Como ocupar o tempo de um idoso?

Perguntado por: vcorte3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Fazer trabalhos manuais, aproveitar para ler livros e assistir a filmes, participar de jogos na internet, se distrair com outros assuntos para diminuir a ansiedade e o medo de ser contaminado pelo vírus, e ainda conversar com parentes, amigos e vizinhos por telefone, vídeos-chamada ou redes sociais estão entre as dicas ...

Como ocupar a mente na terceira idade? Conheça 5 atividades!

  1. Dedicar-se a um hobby. A primeira atividade envolve, justamente, se dedicar a algo que traga prazer e que, muitas vezes, foi deixado de lado ao longo da vida. ...
  2. Manter contato social. ...
  3. Fazer atividade física. ...
  4. Aprender algo novo. ...
  5. Explorar diferentes jogos.

Se o idoso está em risco por teimosia, é preciso tomar a atitude certa e ignorar a “plateia”. O importante é manter o idoso seguro. Muitas vezes a preocupação deve ser a segurança e é preciso afastar o medo de magoar. Fale com autoridade quando for preciso e fundamente a sua fala com provas dos riscos.

Autocuidado diário. Ajude o idoso a criar hábitos diários de autocuidado, por meio de uma tabela com os afazeres relacionados à alimentação, higiene, remédio e sono. Combine horários para dormir, fazer as refeições, banhar-se e descreva claramente os horários de cada remédio, se houver.

Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil realização para não causar lesões.

tarefas diárias: cozinhar, lavar louça, lavar roupa, arrumar a cama, varrer a casa, passar roupas, usar o telefone, escrever, manipular livros, sentar-se na cama, transferir-se de um lugar ao outro, dentre outras.

Praticar exercícios físicos e mentais
O ideal para idosos são exercícios de baixo impacto, como caminhadas, natação e alongamentos. Para manter a mente ativa, atividades como leitura, quebra-cabeças, pintura de mandalas, dominó, caça-palavras, xadrez, dama e resta um, são excelentes alternativas.

Praticar atividades físicas, comer bem, ter momentos em família e dar atenção ao bem-estar são hábitos para considerar. Entre as opções de terapias, existe a meditação para relaxamento. Essa é uma prática que pode ser adotada por pessoas de todas as idades e é especialmente benéfica para idosos.

Jogar jogos interativos
Entre os jogos que podem ser praticados no dia a dia estão os 7 erros, jogo da memória, sudoku, caça-palavras, quebra-cabeças e palavras-cruzadas. Já as atividades que podem ser jogadas em companhia, como damas, dominó e xadrez, favorecem a socialização do idoso.

O que pode causar a perda da memória? Alteração ou privação do sono: Geralmente quem só consegue adormecer muito tarde, sofre de ansiedade e tem o sono interrompido por pesadelos ou qualquer tipo de desconforto, pode ter algum tipo de distúrbio neurológico. Tem também a Paralisia do sono, que afeta muitas pessoas.

O que faz nos momentos de lazer

  • Navegar na internet: 59,6%
  • Ver televisão: 56,5%
  • Ouvir música: 41,3%
  • Ler livros: 38,1%
  • Fazer caminhada ou corrida: 31,3%

Qualidade de vida depois dos 70 exige atividade física
Juntamente com os cuidados com uma alimentação saudável, baseada sempre em muitas verduras, legumes, frutas, carnes brancas e peixes, com menos carboidratos, gorduras, produtos industrializados, sódio e açúcar, etc.

Confira 4 dicas essenciais de como lidar com idosos

  1. Tenha paciência. ...
  2. Incentive momentos de descontração. ...
  3. Preserve a autonomia. ...
  4. Tenha empatia.

Procure ouvir e demonstrar que compreende a opinião do idoso, coloque-se de forma assertiva e apresente provas do que pretende, mas sem ser autoritário. Procure ser amigo da pessoa assistida, não entre em conflitos desnecessários.

PROCURE AJUDA MÉDICA. Muitos idosos têm um grande respeito pelos médicos e suas opiniões. Desta forma, converse em particular com o médico sobre a necessidade para entender a opinião deste profissional. Você também pode combinar com o médico de sugerir ao idoso a presença de um familiar ou cuidador.

Ter atenção ao bem-estar e convivência social, bem como aos direitos, é parte fundamental de uma compreensão de cuidado diversa e integral. Acompanhamento médico contínuo e especializado é importante para a prevenção de doenças e ter uma boa qualidade de vida.

Quais são os principais cuidados com a saúde do idoso?

  • Alimentação saudável.
  • Prática de atividades físicas.
  • Cuidados com a saúde mental.
  • Laços familiares saudáveis.
  • Cuidados com a segurança.
  • Auxílio na higiene pessoal.
  • Acompanhamento médico regular.