Como ocorreu a Guerra dos Boxers?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A ação dos “boxers” chineses foi violentamente reprimida pelas nações imperialistas. A Guerra dos Boxers foi um conflito ocorrido na China entre os anos de 1899 e 1900, onde um violento grupo nacionalista lutava contra a presença dos estrangeiros em seu território.

Chao Fu-tien

Chao Fu-tien, um dos líderes dos boxers.
A partir de 1899, os Boxers espalharam a violência em Shandong e na planície do norte da China, destruindo propriedades estrangeiras, como ferrovias e atacando ou assassinando missionários cristãos e cristãos chineses.

Os boxers formaram um movimento chinês no final do século XIX que tinha o objetivo de expulsar estrangeiros da China.

No dia 7 de setembro de 1901, a Paz ou Protocolo de Pequim oficializou os acordos que puseram fim à Guerra dos Boxers. Derrotado, o governo chinês se viu obrigado a pagar uma pesada indenização em ouro e liberar novos portos às embarcações estrangeiras.

Surge então a raça boxer – nome que supostamente tem origem em sua postura que lembra a de um boxeador. Um pouco mais magro e elegante que seus ancestrais, o boxer começa ganhar destaque.

A Guerra dos Bôeres chegou ao fim após a assinatura do Tratado de Vereeniging, no ano de 1902. O acordo pôs fim às repúblicas Bôeres do Transvaal e de Orange e a Inglaterra pagou várias indenizações aos bôeres com o fim de reestabelecer suas fazendas comunitárias.

As Guerras do Ópio foram conflitos envolvendo China e Grã-Bretanha por causa do comércio e do consumo de ópio por parte dos chineses. O ópio é uma droga, e, no começo do século XIX, era muito consumido pelos chineses, pois causa dependência.

Em um primeiro instante, os cipaios se mostraram descontentes com a obrigatoriedade dos impostos e com o fato de pessoas de castas diferentes comporem o exército. Logo depois, o estopim para a revolta aconteceu quando os britânicos utilizaram gordura animal na impermeabilização dos cartuchos de fuzil.

2 de novembro de 1899 – 7 de setembro de 1901

A guerra dos Boxers (movimento assim denominado pelo fato de que os membros desse levante serem praticantes do boxe chinês, o kung fu) foi um conflito armado envolvendo um grupo nacionalista que combatia as ações imperialistas praticadas por países estrangeiros no território chinês.

  • China
  • Cantão
  • Guangdong

Em 17 de junho de 1900, navios de guerra estrangeiros atacaram as tropas do governo chinês e lutaram até chegarem a Pequim. Pequim foi tomada e, assim como em 1861, os conquistadores a saquearam e pilharam.

d) O slogan dos rebeldes era "reviver Qing e destruir o estrangeiro", pois eles acredi- tavam que chineses cristãos iludiam o imperador, fazendo com que ele se voltasse. contra o povo e as religiões da China.

A índia, ao exportar ópio, auxilia o fornecimento de chá à Inglaterra. A China, ao consumir ópio, facilita as operações de receita entre o índia e o Inglaterra. A Inglaterra, ao consumir chá, contribui para aumentar o demanda por ópio indiano.

3.000

A grande maioria dos mortos eram civis, incluindo milhares de cristãos chineses e cerca de 200 a 250 cidadãos estrangeiros (principalmente missionários cristãos). Algumas estimativas citam cerca de 3.000 militares mortos em combate, a grande maioria deles sendo Boxers e outros lutadores chineses.

Nova derrota ocorreu após a Guerra dos Boxers, um movimento nacionalista chinês. Dessa vez, a China foi obrigada a aceitar a política de portas abertas, onde era obrigada a abrir todos os portos à comercialização de produtos estrangeiros.

1839 – 1860