Como ocorreu a formação da Civilização Micênica?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

A expansão territorial dos aqueus e a fusão de sua cultura com a cretense deram origem à civilização micênica, a segunda grande civilização da Grécia no período pré-homérico. Assim como os cretenses, os micênicos estabeleceram importantes laços comerciais com povos da região do Mediterrâneo.

A Grécia micênica era dominada por uma sociedade de elite guerreira e consistia de uma rede de estados centrados no palácio que desenvolvia rígidos sistemas hierárquicos, políticos, sociais e econômicos. Na liderança desta sociedade estava o rei, conhecido como anax.

Considerada pelos historiadores uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega, a Civilização Micênica apresentava grande disseminação artística. Além disso, apresentava uma organização política bastante avançada, vendo, inclusive, as mulheres com igualdade.

Perseu

Antiga cidade grega situada a norte da planície de Argos. Crê-se que foi fundada por Perseu e que tenha sido o local onde residiu o "lendário" rei Agamémnon.

Um dos povos que mais influenciaram a civilização micênica foi o cretense. Essa influência pode ser observada, por exemplo, na arquitetura dos palácios micênicos, nos afrescos, na produção artística, no aperfeiçoamento de suas técnicas agrícolas e de navegação.

A união dos povos gregos e helenos contribuiu para o surgimento da civilização creto-micênica, que ocorreu a partir da união das cidades estado gregas, a fim de se protegerem da expansão persa.

O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.

Sua forma de vida baseava-se, especialmente, no comércio externo, através do Mar Mediterrâneo. Por isso dominavam a navegação e faziam significativas trocas – comerciais e culturais – com outros povos. Como na região não tinham acesso a fontes de metais, produziam excedente agrícola para fazer trocas com outros povos.

A Civilização Minoica surgiu durante a Idade do Bronze Grega em Creta, a maior ilha do mar Egeu, e floresceu aproximadamente entre o século XXX e XV a.C. Foi redescoberta no começo do século XX durante as expedições arqueológicas do britânico Arthur Evans.

As civilizações cretense e micênica, ou minoica e micênica, desenvolveram-se por volta de 2000 a. C., na região que compreende o extremo sul da Grécia, tendo assim precedido as cidades-estado da civilização grega, como Tebas, Atenas e Esparta. A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu.

Origens. A ilha de Creta, localizada no mar Egeu, começou a ser habitada por seres humanos por volta de nove mil anos atrás, durante o Período Neolítico. A civilização que os cretenses desenvolveram só começou a tomar forma a partir de 3000 a.C. Nesse período, eles utilizavam o bronze na produção de seus objetos.

A civilização cretense aflorou na ilha de Creta, que fica no mar Egeu. Ela também é chamada de minoica em razão do lendário rei Minos, que teria fundado tal civilização. Já a civilização micênica estruturou-se na parte continental, em torno da cidade de Micenas, localizada próxima a Atenas.

Primeira grande civilização grega e primeira alfabetizada da Europa, os minoicos, ou cretenses, moravam em Creta, a maior e mais populosa das ilhas gregas, entre os anos 2200 e 1450 a.C. Eles foram uma "civilização avançada", que viveu em uma "terra de prosperidade e plenitude", segundo Beaton.

No norte do Peloponeso se encontra o sítio principal da civilização micênica, a cidadela de Micenas, descoberta no século XIX. Compreende principalmente vestígios do palácio real e túmulos monumentais atribuídos a heróis da mitologia grega.

No segundo milênio a.C., Micenas foi um dos maiores centros da civilização grega e uma potência militar que dominou a maior parte do sul da Grécia. O período da história de cerca de 1600 a cerca de 1100 a.C é chamado Micénico em reconhecimento à posição de liderança de Micenas.

Micenas é um dos lugares históricos mais importantes da Antiga Grécia. Entre os anos 1600 e 1100 a.C. a relevância da cidade deu nome ao período Micênico. Atualmente Micenas é uma importante jazida arqueológica situada 120 quilômetros a sudoeste de Atenas.

Os Dórios tinham grande dedicação pelo militarismo. A guerra era o artifício que usavam para obtenção de seus recursos. Os espartanos eram descendentes dos Dórios, por isso tinham também tanta afeição pela organização militar.

As cidades-estado eram conhecidas como poleis, plural de “pólis”, palavra da qual deriva o termo “política”.