Como ocorreu a formação do bloco Alba?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

A Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), foi criada em 14 de dezembro de 2004, em Havana, onde Hugo Chávez e Fidel Castro firmaram a Declaração Conjunta fundacional. A este processo, posteriormente se integrariam a Bolívia, em abril de 2006, e a Nicarágua, em janeiro de 2007.

O principal objetivo da Alba é realizar uma integração mútua entre os países da América Latina em uma possível frente de esquerda desses países contra a dominação e dependência político-econômica.

Entre os principais objetivos buscados pela Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América estão o auxílio no campo econômico, troca mútua e o bem-estar social, elementos que diferem da liberação comercial capitalista.

O primeiro bloco econômico foi criado em 1944 pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo, que queriam se fortalecer após ficarem fragilizados pela guerra; No final da Guerra Fria surgiu o 'boom' de novos blocos econômicos; Alguns blocos econômicos mais conhecidos: União Europeia, NAFTA, Mercosul, APEC, ASEAN.

Resposta. Resposta: Requisitos: ser membros da Associação Latino-Americana de Intregação (ALADI) e seguir o processo de adesão previsto na normativa interna do MERCOSUL.

Quais eram as principais propostas da ALCA? A ideia proposta era de reduzir gradualmente as barreiras alfandegárias e tarifárias entre os países pertencentes do Bloco. Dessa forma, seria possível estimular o comércio entre países da região, incentivando o crescimento e fortalecimento da indústria das Américas.

União Europeia
Trata-se do maior bloco do mundo em número de membros, volume de vendas e PIB.

No entanto, para alcançar o estágio de Mercado Comum, o Mercosul ainda terá que concretizar quatro objetivos de grande envergadura, quais sejam: a coordenação de políticas macroeconômicas, a liberalização do comércio de serviços, a livre circulação de mão-de-obra e a de capitais.

A Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), foi criada em 14 de dezembro de 2004, em Havana, onde Hugo Chávez e Fidel Castro firmaram a Declaração Conjunta fundacional. A este processo, posteriormente se integrariam a Bolívia, em abril de 2006, e a Nicarágua, em janeiro de 2007.

A formação dos blocos econômicos tem como principal objetivo estabelecer condições para dinamizar e intensificar a economia num mundo globalizado. Essas organizações realizam a redução e/ou eliminação das barreiras fiscais, impostos de importação e exportação entre os países integrantes do bloco.

Várias são as vantagens para um país de se integrar a um bloco, como a eliminação de tarifas e barreiras alfandegárias e a garantia de desenvolvimento do comércio interno e externo. Por outro lado, algumas desvantagens emergem, como o impedimento de algumas parcerias comerciais.

ALBA — Alternativa Bolivariana para as Américas
Nota Explicativa: Contraponto à ALCA, reúne 32 países da América Latina e Caribe, com vistas a acabar com a pobreza dos mesmos.

- A principal vantagem (ponto positivo) dos blocos econômicos é a redução ou eliminação de tarifas alfandegárias (espécie de imposto cobrado na importação e exportação) e taxas, para o comércio entre os países membros. Nesse sentido, são formadas as áreas de livre comércio.

Alca é a sigla de Área de livre Comércio das Américas, um bloco econômico criado no final da década de 1990. O continente americano possui extensão territorial de aproximadamente 42 milhões de quilômetros quadrados, divididos em 35 países autônomos, que juntos abrigam uma população de 925,2 milhões de habitantes.

Os primeiros registros de blocos carnavalescos na cidade remetem a meados do século XIX. Eram essencialmente grupos anárquicos de foliões, que saíam às ruas de forma indistinta. No começo do século seguinte, porém, certos traços de organização começaram a dar ritmo à bagunça libertária dos primeiros blocos e cordões.

Os blocos econômicos surgiram em um contexto amplo de difusão da globalização, a qual faz com que as economias do mundo todo se conectem, transformando o planeta em uma grande rede de trocas comerciais, culturais, políticas, sociais e várias outras possíveis.

O primeiro bloco do qual se tem notícia foi organizado nos fins da Segunda Guerra Mundial e foi integrado por Bélgica, Holanda e Luxemburgo. A chamada BENELUX acabou trazendo vantagens e foi capaz de atrair novos países europeus ao longo do tempo.

Interessante observar que a integração promovida pelo Mercosul teve um impacto maior na economia dos países membros. Por sua vez, a Unasul além focar no desenvolvimento econômico dos países envolvidos, atenta também para o desenvolvimento social, cultural, científico, político e ambiental.

Blocos Econômicos da América Latina

  • ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas)
  • ALCA (Área de Livre Comércio das Américas)
  • MERCOSUL (Mercado Comum do Sul)