Como ocorreu o domínio imperialista na Índia e na China?

Perguntado por: lmorgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O Imperialismo na Ásia ocorreu no ao longo do século XIX quando potências europeias, o Japão e os Estados Unidos ocuparam regiões asiáticas. A expansão para a Ásia se deveu a fatores econômicos como a garantia de matérias-primas para as indústrias, mercado para os produtos e ideológicos como civilizar estes povos.

As formas de dominação imperialista são os diferentes modos com que se aplica a exploração, confira:

  • Protetorado. ...
  • Colônia. ...
  • Área de Influência. ...
  • Econômica.

Na segunda metade do século XVIII, com a criação da Companhia das Índias Orientais, os ingleses passaram a realizar a progressiva conquista da Índia. Nesse processo, entraram em luta contra a presença dos franceses na região subcontinental e impuseram sua força contra os príncipes locais.

Em 221 a.C., Qin Shi Huangdi tornou-se o imperador da China unificada após quase 250 anos de guerra. O reinado de Huangdi dá início ao período da China imperial e é o responsável pela introdução do sistema de pagamentos, de pesos e medidas e da escrita.

A expansão para a Ásia se deveu a fatores econômicos como a garantia de matérias-primas para as indústrias, mercado para os produtos e ideológicos como civilizar estes povos.

Revolta dos Cipaios

Os cipaios se voltaram contra as exigências impostas pelas autoridades britânicas na Índia. No século XIX, os ingleses promoveram um sistemático processo de conquista do território indiano.

O Imperialismo é fruto do desenvolvimento do capitalismo, que nasceu com as transformações causadas pela Revolução Industrial. Essa revolução iniciou-se de maneira pioneira na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e foi responsável por inúmeras mudanças.

Para Weber, dominação difere-se de poder, visto que a dominação é a aceitação do poder e estabelece-se de três formas legítimas: a legal, a tradicional e a carismática.

Dominação tradicional; • Dominação carismática; • Dominação racional (legal ou burocrática).

O imperialismo é a prática de expansão política, cultural, territorial e econômica, de uma nação com o objetivo de dominar outras. Dessa forma, os Estados que possuem muito poder bélico e econômico, empreendem forças visando a conquista de territórios e o aumento da influência sobre outros países por todo o mundo.

Depois dos portugueses, vieram holandeses, franceses e britânicos. Os primeiros navios britânicos chegaram à Índia em 1612. Esses navios eram da Companhia Inglesa das Índias Orientais, que estabeleceu feitorias no litoral indiano.

O domínio britânico na Índia teve início em 1858, quando a Companhia Britânica das Índias Orientais passou a pertencer à coroa da Inglaterra. Essa soberania durou até o ano de 1947. O Reino Unido só perdeu a Índia dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.

O Imperialismo na Ásia levou a repartição do continente entre as várias potências européias no final do século XIX e início do século XX. As instabilidades geradas pela corrida em busca de domínio de territórios no continente foi uma das causas da Primeira Grande Guerra Mundial.

Logo depois do período em que os Estados Guerreiros encerraram a parte inaugural da civilização chinesa, temos o Período Imperial que vai de 221 A.C. até 1644 D.C. Esse período é subdividido em: Primeira Era Imperial (221 A.C. - 589 D.C.), Segunda Era Imperial (589 D.C. - 1279 D.C.) e Terceira Era Imperial (1279 D.C. - ...

Dinastia Qin
No ano de 481 a. C., a China antiga estava dividida entre sete grandes reinos rivais e eles batalhavam entre si. O príncipe Qinshi Huangdi, da dinatia Qin, acabou conquistando todos os territórios rivais e assumiu o poder, como primeiro imperador da China, no ano de 221 a. C.