Como oferecer maçã na introdução alimentar?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

para bebês que estão iniciando a introdução alimentar. de forma se descasque. corte e coloque para cozinhar no vapor. sempre. veja se já está cozida e macia com a ajuda de um garfo.

meses comendo a maçã sem nenhum dente. Morro de medo de maçã crua, cenoura crua, pera dura.. Oferecer a maçã cozida no vapor, assada, grelhada..

5 – Maçã A maçã é uma excelente opção também. Pode ser oferecida raspada, na colher, ou então cozida quando a família opta pelo BLW. Maçã crua inteira pode ser muito perigosa para bebês pequenos.

5) Como oferecer? Após os seis meses, o pai ou a mãe podem oferecer frutas amassadas ou raspadas, levando até a boca do bebê com a colher. Quando os dentinhos começarem a aparecer, elas podem ser oferecidas em pedaços (seguindo os modelos de corte da abordagem BLW, que falaremos em outro artigo), ou até mesmo inteiras.

Como oferecer frutas para bebê? A melhor forma de começar a introdução alimentar com frutas, é amassando a fruta até formar uma espécie de papinha. Dessa forma, o bebê começará a se adaptar a textura mais consistente do alimento.

Opções cítricas (como laranja, limão, mexerica, tangerina, abacaxi e maracujá) nem sempre são adequadas para bebês pequenos. Seu sabor pode não ser tão bem recebido, além delas apresentarem maior potencial alergênico. Por essa última razão, o mais seguro é aguardar até o primeiro ano de vida do bebê para oferecê-las.

Não existem frutas proibidas
O bebê pode comer todas, inclusive morango e kiwi. Muitas mães ficam em dúvida se podem ou não as oferecer. Agora você já sabe, pode oferecer sem medo.

Você pode dar preferência, pelo menos no inicio, às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Frutas da época e orgânicas também devem ser priorizadas. A banana é muito rica em fibras, potássio e vitamina C. É uma das frutas mais bem aceitas pelos bebês, já que é adocicada como o leite materno.

Maçã Assim como a banana, a maçã é uma fruta para bebê que faz sucesso. Ela deve ser oferecida raspada, já que é dura demais para o bebê que ainda não tem todos os dentes. Se quiser estimular o contato do bebê com o alimento, você pode cozinhar a maçã e oferecer em pedaços maiores.

Maçã: Procure as mais firmes e coloridas. Evite as que estiverem amolecidas, com manchas ou machucadas. As variedades Gala e Fuji são firmes, crocantes, suculentas e doces. As maçãs verdes costumam ser mais ácidas e azedinhas.

De modo geral, o corte BLW deve ser sempre pelo comprimento dos alimentos, fazendo com que tenham um pedaço para a criança segurar e para comer. Deixar um pedaço da casca facilita a pega em algumas frutas, como a banana e a manga. A textura também é importante observar.

A partir do 6º mês devem ser oferecidas papas no almoço ou no jantar, com cereais ou tubérculos, vegetais frescos, proteína animal e feijões, e nas pequenas refeições, papa de frutas frescas.

6 meses completos
Escolha um horário da manhã e comece a oferecer uma fruta amassadinha por dia (1 pêra pequena, 1 maçã pequena, 1 kiwi médio, 2 unidades de banana prata, 4 colheres de sopa de abacate são algumas sugestões).

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

A partir dos seis meses de idade, as frutas podem ser oferecidas duas ou três vezes ao dia, como complemento ao leite materno nas refeições. Nenhuma fruta é contraindicada nessa fase, no entanto é preciso ficar atento quanto às que são ácidas ou cítricas, principalmente se houver histórico de alergias na família.

A partir da introdução alimentar, por volta dos seis meses, o bebê já pode comer ovo. Já houve muita discussão sobre oferecer ou não ovos para crianças. Mas, com o avanço de estudos em relação a alergias, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) hoje é que o ovo pode ser oferecido já aos 6 meses.

Outros sabores para seu danoninho de inhame para bebês de 6 meses ou mais. O danoninho de morango é o mais conhecido, mas é possível criar muitos outros sabores a partir do inhame. Dessa forma, você faz diferentes combinações para seu bebê provar sabores variados.

Como oferecer o arroz
Até aos 9 meses, ou até o bebé conseguir fazer o movimento de pinça, coza muito bem o arroz, amasse os grãos com um garfo e forme bolas ou croquetes de arroz e sirva ao bebé.