Como Oiticica pensava Os Parangolés?
De acordo com Oiticica, o Parangolé é a incorporação do corpo na obra e da obra no corpo. Há aqui uma necessidade de “expressão-total”, onde espectador e obra não mais se distanciem na praticidade do diálogo, mas que seja esse diálogo aqui procurado pela participação por “atos” desse espectador.
Qual a colaboração do artista Hélio Oiticica nos Parangolés?
Série Parangolés (meados da década de 60)
Os trabalhos são fruto de seu envolvimento com a dança e a música, que se tornam mais intensos depois que o artista passa a frequentar e colaborar com a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro, em 1964.
Como se deu a participação de Hélio Oiticica com a Tropicália?
Esse trabalho foi a grande inspiração para a criação estética do movimento tropicalista das décadas de 60 e 70. Nessa obra era possível encontrar elementos típicos da cultura popular brasileira, como areia, arara, capas de parangolé e plantas, que subverteriam a ordem da estética pura do modernismo europeu.
Por que Hélio Oiticica criou os Parangolés?
O que são os Parangolés e qual o seu significado
Em um de seus relatos ele afirmou que o interesse dele pela arte, ritmo e dança veio por uma necessidade de desintelectualização, ou seja, ele ansiava pela necessidade de ter livre expressão. Por isso, para ele o Parangolé se tornou um meio de expressão artística.
Como os Parangolés eram utilizados?
Os Parangolés foram criados para serem experimentados: ou a pessoa os veste e se move com eles, ou só vê em movimento quando eles são vestidos/levados por um outro participante.
Qual foi a inspiração para a produção dos Parangolés?
Os Parangolés surgiram como uma proposta em muitas etapas: cortar, escolher tecidos, vestir-se de panos, mover-se com aquelas vestimentas, tornar-se criança tal como Hélio assim o desejava. Como vestir a roupa dos pais e brincar. O aspecto lúdico e o estado de infância da proposta envolveu a todos.
Como é o Parangolé em homenagem a Mangueira?
Encontro com a Mangueira, seus carros alegóricos e fantasias, transformou a obra do artista plástico durante a ditadura. Tudo é o parangolé. Atar as duas pontas do mesmo tecido, até que pano e paisagem sejam uma superfície só: a paisagem, ela mesma.
Qual é o tipo de arte de Hélio Oiticica?
- Pintura
- Arte de instalação
Quais são as características da obra Tropicália de Hélio Oiticica?
A obra pode ser descrita como um ambiente labiríntico composto de dois Penetráveis, PN2 (1966) - Pureza É um Mito, e PN3 (1966-1967) - Imagético, associados a plantas, areia, araras, poemas-objetos, capas de Parangolé e um aparelho de televisão.
O que são Parangolés e como surgiram?
Os Parangolés surgiram como uma proposta em muitas etapas: cortar, escolher tecidos, vestir-se de panos, mover-se com aquelas vestimentas, tornar-se criança tal como Hélio assim o desejava. Como vestir a roupa dos pais e brincar. O aspecto lúdico e o estado de infância da proposta envolveu a todos.
O que significa a frase seja marginal seja herói?
Abaixo da representação, há a frase "seja marginal, seja herói". O corpo morto está prostrado, vulnerável, disposto como se fosse uma cruz, invertida. A obra celebra a figura do "marginal", desprezada pela sociedade conservadora e dominante.
Qual a importância de Hélio Oiticica para a arte brasileira?
Foi também Hélio Oiticica quem fez o penetrável Tropicália, que não só inspirou o nome, mas também ajudou a consolidar uma estética do movimento tropicalista na música brasileira, nos anos 60 e 70. Oiticica o chamava de "primeiríssima tentativa consciente de impor uma imagem 'brasileira' ao contexto da vanguarda".
Qual era o objetivo da obra Tropicália?
A obra demonstrava o desejo de Hélio de dar à arte contemporânea um caráter especificamente brasileiro. O artista introduziu nesse trabalho a desordem, a criatividade e a coletividade das experiências vividas, injetando uma “realidade brasileira” para subverter a “pureza” do modernismo europeu.
Qual o principal objetivo do movimento Tropicália?
Indo contra as músicas que eram feitas na época, como a Bossa Nova e a Música Popular Brasileira, o Tropicalismo visava mudar o cenário da música e da cultura brasileira. Tendo nascido em meio ao regime militar de 64, o ritmo surgiu como uma forma de expressar a opinião, coisa que não era fácil na época.
O que a arte Oiticica buscava?
Hélio Oiticica buscou a superação da noção de objeto de arte como tradicionalmente definido pelas artes plásticas até então, inspirado na teoria do não-objeto de Ferreira Gullar.
Quem criou o termo Parangolé?
Hélio Oitica
O termo que deu nome à turma – Parangolés – conceitua uma proposta idealizada pelo artista brasileiro Hélio Oitica, que se permitiu pensar a arte para além dos objetos, deslocando-a para as experiências e para os sentidos.
Como e quando surgiu o Parangolé de Oiticica?
Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960. Considerado por Hélio Oiticica a "totalidade-obra", é o ponto culminante de toda a experiência que realiza com a cor e o espaço.
Quem usa os Parangolés atualmente?
Parangolé, sob os vocais de Leo Santana, em apresentação no Carnaval de Salvador no Largo do Farol da Barra (Bahia) em 2012. É atualmente liderada por Tony Salles e é conhecida principalmente pelo single "Rebolation".
Quais são os materiais usados no Parangolés?
- Retalhos de tecidos (de diversos tamanhos, cores e texturas). - Retalhos de outros materiais maleáveis: plástico, EVA, borracha... - Linha, cola de tecido, fita adesiva dupla face.