, a massa passa por laminação, extrusão, corte, secagem, queima; e, finalmente, inspeção, estocagem e expedição do produto.

Introdução. Durante o reinado do rei Josias, Deus chamou Jeremias, explicou a ele que havia sido preordenado a ser profeta para as nações do mundo e pregar arrependimento ao reino de Judá, ao sul. O povo havia rejeitado o Senhor e estava adorando a outros deuses.