Como ocorreu a substituição da mão de obra escrava?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A substituição da mão-de-obra escrava indígena pela africana ocorreu, progressivamente, a partir de 1570. As principais formas de resistência indígena à escravidão foram as guerras, as fugas e a recusa ao trabalho, além da morte de uma parcela significativa deles.

Dentre os motivos que fizeram com que a Coroa Portuguesa optasse pela mão-de-obra escrava, o que mais se destaca é o interesse econômico, uma vez que a metrópole recebia uma porcentagem do lucro dos traficantes, por cada escravo que era vendido.

o sistema que substituiu a escravidão foi a mão de obra assalariada. A escravidão foi substituida por esse novo sistema ,conforme o capitalismo se desenvolvia,porque mão de obra escrava não contribui para o capitalismo,já que escravo não compra e nao movimenta o mercado interneto etc...

A principal causa foi que era mão de obra barata, e naquela época os índios causavam muitos prejuízos, fugiam, se rebelavam, ficavam doentes constantemente etc.

A Lei Eusébio de Queirós, aprovada em 1850, determinou a proibição definitiva do tráfico negreiro no Brasil. Foi sancionada em resposta à pressão inglesa sobre o nosso país.

A opção para substituir a mão de obra escrava com a abolição da escravatura que ocorreu no final do século XIX foi o uso do trabalho dos imigrantes que vinham à procura de trabalho nas lavouras de café e acabavam, muitas vezes, deslocando-se para os núcleos urbanos que começavam a despontar nessa época.

Antes mesmo que fosse aprovada, em 1850, a lei que extinguia o tráfico negreiro, cafeicultores de São Paulo, cientes de que isso acabaria acontecendo, tomaram a iniciativa de encontrar um substituto para o escravo. Optaram pela utilização de imigrantes de outros países.

A "missão evangelizadora" também era uma justificativa para escravizar os africanos "infiéis". Além disso, o negro era considerado um ser inferior, uma coisa, não uma pessoa, e por isso não tinha nenhum direito. Dessa forma, gradativamente os negros substituíram os nativos indígenas no trabalho escravo na colônia.

A abolição da escravatura no Brasil aconteceu por meio da: Resistência realizada pelos próprios escravos ao longo do século XIX; Adesão de parte da nossa sociedade à causa por meio de associações abolicionistas; Mobilização política dos defensores do abolicionismo.

Resposta verificada por especialistas
O Movimento Abolicionista foi o movimento que buscava substituir o braço escravo pelo trabalho livre, iniciativa que também era apoiada pelos liberais e aqueles que queriam que o capitalismo prosperasse.

A abolição da escravatura no Brasil ocorreu no dia 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel. Esta lei libertou os escravos no Brasil após quase 400 anos de escravidão.

A vasta maioria dos libertos permaneceu marginalizada e desprovida de acesso à saúde, à educação, à formação profissionalizante, ao exercício da cidadania. Muitos escravos acabaram abandonando as fazendas nas quais foram escravizados e mudaram-se para outras ou para outras cidades.

Os casos de trabalho escravo no Brasil atual acontecem principalmente na zona rural dos municípios, associados ao extrativismo mineral e à atividade agropecuária em sua maioria. Mais de 60 mil pessoas foram resgatadas de condições análogas à escravidão no Brasil entre 1995 e 2022.

Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, filha do imperador dom Pedro 2º, assinou a Lei Áurea, que marcou o fim da escravidão no país.

A substituição do indígena pelo africano está diretamente relacionada com a necessidade contínua por trabalhadores escravizados e com a diminuição da disponibilidade dos indígenas.

A partir da segunda metade do século XVI, os indígenas foram sendo substituídos pelos africanos por diversas razões como: a mão de obra africana era considerada mais qualificada para as necessidades emergentes como como conserto de barris, preparo do açúcar e forja de metais; o tráfico de escravos africanos era uma das ...

Resposta: Porquê o comércio de escravos africanos era mais lucrativo, e tinha uma necessidade de melhorar a produção do açúcar. Explicação: Os escravos africanos tinham mais experiencia com a produção do açúcar do que os indígenas, e também como os indígenas conheciam o território, eles tinham facilidade para fugir.

Com a expansão mercantilista portuguesa, em meados do século XVI, o tráfico de escravos negros africanos para o Brasil colônia passou a ser realizado para suprir a necessidade de mão de obra.

Em 13 de maio de 1888, há 130 anos, o Senado do Império do Brasil aprovava uma das leis mais importantes da história brasileira, a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão. Não era apenas a liberdade que estava em jogo, diz o historiador Luiz Felipe de Alencastro, um dos maiores pesquisadores da escravidão no Brasil.

O fim da escravidão indígena ocorreu em dois momentos. Em 1755, com uma lei válida apenas para o Estado Grão-Pará e Maranhão e em 1758, quando a lei foi estendida para todo o país. Você já conhece a página oficial do CNS no Facebook?